domingo, 27 de novembro de 2011



O sol, o mar, o céu, a lua, o amor, a tristeza, a dor,
a amizade servem de motivação para a poética. Hoje elejo o SOL para ilustrar a página domingueira deste blog
________________________________________

O grande sol na eira

Fernando Pessoa

O GRANDE sol na eira
Talvez seja o remédio...
Não quero quem me queria,
Amarem-me faz tédio.
Baste-me o beijo intacto
Que a luz dá a luzir
E o amor alheio e abstrato
De campos a florir.
O resto é gente e alma:
Complica, fala, vê.
Tira-me o sonho e a calma
E nunca é o que é.
______________
Fonte:Jornal de Poesia

O Sol
por Olavo Bilac


Salve, sol glorioso! Ao teu clarão fecundo,
A natureza canta e se extasia o mundo.
Que tristeza, que dó, quando desapareces!
Vens, e a terra estragada e feia reverdeces;
Abres com o teu calor as sebes perfumadas;
Dás flores ao verdor das moitas orvalhadas;
Os ninhos aquecendo, as gargantas das aves
Dás gorjeios de amor, e harmonias suaves;
E, cintilando sobre os tufos de verdura,
Em cada ramo põe uma fruta madura.
A noite é como a morte; o dia é como a vida.
Ó Sol, quando te vais, a alma vaga perdida ...
Os pensamentos mais são os filhos da treva:
Fogem, quando a brilhar, no horizonte se eleva
O Sol, pai do trabalho, o Sol, pai da alegria ...
Salve, anúncio da Vida, e portador do Dia!
_________
Poema publicado em Poesias Infantis
Fonte WIKIA
Ala dos Poetas - O Sol da Esperança - YouTube

OS POETAS IVANILDO VILA NOVA E RAULINO SILVA MOTE O SOL MORRE TODO DIA PRA LUA

O sol do poeta

POEMAS DO PÔR DO SOL

01- PÔR DO SOL
Adelia Mateus

Por do sol, beleza infinita
com pensamentos distantes
a beira da praia, no vai e vem
das ondas, viajam meus sonhos.
RJ - Agosto/2007
Publicado no Recanto das Letras em 01/09/2009
Código do texto: T1787555
*
02- Pôr do Sol
Pedro Valdoy

No cansaço de uma longa viagem
cada vez mais apaixonado
na lentidão dos tempos
o Sol desce calmamente no horizonte.
Agosto 2010
*
03- Pôr do Sol
Ilze Soares

Um tela de todas as cores,
pintada pelas mãos do Criador!
Mas tão poucos param para apreciar
essa demonstração do Seu amor!
*
04- Pôr do Sol
Gildina Roriz

Nessa praia brasileira
Olho o sol se despedindo
e me pergunto baixinho...
Prá onde ele está indo ?
*
05- Pôr do Sol
Beki Bassan

Eu e você juntos,
na beira da praia,
olhamos esta linda imagem,
do por do sol tão brilhante.
09.09.10
*
06- Por do sol
Sonia Salete

Teu amor foi como os últimos raios de sol.
O ocaso mesmo da minha vida.
Deixando os sonhos da saudade
Que ficaram pra sempre marcados
Na pureza deste amor
Que em ti, encontrou o final!
*
07- AMOR AO POR DO SOL
Marcial Salaverry

Quando vai o sol se pondo,
vão as paixões se expondo...
São almas que se amam...
corpos que se desejam...
*
08- Pôr do Sol
Marilena Trujillo

Pôr do sol... pintura de Deus,
Colorido em perfeita harmonia...
Que enternece crentes e ateus,
Falando de amor, fazendo poesia!
09.09.2010
*
09- Pôr do Sol
Orlando Caetano

Quando o Sol se reclina sobre a Água
na oceânica união dum cósmico amor
o Planeta sublima um orgasmo etéreo
e eu busco apaixonado a minha flor
(Setº/2010)
*
10- POR DO SOL
Ervin Figueiredo

Calmo e tranqüilo eu assisto
Que o ocaso baixe as cortinas,
Findando o espetáculo visto
Que Deus aos homens destina...
*
11- Pôr do Sol
Susana Mendes

Ali, o amor nos acompanha,
enquanto o sol, deita sentimentos
em nossos corações!
O vento, vindos das marés,
soa como luz imaculada
entre nossos corpos.
Inebriada, diante de tal espetáculo,
em vôos rasantes, o canto das gaivotas,
confundido aos nossos segredos!
*
12- CREPÚSCULO
Humberto Rodrigues Neto

Após o pôr-do-sol... morrendo ao léu...
meu ser se encolhe, quase de joelhos
pra ver a mão de Deus coalhar o céu
de angélicos crepúsculos vermelhos!
*
13- OCASO
CONSELHEIRODAPAZ

Naquela tarde morena, quase no ocaso,
Osculei teu lábios divinais sabor de paixão
E busquei teu corpo para junto ao meu,
E nos amamos na chegada do luar,
Pena que o ocaso foi o fim do nosso caso
*
14- NO CAIR DA TARDE
Eugénio de Sá

Já cai o astro rei no horizonte
num arrebol de cor e de beleza
e nessa hora nos fica a certeza
Do sorriso de Deus na sua fronte
*
15- POR DO SOL
Anna Peralva

Fim de tarde, sol se pondo
num céu apinhado de nuança,
ondas canções vão compondo.
Tempo, que só o sonho alcança!
RJ-10/09/2010
*
16- PÔR DO SOL
José Ernesto Ferraresso

Ao cair da tarde... fenômeno divinal,
O pôr do sol de emoção.
Elevo-me em pensamentos afinal,
Ao Pai, suplico uma oração.
*
17- Por do Sol
Augusta Schimidt

Doce brilho que me aquece
Incendeiam o céu labaredas de nuvens
Moedas de fogo anunciam a chegada da noite
É a hora da Ave Maria...
*
18- CANTO AZUL DO MAR
Mavi Lamas

Tarde morrendo no mar
o traço vermelho no barco estremecendo
o sol em raio morno se esvaindo
a onda vem e vai espumando em renda
*
19- Pôr do Sol
Naidaterra

Com o pôr do Sol,
chega nostalgia.
Suspiro doído,
coração partido...
*
20- Sol brilha sempre
Por Armando Sousa

sol num ponto fixo, reina e brilha
nos neste pontinho, sempre a rodar
deus poderá explicar esta maravilha
Calor, como do amor abraçar e beijar
Toronto Ontario Canada
*
21- Pôr do Sol
Adilia Monteiro Aguiar Oya

Deito na areia e longe
o sol se despede,me lança
seu calor e meu pensamento se aquece
ao lembrar de nós!
me desperta e me traga meu amor raio de luz!
Japão/12/09/2010
*
22- PÔR DO SOL
Clara da Costa

O sol se esconde entre a montanha
a lua chega de mansinho salpicando o mar,
um poeta frente a esse cenário, sonha
e, abraçado com a saudade começa a chorar...
*
23- Pôr do Sol
Ógui Lourenço Mauri

Presente da Natureza,
Como o pôr do sol é lindo!
Chega ao ápice da beleza
Com as estrelas surgindo.
*
24- POR DO SOL
Ary Franco

Pena! Lá se vai o Sol embora.
Mais uma tarde acabada!
O que fazer de mim agora?
Sozinho, sem minha amada!
*
25 - POR DO SOL
ZzCouto

Ah! Este por do sol...
Que bronzea e aquece,
como o lindo arrebol
que de luz me apetece.
*
26- Ao Entardecer...
Nídia Vargas Potsch

Gosto ao amar alegre das manhãs ensolaradas
que nos lega mansamente a vida.
Gosto do amar selvagem das noites quentes
envolvidas pelo manto da escuridão.
Mas na suavidade do entardecer com esta luz diáfana
que me encanta de suavidade e me seduz,
neste instante mágico em que o sorrir e o chorar
se confundem em dádivas de amor,
ao som da melodia do angelus é que me ouvirás dizer:
Eu te amo!
@Mensageir@
*
27- Pôr Do Sol
faffi/Silvia Giovatto

Enquanto o sol vai sumindo no horizonte
colorindo o céu de um vermelho dégradé,
eu fico de longe agradecendo a natureza
por se apresentar com tanta graça e beleza.
*
28- PÔR SO SOL
Susana Custódio

Avermelhados tons do ocaso
Lá na estrada do limite
Não são cores ao acaso
Elas glorificam o avanço da noite
Quiçá linda, quase perfeita
É um determinado convite
Vindo de Deus, para que pernoite
No brilho do luar, onde dança o teu sorriso
E confirmam a minha suspeita
Antevendo a chegada ao paraíso
Portugal – Sintra – 16 de Setembro de 2010
*
29- ELA

cumpre a sua MISSÃO
(de Mãe da Humanidade...)
contribuindo
(com a sua Nobre Função)
para a CONTINUIDADE
*
ELE
por: Santos Zoio

-é o Princípio Activo
(Fecundador)
do Poder Criativo
(do Pai-AMOR !)
- Portugal
*
30- POR DO SOL
Marcia Salgado

As luzes no céu se expandem
como as emoções em meu peito,
com a mesma languidez sensual
que encontramos em nosso leito.
São Paulo, 16 de setembro de 2010.
*
31- AO FINDAR DO DIA
Luis da Mota Filipe-Sintra

Pôr-do-sol de tamanha beleza,
Avistam os meus olhos de mel,
No horizonte admiro toda a riqueza,
Transportada com amor para o papel.
Portugal
*
32- Desaparecer do dia
Jaak Bosmans

Foi no primeiro desaparecer do dia
Que com ternura e sonhos de aventura
Te abracei nos matizes que se fizeram em cores.
*
33- Pôr Do Sol
Neusa Mendonça

Neste por do sol maravilhoso
Onde reina a magia do seu calor
Sinto o aroma do entardecer num clima
Romântico de muito amor
*
34- Pôr do Sol
(ou "as frustrações da realeza")
elisasantos
O rei recolhe-se solitário.
...Adormece em prece
e as estrelas? Efervescem...
O brilhante sonha,
sonha.. constelar
e com a lua namorar.
Rio de Janeiro- 17.09.2010
*
35- PÔR DO SOL
Maria Tomasia

O sol se põe, atrás das montanhas.
O céu parece pintura de aquarela.
Em silêncio, fitamos a infinita beleza
Que, como o amor, provém da natureza.
*
36- POR DO SOL
Fátima Abrantes

Quisera ao olhar o horizonte
encontrar-te junto ao por do sol
Com a mesma luz que nos uniu um dia
e que foi nosso farol...
*
37- PÔR DO SOL
BellVil

O pôr do sol que contigo, tantas vezes assisti
Testemunha de um grande amor
Quantas vezes essa cena, revivi
Saudades de sentir o teu...calor !!
*

38- Pôr do Sol
M.Flores (Millie)

"Em teus braços o pôr do sol se eterniza,
enquanto a brisa suave do anoitecer
louva o amor."
SC 18/09/2010
*

39- Pôr do Sol
Cássia Rodrigues

Quando o sol vai se deitar,
espalha em fulgor uma nostalgia...
Fico assim a imaginar,
se o verei no outro dia...
Ele traz calor e vida,
mas quando vai descansar,
deixa a saudade da alegria vivida...
E, a dúvida de um novo despertar...
Tocantins - Mg
(18-09-2010)
*
40- PÔR-DO-SOL...
Dioni Fernandes Virtuoso

Grande espetáculo ao entardecer,
oferecido pela mãe natureza...
Precisamos a Deus agradecer,
pela visão de tamanha beleza...
*
41- POR DO SOL
Ferdinando

O sol adormece lá no mar
Em fogo feito de mil cores,
Eu fico olhando a pensar...
Se a noite é manta dos amores.
Germany19.09-10
*

42- PÔR DO SOL
(Ilka Bosse)

Mira-me, nesta linda manhã,
enquanto durar o arrebol...
Me verás somente amanhã,
ou, hoje à tarde, ao pôr do sol!
(Bailarina das Letras)
Blumenau-SC-Brasil-Setembro/2010
*

43- Pôr do Sol
Maria Marta Cardoso

Como se fosse uma sinfonia
o sol se deitando em tão linda aquarela
vejo o amor se expondo.
Nesse bailado de cores, louvo a Deus
tudo na vida
*

44- O POR DO SOL NA PRAIA
Luíza Benício

Ah! Como é lindo de se ver
Lá na minha praia, em Maragogi
O sol se pondo!
Nuvens vermelhas, amarelas se misturam
E se mesclam com o azul, o branco, verde, ou cinza...
As cores vão se misturando e outras cores vão surgindo,
enquanto o sol vai se escondendo lentamente...
por detrás dos morros de areia!
*
45- POR do SOL
José Verdasca

Por do Sol encantador
De uma beleza infinda
Como não há outra igual
É um convite ao AMOR
Das atrações a mais linda
Do humano racional
*

46- PÔR DO SOL
Carminho Vasconcelos

É nesse ígneo espetáculo de cor,
Que num enlevo de paz e reflexão,
Somos levados à meditação
Na sacra e amorosa obra do Criador!
Lisboa/Portugal
*

47- Por do Sol
Wilton Reis

Momento de esplêndida e rara beleza
De uma luminosidade nos olhos teus
Parecendo que nessa hora mágica a mãe natureza
Une no longínquo horizonte, a terra e os céus.
*

48- Por do Sol
Jandira Cahet

A velhice tem também seus triunfos
trás as lesões do tempo como trunfos
do eterno retorno um desatino
e do meramente humano destino.

Fonte: Arte e Formatação: Susana Mendes
Tutorial : DWorisch
Tubes: DWorisch
*O sol nasce a oriente
(de um quadro de Malangatana)
David Mestre

povo, de ti canto o movimento
teu nome, canção feita de fronteiras
lua nova, javite ou lança
tua hora, quissange em trança

do longo longe do tempo
arde minha flecha, meu lamento
minha bandeira de outro vento
aurora urdida nos lábios de zambi

de ti guardo o gesto
as conversas leves das árvores
a fala sábia das aves
o dialecto novo do silêncio

e as pedras, as palavras do medo
os olhos falantes da mata
quando a onça posta a sua arte
nos fita, guardada em sua mágoa

de ti amo a denúncia felina
das tuas mãos quebradas ao presente
a dança prometida do sol
nascer um dia a oriente
(1948-1997)

Luís Filipe Guimarães da Mota Veiga nasceu em Loures, Portugal, mas foi para Angola com oito meses. Jornalista e crítico literário, coordenou diversas páginas literárias. Em 1971 fundou e dirigiu o grupo “Poesias – Hoje”. Foi director do “Jornal de Angola” e era membro da Associação Internacional de Críticos Literários e da União dos Escritores de Angola.

Publicada por kinaxixi em 5/04/2009 12:02:00 AM
Angola: os poetas: O sol nasce a oriente



Nenhum comentário:

Postar um comentário