segunda-feira, 11 de abril de 2011


HÁ 4 ANOS

A data de hoje contabiliza o quarto aniversário da ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE – ALEJURN, Entidade cultural nascida no solo fértil da Procuradoria Geral do Estado, partindo da ideia proposta pelo sempre produtivo escritor e advogado Jurandyr Navarro da Costa, com o apoio de abnegados companheiros, a destacar, Odúlio Botelho, Arthunio Maux, Luciano Nóbrega, Anna Maria Cascudo, Zélia Madruga e Adalberto Targino, dentre outros, tendo sido entregue a batuta, inicialmente ao Acadêmico Targino, que lhe deu régua e compasso.
Como na partitura de uma sinfonia, os seus quadros de Patronos e Acadêmicos foram paulatinamente preenchidos até a complementação de 40 nomes, seguindo o modelo da Academia Francesa de Letras.
Em que pese a sua tenra idade, a ALEJURN já registra uma série de boas ações, a partir de sua memorável sessão de instalação e posse, daí inaugurando um projeto de “Resgate da Memória Potiguar”, que já proporcionou a proclamação do elogio de vários Patronos.
Não bastasse essa iniciativa louvável da novel Academia, proporcionando a alegria dos familiares dos homenageados e o melhor conhecimento de todos sobre as figuras que brilharam nas letras jurídicas do passado, ainda está sendo viabilizada a apresentação de palestras sobre temas jurídicos relevantes.
Sob o comando de Jurandyr Navarro, nesta segunda Diretoria, a Academia se renova em permanentes confraternizações, com sessões regulares, e já agora preparando a edição de sua Revista, entregue à competência de Luciano Nóbrega.
A criação do Memorial da Academia e do Quadro de Honra são formas de consagração dos paradigmas do Direito, garantia da permanência da memória histórica e da obra deixadas por figuras que nunca podem ser esquecidas.
Em recente artigo do nosso Presidente Jurandyr, publicado em O Jornal de Hoje, edição dos dias 9/10 passados, termina com esta frase:
“Como foi dita acima, a Academia de Letras Jurídicas, mercê de Deus, primeiramente, tem sido próspera na meta programática, de pugnar pelo estudo do Direito, sua história, pela literatura em geral e demais ramos do conhecimento humano, ação esta benéfica à nossa sociedade politicamente organizada.”

Um comentário:

  1. Caro Mestre, os meus parabéns pelo blog e pelo aniversário da Academia de Letras Jurídicas. Abraços.

    ResponderExcluir