terça-feira, 29 de março de 2011


HÁ 82 ANOS
JURANDYR NAVARRO DA COSTA


Natalense do signo de Aires, nascido no dia 29 de março de 1929. Porte elegante, mercê da condição de atleta - na mocidade foi campeão de voleibol, tendo atuado, também, nas peladas de futebol, no remo pelo tradicional Centro Náutico Potengi, basquete pelo Santa Cruz e natação nos saudosos veraneios da Praia de Areia Preta.
Esposo exemplar, pai e avô carinhoso, dedicado à família. Amigo incondicional de todas as horas.
Foi estudante dedicado no Colégio Santo /Antônio, dos Irmãos Marista e no Atheneu Norte-Rio-Grandense Diplomou-se em Ciências Jurídica e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife, tendo, no mesmo período, cursado Antropologia, como extensão universitária, estudando com o renomado sociólogo brasileiro,Gilberto Freire, como também realizando curso de Direito penal, como extensão universitária, sob a criteriosa direção e magistério do Professor Barreto Campelo. Tem Cursos de pós- graduação em administração e ciência política (UFRN) .
Ao concluir o Curso de Direito ingressou na advocacia, tendo sido eleito Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil , seção do Rio Grande do Norte, por dois biênios. Como tal, filiou-se ao Instituto dos Advogados - o braço cultural da OAB/RN, permanecendo, a esta filiado, com a inscrição de n 132. Integrou o Tribunal de Ética e Disciplina da Corporação dos Advogados do Rio Grande do Norte, exercendo, na condição de advogado, inúmeros cargos:
Advogado do serviço Social da Base Naval de Natal (MARINHA DO BRASIL), Advogado da Companhia de Águas e Energia- CAERN- (RN), Assessor Jurídico da Prefeitura de Natal, Consultor Jurídico do Instituto de Previdência do Estado- (IPE), Membro do Conselho Penitenciário do Estado, Promotor de Justiça – Adjunto das Comarcas de João Câmara e Santo Antônio, deste Estado, Assistente Legislativo Estadual, Procurador do Estado do Rio Grande do Norte.
Atuação em outros colegiados oficiais:
Membro do Conselho do Instituto de Previdência do Estado (IPE), Integrante do Conselho Diretor da Fundação José Augusto, Membro do Conselho Curador da Fundação José Augusto. Presidente da Comissão de Acumulação de cargos da UFRN. Membro da Comissão de Acumulação de cargos do Estado, Membro do Conselho Editorial da UFRN, Integrante do Conselho Editorial da Fundação “José Augusto”, Presidente da Comissão de Concurso para Professor da UFRN, Presidente da Comissão de Licitação da UFRN, Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura.
No magistério foi Professor de Português do Colégio Estadual do Ateneu Norte-Rio–Grandense, Professor de Português e História do Brasil, do Colégio Agrícola de Ceará-Mirim, Professor de Estudo de Problemas Brasileiros da UFRN, Professor de Direito Comercial da UFRN, Professor de Legislação Social e Política da UFRN, Professor de Ciência Política da UFRN.
Exerceu inúmeros cargos comissionados:
Chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sub-chefe de administração da casa civil do Governo do Estado, Secretário de Estado da Justiça, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Secretário de Estado da Agricultura (respondendo), Presidente da Comissão Organizadora da Criação da CAERN (RN), Chefe da Procuradoria Judicial da Procuradoria Geral do Estado, Presidente da Fundação José Augusto, Representante do Governo do Estado nas Assembleias Gerais da CASOL,COFERN E BANDERN,.
ATIVIDADE EM ÓRGÃOS DE DIREITO PRIVADO E CULTURAIS:
Presidente da Fundação Cultural ”Padre João Maria, Diretor do Jornal A VERDADE, Idealizador da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte e seu atual Presidente, Integrante da União Brasileira de Escritores (UBE-RN), Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Membro do Instituto Norte-Riograndense de Genealogia, Auditor e depois Juiz do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, Fundador da Federação das Instituições de Cultura do Rio Grande do Norte e seu Vice-Presidente.
OBRAS PUBLICADAS:
O sinal humano; Páginas de verão; O trabalho e a sua grandeza; Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte; Rio Grande do Norte = oradores (1889-2000); Rio Grande do Norte - OS NOTÁVEIS DOS 500 ANOS; Estado Universitário; Antologia do padre monte (10 volumes), na condição de organizador.
LIVROS EM PREPARO:
Praias da Grande Natal; Os Natalenses; Instituição Cultural do RN; A Idade Média; Oração Acadêmica.
PLAQUETES PUBLICADAS:
Apologia à Cultura e Evocação das letras clássicas; Quem protegeria a sociedade; Discurso do Presidentes Café Filho em Portugal, (parceria com Ivo rim Batista Costa); Biografia de Joaquim Torres; Democracia; Resgate da Memória Jurídica do RN, em parceria com Carlos de Miranda Gomes; Centenário de João Medeiros Filho - parceria com Odúlio Botelho; Centenário do Padre Monte.
ATIVIDADE DE ORDEM POLITICA:
Pertence ao partido Democrático Cristão-PDC, sendo primeiro secretário da diretoria, candidato a Deputado Estadual em 1962, conseguindo sua primeira suplência, pleito havido para a legislatura 1963-1967. Em 1970, fez parte do Diretório da ARENA, partido majoritário da época .
Em várias eleições do Estado tem sido Advogado e Coordenador, no dia dos pleitos, representando partidos.
Convidado várias vezes para escrutinador na apuração e como mesário na recepção de votos, por Juízes Eleitorais.
MEDALHAS:
Medalha da UFRN , no grau de Oficial; Tribunal Regional do Trabalho da 21º Região, Medalha do Mérito ”Ministro Seabra Fagundes”.
RELIGIÃO:
Católico Apostólico Romano praticante, ,tendo por ela uma grande responsabilidade, de consciência, já que nascera numa Sexta-Feira da Paixão de 1929.
PARABÉNS A ESSE GRANDE HOMEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário