sábado, 15 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR NO BRASIL - HOMENAGEM DO PATATIVA DO ASSARÉ/CE

O PROFESSOR!

Neste momento oportuno
Vou dizer pra cada aluno
Que estude constantemente
Sem tirar da sua mente
O seu livro e o Professor.

Com muita certeza digo
É ele seu grande amigo
Que na vida lhe conduz
É seu grande protetor
Quem vive sem professor
Vaga nas trevas sem luz.

Ele na sua missão
No setor da educação
Posso muito bem dizer
Que ele é o melhor
Companheiro mais fiel
Verdadeiro e que nos
Ajuda a vencer.

Com muita simplicidade
Ai vai esta verdade
De um poeta agricultor

Na referência que faço
Envio um fraterno abraço
Para cada professor!
______________
FONTE: (CEICINHA CÂMARA)-NOTÍCIAS DA LUSOFONIA: 15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR NO BRASIL HOMENAGEM DO PATATIVA DO ASSARÉ/CE
A SURDEZ DO PODER
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, advogado.

Tenho procurado servir ao meu Estado e à minha cidade, publicando artigos neste blog, haja vista as dificuldades de acesso à mídia regular, pela minha falta de prestígio.

Nas últimas semanas, recordo um artigo que escrevi sob o título “LICITUDE AMEAÇADA” (terça-feira, 6 de setembro de 2011), motivado por notícia do jornalista Aluísio Lacerda (DN) que informava: “a partir de agora o Governo do Estado não dará ampla publicidade às licitações públicas realizadas na modalidade de convite. Com base na legislação federal, o decreto da governadora Rosalba Ciarlini nº 22.350/2011 determina que a Secretaria de Infraestrutura mantenha atualizado o cadastro dos interessados em obras e serviços de engenharia.”

Em meu artigo apontei os efeitos deletérios daquele lamentável ato e, dias depois renovei o assunto (na sexta-feira, 9 de setembro de 2011), nos termos seguintes: “ALERTA SEM ECO” onde lamentei a falta de repercussão do meu protesto, o que motivou a minha decepção, quando disse:

“Tal acontecimento, em meu sentir, representa o desinteresse da sociedade potiguar pelos destinos das coisas públicas, o que constitui uma evidente conivência com procedimentos que possam afastar a licitude nas despesas públicas.

Vale reafirmar que o decreto em comento era inteiramente desnecessário, pois sobre o seu teor já dispunha a Lei federal nº 8666/93, em seu art.22, § 3º. No entanto, em âmbito estadual, o decreto teve o condão de desconstituir a Instrução Interadministrativa nº 01/2001, editada pela Procuradoria Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado, que somente trouxe efeito salutar, mas uma vez revogada, dará ensejo para a possibilidade de criar favoritismo entre os licitantes interessados.”

Pobre Constituição Federal, postergada em um dos seus mais altivos dispositivos – o art. 37. Parece até instaurada a campanha “abaixo a publicidade. Viva o acordão, a politicagem, a corrupção.”. Pensam que o povo é ignorante, bastando uma cestinha básica, uma bolsa qualquer para se calar a boca. Será!!!!!!!!

Outro protesto meu aconteceu com a publicação do artigo:“PAZ NO TRÂNSITO”, no qual apoiei a Campanha então encetada, mas pedi que os órgãos responsáveis pelo trânsito fizessem o seu dever de caso, ficando mais presentes nos momentos de dificuldades no trânsito mercê de acidentes ou incidentes, quando semáforos apagam ou estão fora de sincronia ou em decorrência dos desgastes nas pistas de rolamentos, com a seguinte conclusão: “Vamos fazer também uma trégua entre fiscais e fiscalizados em favor da paz no trânsito, quiçá palestras, audiências públicas com debates.” Nada mudou e já registramos acidentes fatais nas estradas estaduais.(terça-feira, 20 de setembro de 2011).

No sábado, 24 de setembro de 2011, escrevi: “QUANDO A GESTÃO PÚBLICA É INCOMPETENTE”, oportunidade em que registrei os fatos: “... na esfera federal a notícia do abandono de prédios públicos importantes, como os seis prédios da REFESA (DN 24/9), desprezados, apesar do seu valor histórico. Igual destino está o prédio da velha Faculdade de Direito da Ribeira, o desmonte de um CAIC em Caraúbas; No campo estadual, assistimos a onda demolitória, a interdição da principal Central do Cidadão, de estabelecimentos prisionais e de escolas públicas unicamente pela falta de higiene, ausência de fiscalização em vários setores, desde os primários como no controle à produção de carne (TN, 24/9) até a preservação do seu patrimônio, como a depredação do Presépio de Natal – não utilizado e obstaculizado pelos órgãos jurídicos que não aprovam a sua cessão para entidades culturais, pelo menos para conservarem o prédio e lhe dar um destino apropriado; No campo municipal temos um rosário de descaso geral, particularmente em Natal, a antiga cidade-sol está sob o império da cidade-buraco; contratos de prédios privados sem utilização, sendo, igualmente, desmontados o que resultará numa indenização aos seus proprietários.” Nenhuma ação comprova qualquer iniciativa para minorar o quadro.

Na quarta-feira, 28 de setembro de 2011, publiquei: “LEILÃO DO JUVENAL LAMARTINE”, com a abordagem do anúncio, pela Senhora Governadora, do leilão daquele estádio do Tirol, do que questionei o aspecto legal do futuro negócio, alertando para os ditames da legislação vigente:”.

Primeiro, na conformidade da legislação vigente (Lei 8.666/93), as alienações de imóveis do patrimônio público dependem de: a) autorização legislativa; b) avaliação prévia; e c) através da modalidade CONCORRÊNCIA. Notícias recentes apontam pronunciamento do Procurador Geral do Estado confirmando que está sendo feita a avaliação, preparado o projeto-de-lei, mas nada aborda sobre a modalidade da licitação, sendo a notícia ainda referindo como “leilão”, o que fere a lei.

Fiz a citação de caso semelhante governo Fernando Freire em que, pela iniciativa da Controladoria Geral do Estado, o procedimento foi desfeito. Fiz outros questionamentos naquela ocasião, relativas ao possível tombamento e da sua indicação como parte do fundo garantidor .da Copa. Sugeri a ação dos órgãos estaduais como os da área jurídica do Estado, a Controladoria Geral do Estado, o Tribunal de Contas,o Ministério Público Estadual, sem embargos da manifestação de outros órgãos da sociedade civil - OAB/RN e o CONSOCIAL. Não houve nenhuma manifestação até agora.

Contudo, alerto aos menos atentos, que os jornais de hoje divulgam a condenação do ex-Governador Fernando Freire e de outras figuras de destaque em razão de atos administrativos praticados. Vale a pena repensar a administração atual para não descarregar o começo da economia nas costas dos mais fracos – os servidores, como se anuncia e para isso “contratando” empresa de fora para realizar uma auditoria. Sempre termina em contratações – seja para elaborar um edital, auditar contas ou consultorias. E o pessoal daqui serve para o que? Não deixem de ler o artigo do Professor Ivan Maciel na TN de hoje – ele fala sobre a “Convivência com a corrupção”.

Enquanto isso, APELAR PRA QUEM? SÓ SE FOR PARA O BISPO (aproveitando a ideia do estimado Taumaturgo Rocha).




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA CÂMARA CASCUDO

RELATÓRIO

O presente Relatório é fruto de uma visita feita pelo presidente da União Brasileira de Escritores – UBE/RN, escritor Eduardo Gosson, à Biblioteca Pública Câmara Cascudo, na manhã do dia 23 de setembro de 2011, com a finalidade de diagnosticar a situação desta instituição. Fomos recebidos pelo diretor, senhor Márcio Rodrigues Farias, que nos relatou a situação:

1. RECURSOS HUMANOS

 .A Biblioteca-mãe do sistema conta com 20 vagas para o cargo de bibliotecários, onde atualmente somente 04 profissionais estão ativos. Precisa de 15 novos bibliotecários para atender a demanda;

. No momento não dispõe de nenhum funcionário para fazer o serviço de limpeza e manutenção.

2. INFRAESTRUTURA

. O prédio encontra-se com infiltrações generalizadas, rachaduras e com ferrugem em todo o sistema elétrico, ocasionando o fechamento à noite;

. Não há extintores contra incêndio na instituição.

3. ACERVO

. O Acervo é composto de 94.000 livros;

. Encontra-se sem manutenção devido à falta de pessoal de limpeza;

. O acervo de Autores Potiguares é pouco devido as doações dos nossos escritores serem mínimas.

. A Biblioteca dispõe de um site www.bpcamaracascudo.webnode.com.br

04 . PERSPECTIVAS

Há no Minc um projeto de revitalização no valor de um milhão e meio (90% concluído) aguardando sua aprovação.

Natal/RN, 23 de setembro de 2011
EDUARDO ANTONIO GOSSON
Presidente da UBE/RN
____________________
AGENDE-SE

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PARABÉNS PARA A GRANDE AMIGA E BRILHANTE INTELECTUAL NORDESTINA - ANNA MARIA CASCUDO BARRETO
AGENDE-SE
VALE A PENA CONFERIR.
NOVO BLOG NA INTERNET VERSANDO SOBRE LITERATURA DO RIO GRANDE DO NORTE.
ACESSE: http://101livrosdorn.blogspot.com/
Responsável Thiago Gonzaga

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO INTERNACIONAL NA MÚSICA
OS PARADOXOS DA VIDA
Hoje, ao nascer o dia 12 de outubro, muitas coisas me chegaram à mente. São lembranças, descrenças, saudades, atitudes contraditórias, mas também bons sentimentos.
Celebramos a solidariedade e a paz, na figura da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida,
sob o manto do Cristo Redentor, nos seus 80 anos sobre a Guanabara.
Em Natal, registram-se os 83 anos do estádio Juvenal Lamartine, sem um aplauso sequer, mas sob a ameaça de “leilão”.

Em outro plano, a apreensão do mundo para a crise economico-financeira, ditando as regras de equilíbrio e prudência. No nosso Estado, o Governo desatento à crise, endivida-se em muitos milhões de dólares (US$540) ou 1.015 bilhão de reais, quase por unanimidade da Assembléia Legislativa. É a forca para exterminar nosso Estado, pois se encontrando em situação aflitiva, nada faz para minimizar o descalabro da gestão.

Se por um lado existe a explosão nos presídios, em outro o desperdício da merenda escolar, quando excedente ao número de alunos que comparecem às aulas, pois houve incompreensível proibição de que, dessa sobra, possam os professores aproveitar como refeição paliativa. O lixo é o caminho mais fácil!

Tivemos a perda de dois ícones em suas respectivas atividades
José Vasconcelos, o humorista do Brasil, deste os bons tempos do radio;
e o italiano Vincenzo Giorgio, dono da Bella Napoli, figura humana que brilhou por mais de 40 anos no cenário da gastronomia e da solidariedade em nossa terra, parte integrante da nossa geografia sentimental.

Mas, enfim, hoje é o dia da criança:


MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu

Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais.

Como são belos os dias
Do despontar da existência
Respira a alma inocência,
Como perfume a flor;

O mar é lago sereno,
O céu um manto azulado,
O mundo um sonho dourado,
A vida um hino de amor !

Que auroras, que sol, que vida
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar

O céu bordado de estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar !

Oh dias de minha infância,
Oh meu céu de primavera !
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã

Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delicias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha, irmã !

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Pés descalços, braços nus,
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas
Brincava beira do mar!

Rezava as Ave Marias,
Achava o céu sempre lindo
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar !

Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da, minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!






 



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bom dia!

Achei a definição perfeita. Abraços!



Definição de filho por José Saramago:

"Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".
__________

Enviado por Carlos Rosso
História antiga, mas que deve ser sempre lembra

A RAPOSA

Um lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todo o dia, o lenhador, que era viúvo, ia trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua chegada.

Sistematicamente, os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um animal selvagem, e, portanto, não era confiável. Quando sentisse fome comeria a criança. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam:

-Lenhador, abra os olhos!

-A raposa vai comer seu filho.

-Quando ela sentir fome vai devorar seu filho!

Um dia, o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentários, chegou a casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com a boca totalmente ensangüentada.

O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, deu uma machadada na cabeça da raposa. A raposinha morreu instantaneamente.

Desesperado, entrou a correr no quarto. Encontrou seu filho no berço, dormindo tranquilamente, e, ao lado do berço, uma enorme cobra morta.

O Lenhador enterrou o machado e a raposa juntos.

Moral da estória:

Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensem a respeito, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar. Quantas amizades já foram desfeitas, lares destruídos, quantos mal entendidos, tudo por causa da influência e do julgamento de outras pessoas. Por isso, nunca tome decisões precipitada, nada melhor do que o diálogo, ainda que você encontre a "raposa" com a boca cheia de sangue...
______________
Enviada por Carlos Rosso

segunda-feira, 10 de outubro de 2011


O "TESOURO DOS MAIAS" É REDESCOBERTO POR UM ADOLESCENTE - JORGE ENRIQUE DE AZEVEDO TINÔCO. O JOVEM AUTOR, ENSINANDO O CAMINHO PARA SE ENCONTRAR A VERDADEIRA FONTE DA JUVENTUDE!


JORGE ENRIQUE

ESSE ADOLESCENTE QUE DESCOBRIU A ARTE EPISTOLAR AOS DEZ ANOS, CHEGA AOS 12 PARA DIVIDIR CONOSCO UM TESOURO SUBMERSO QUE ELE TRAZ À LUZ, NO DIA DA CRIANÇA, PARA O NOSSO DELEITE.

ELE COMEÇOU A ESCREVER, COMO EU, AOS 10 ANOS E MINHA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO COM UMA CRÔNICA LITERÁRIA, NO JORNAL "A REPÚBLICA" FOI AOS 12 ANOS (1957) - DIFERENÇA DE TEMPO, NÃO DE EMOÇÕES!

RESUMO BIOGRÁFICO DO AUTOR
Jorge Enrique de Azevedo Tinoco é um natalense apaixonado por leitura, música, jogos virtuais, cinema e outras maravilhas.
Nasceu em 1998, no dia 10 de outubro, conforme pontua sua mamãe coruja - Glicia Azevedo - às dez horas em ponto.
Ele faz parte de uma família que ama a boa literatura, família de escritores e jornalistas.
Aos dois anos, Jorge Enrique foi para o Núcleo de Educação Integrada (NEI) da UFRN, onde mergulhou na leitura literária de forma muito prazerosa. Aos seis anos, lançou, com os coleguinhas e as professoras da turma V do NEI, o livro "Gira, gira", que teve sua radiosa noite de autógrafos com boa repercussão.
Segundo sua mãe, o livro "O Tesouro dos Maias" significa a culminância de um trabalho que começou há poucos anos, sobre historinhas de ninar, passando pelo exemplo de vida, trabalho e leitura dos familiares e pela prática contínua e eficaz de escolas do RN na formação de leitores, escreventes e escritores.
Trata-se, portanto, do seu primeiro livro individual.
*********************************************************
Sinto-me emocionada ao divulgar tal façanha, afinal, escrever é um exercício do intelecto para a alma. Foi o que senti, ao ver essa notícia pelo google e encontrar o endereço eletrônico da mãe (*) do jovem autor, que me forneceu os dados essenciais.

SERVIÇO: A 3D CRIAÇÕES CONVIDA PARA A TARDE DE AUTÓGRAFOS DE JORGE ENRIQUE DE AZEVEDO TINÔCO
DATA: 12-10-2011
HORA: 17 HORAS
LOCAL: POTY LIVROS DO PRAIA SHOPPING
(*)Glícia Azevedo Tinoco
Professora da Escola de Ciências e Tecnologia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
_______________
FONTE: BLOG DE LÚCIA HELENA

domingo, 9 de outubro de 2011

As  ROSAS  da  PRIMAVERA

Ser poesia.Ser poeta

AUZÊH FREITAS

Me desnudo de tudo

e sinto o absurdo que é

não acreditar

no que me veste

e me reveste.

Canso sem correr.

E o fim da caminhada

não é mais minha meta.

Quero seguir a passos lentos

tendo como único alento

a maravilhosa descoberta

que respiro e aspiro a mim mesma.

Ser Poesia.Ser Poeta.



Busca

JÂNIA SOUZA

No olho do espelho vejo

Um rosto que nunca vi

Contorno de espírito

Bafo de vida

Pulso do existir.

Vejo alma emoção

Cabide do corpo

Templo do sopro

Fantasia de vida.

O olho do espelho

Aproxima-me do poço

fosso

anverso

reverso(...)

Fala de noites mal dormidas

orgias a fio

vida bem vivida

sombrinha colorida

arlequim entristecido

apego à boemia...

Fumaça do tempo decorrido

Gota engolida por mares - oceanos

União rosa-espinho

Salpico em relva florida a fogo

Cometas fugidios de mim.



Espera
VIVI VIANA

Na janela de tela

Ela espera.

A mãe,

O pai,

O tempo passar

Ela espera

Tão bela!

Tão singela!

A Julita espera.




MENTIRA
CEICINHA CÂMARA

Muita gente mente!
À todoa hora... Durante o dia...
Para ser sobrevivente
Numa sociedade cheia de ousadia.

O mundo é dominado pela MENTIRA.
Vai além da verbalização.
Nos transmite muita ira,
Que as vezes choca o coração.

Muitos acham que é espertismo
Deixando-se vergar pela hipocrisia.
Mas, pagam caro pelo cinismo,
Um preço alto pela ousadia.

Até eu já me prejudiquei
Por causa da MENTIRA!
Não adiantou esconder, pois se desfez!
Modificou minha vida!
Mentimos sem razão,
Outras vezes por paixão
Ou por querer atenção.
Mas, é pura ilusão!



O Professor (a)
GERALDA EFIGÊNIA

Quero enaltecer em versos
o brilho de toda uma história
de que todo professor
merece o reino da glória.

É ele! o mestre que guia
o mais débil o popular
nãoe escolhe, rosto e nem nome
para poder ensinar.

Parabéns a todos os que tem
essa missão singular
Jesus Cristo os abençõe

Aqui e em todo lugar
colocando em berço explendido
quem sabe lecionar.