segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DO FATO AO ATO
PARA ENTENDER O CASO

Isensibilidade estúpida da FJA com Deífilo Gurgel
Por Sergio Villar

A insensibilidade da Fundação Zé Gugu para com a figura de Deífilo
Gurgel beirou a sacanagem. E medi bem o peso da palavra antes de
escrevê-la. Se não é uma sacanagem completa e embrulhada pra presente,
é porque a Fundação ainda patrocinou o livro do Romanceiro Potiguar,
do mestre. Mas vejam: uma pesquisa de décadas; a mais aprofundada no
assunto no Brasil e, quiçá, no mundo. Um trabalho difícil e extenuante
para um idoso de 85 anos já com dificuldades até de terminar a
dedicatória da obra, que o próprio Deífilo reporta como a mais
importante de sua trajetória.
Este livro, senhores, seria lançado com pompa e merecimento. A ideia
seria fechar, por poucas horas, a rua onde Deífilo mora, ali em Tirol.
Rua de pouco movimento. Isso para apresentação de brincantes, do
Fandango e Chegança de Canguaretama, de grupos de São Gonçalo e da
presença das filhas e netas de Dona Militana. Seria um verdadeiro
sonho para o mestre assistir da calçada de sua casa tudo isso. Muito
mais do que um lançamento, seria uma homenagem merecidíssima. Talvez a
mais bonita recebida por ele.
Mas eis que a insensibilidade estúpida aterrissa pela FJA. E colocaram
a solenidade de lançamento do livro de Deífilo junto ao lançamento da
Revista Preá, da mostra de fotografia do Agosto da Alegria e do
lançamento de um livro do Instituto Histórico e Geográfico. Tudo
junto, na Pinacoteca, próximo dia 21. Boa sorte a quem for. Tal qual o
próprio Deífilo, eu não vou. Não compactuo com esse tipo de
despretígio. Soube que Deífilo está mergulhado em decepção e disse
sequer ter força para qualquer reação ao que fizeram com ele.
(in DN-Muito,17.12.2011)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Assessoria de Comunicação da Secultrn/FJA sente-se na obrigação de repudiar veementemente o texto assinado pelo jornalista e blogueiro Sérgio Vilar, publicado em seu blog “Diário do Tempo” no dia 16, às 18h18, e intitulado “Isensibilidade [sic] estúpida da FJA com Deífilo Gurgel”. (E replicado em outros sítios eletrônicos).
Na intenção de supostamente defender a importância do folclorista no cenário das artes e cultura popular, o jornalista ataca desrespeitosamente uma instituição pública usando termos de baixo calão.
A defesa de uma figura intelectual e humana como Deífilo Gurgel é, obviamente, elogiável e inquestionável. Mas ao utilizar, como contrapartida para essa defesa, o ataque infundado, irresponsável e de baixo nível, o jornalista distorce a realidade dos fatos, falta com a verdade e atenta contra a dignidade do exercício profissional ao não apenas deixar de ouvir os dois lados da notícia, como também ao não ouvir nenhum deles, sem citar fontes, em texto pautado – pelo que se apreende de sua leitura – pelo “ouvi dizer” e pela polêmica gratuita.
O prejuízo final é sempre do leitor, a quem a Secultrn/FJA sente-se na obrigação de informar corretamente os fatos:
– Além de já ter apoiado outras obras do autor e antecipado a publicação de “Romanceiro Potiguar” – que aguardava, sem previsão, um convênio com o Senado Federal – patrocinando sua impressão, a ideia de lançar ainda este ano o livro com “pompa e merecimento” partiu da própria secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosado, que foi à casa do Mestre Deífilo Gurgel levando a proposta.
– A ideia inicial era fazer uma grande festa e tornar o lançamento um acontecimento na cidade, com a alegria e as cores de brincantes, fandangos e cheganças desfilando diante da residência do mestre e homenageando devidamente o grande folclorista. Porém, essa ideia foi inviabilizada por motivos expressados pela própria família.
– Chegou-se a data do dia 21 de dezembro porque coincidiria com a chegada de uma filha dele à cidade, exigência da própria família.
– Novamente atendendo a pedido da família o lançamento do “Romanceiro Potiguar” fica adiado, até definição da próxima data pelos familiares.
– A Secultrn/FJA se dispõe a lançar a obra com toda a deferência e prestígio que Deífilo Gurgel sempre merece. Disposição que, aliás, sempre permeou o respeito, apoio e reconhecimento com o mestre.
A Secultrn/FJA encerra o assunto, desejando maior e melhor apuração dos fatos por parte de quem cobre jornalisticamente a Cultura do estado, e exige, da mesma forma de quem “não compactua com desprestígios”, não ser desprestigiada simplesmente por um raciocínio duvidoso através do qual toda e qualquer acusação aos órgãos públicos adquire automaticamente ares de verdade, ao mesmo tempo em que reforça sua total disponibilidade aos profissionais que buscam informações sobre o nosso trabalho diário.

Assessoria de Comunicação da Secultrn/FJA


NOTA DE REPÚDIO

A União Brasileira de Escritores – UBE/RN vem, através desta Nota, repudiar o comportamento ;antidemocrático da senhora Secretária de Cultura ISAURA ROSADO em relação ao Escritor Deífilo Gurgel, decano da entidade, merecedor de todas as homenagens.
Por sua vez, dois meses antes da realização do IV Encontro Potiguar de Escritores (de 24 a 26 de outubro passado), essa presidência, mediante ofício, solicitou uma audiência, para tratar de relevantes questões, bem como convidá-la para participar da mesa Propostas dos Gestores Públicos para a Cultura Potiguar. Não concedeu a audiência e nem compareceu ao debate (apesar do seu chefe de gabinete, senhor Nelson ter confirmado sua presença).
]No dia aprazado, após ligar para a FJA, fui informado que a mesma
estava viajando e que viria um funcionário tapa-buraco com a
finalidade de suprir a sua ausência).
A UBE que foi fundada em 14 de agosto de 1959, tendo inclusive entre os seus fundadores o seu tio Vingt-un Rosado, DÁ E EXIGE RESPEITO. O Escritor Deífilo Gurgel, a essa altura da vida, não merecia passar por mais um vexame.

Natal/RN, 18 de Dezembro de 2011
EDUARDO ANTONIO GOSSON
Presidente da UBE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário