sábado, 3 de dezembro de 2011

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE
C o n v i t e


A Presidência em exercício do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, convida Vossa Excelência e Família, para Sessão solene, em que tomarão posse na categoria de Sócio Efetivo, desta Instituição, os integrantes da lista inclusa, devidamente aprovados pela Diretoria.
Saudará os novos sócios, representando este Instituto, o historiador e escritor,
Marcus César Cavalcanti de Morais. E, em nome dos empossados, falará o historiador João Felipe da Trindade.
Em seguida, fará o juramento em nome dos Sócios, ora empossados, o historiador e folclorista Severino Vicente, e tecerá outras considerações.
Após, em breve alocução, farão apreciação sobre seus novos livros, os sócios Cláudio Galvão e João Felipe da Trindade, respectivamente.
A sua presença abrilhantará o evento
Natal (RN), Dezembro de 2011
Jurandyr Navarro
Presidente em exercício
RELAÇÃO DOS NOVOS SÓCIOS

1. AUGUSTO MARANHÃO
2. AURICÉIA ANTUNES DE LIMA
3. CARLOS ADEL TEIXEIRA DE SOUZA
4. CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
5. GEORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA VERAS
6. GILENO GUANABARA
7. HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
8. IVAN LIRA DE CARVALHO
9. JAIR FIGUEIREDO
10. JOÃO FELIPE DA TRINDADE
11. JOSÉ ADALBERTO TARGINO DE ARAÚJO
12. LÍVIO ALVES DE ARAÚJO DE OLIVEIRA
13. LÚCIA HELENA PEREIRA
14. LUIZ EDUARDO BRANDÃO SUASSUNA
15. MARCELO NAVARRO RIBEIRO DANTAS
16. MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO WANDERLEY DE CASTRO
17. MARIA JANDIR CANDÉAS
18. ODÚLIO BOTELHO
19. ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
20. PEDRO VICENTE COSTA SOBRINHO
21. RACINE SANTOS
22. SEVERINO VICENTE
23. UBIRATAN QUEIROZ DE OLIVEIRA
24. UILAME UMBELINO GOMES

Dia 09.12.2011 - 6° feira
Horas: 20:00
Local: Salão Nobre do IHGRN
Rua da Conceição, 622
Cuidado com o assédio moral
Carlos Roberto de Miranda Gomes*

A propósito dos recentes episódios das Operações “X”, “Y” e “Z”, fiquei a meditar a respeito da pobreza do nosso Estado, pois insiste em ser manchete negativa na imprensa brasileira, mercê do desprezo pelo correto, pelo legal, pelo ético.

Muito apropriadamente, recebi um e-mail de uma colega e amiga, na qual transcreve frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (fugitiva da revolução russa), onde, nos idos de 1920 mostra a sua visão do mundo de então:

 “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

Esse pensar, infelizmente, continua íntegro, pelo menos nas terras cabralinas, uma vez que permanece usual a entrega de cargos em troca de favores, geralmente os de provimento comissionado, mantendo-se tentáculos sobre o trabalho dos mesmos, já que sem qualquer estabilidade funcional. A isso, no direito pátrio, chamamos de “assédio moral”, muito comum entre chefes, coordenadores, diretores e até autoridades maiores das Secretarias e de Órgãos de cúpula.

Quando algo sai errado, no outro dia os jornais noticiam as exonerações, sem esperar o esboço de um mínimo direito de defesa.

Não sacrifico esses servidores, muitos dos quais de extrema competência, em que pese os que ganham mais apenas ocupem o cargo – isso é notório e não me peçam exemplos!

Mas o que aqui quero comentar é a questão do descaramento do “assédio”, representado pela pressão sobre os servidores para que prestem informação ou ofertem pareceres contrários às suas convicções, para beneficiar amigo, parente ou quem possa lhe ser útil no futuro.

A recusa implica em perseguição, em informações negativas de desempenho, forçando uma exoneração “a pedido”, mascarando uma verdadeira demissão. Comigo aconteceu parecido – eu era considerado um criador de caso porque nunca me dobrei a tais pressões, posto que sempre atuei por concurso, mas em algumas circunstâncias fui comissionado e exonerado sumariamente.

Em determinado artigo, colhido na internet, deparei-me com a seguinte conceituação:

“E o que é assédio moral no trabalho?
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.”

Exatamente essa pressão é a grande motivadora de desídia de alguns servidores, que levam aos grandes escândalos, nos quais, na maioria das vezes, o pequeno é punido e o grande ganha outro emprego melhor.

Agora, graças a uma norma editada pelo Governo Federal, com extensão aos governos estaduais e municipais - Lei nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011, que regula o acesso a informações nos âmbitos das administrações federal, estaduais e municipais e organizações sem fim econômico, teremos mais condições de vigilância com as coisas públicas e, com a possibilidade do CONSOCIAL se transformar em um movimento permanente, com uma ouvidoria, certamente muita coisa vai mudar.

Faço parte desse movimento e serei implacável com aqueles que não tenham os passos firmes.

Me aguardem!
________________

*Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor e advogado
Postado por Sávio Hackradt (Blog CALANGOTANGO)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Eu e os burros

GUGA  (Augusto Leal)

 

Eu e o burro temos algumas coisas em comum, tanto biológicas como anatômicas. Biologicamente falando, meu cérebro é quase idêntico ao do burro, não consigo entender as coisas mais simples do mundo e anatomicamente... Ah! Deixa isto pra depois senão eu apanho em casa.

Então vamos para os fatores biológicos e esqueçamos os anatômicos. Eu tenho tanta afinidade com os asnos, que quando me encontro com um deles o saúdo – “Rodrigo meu irmãozinho” e aceno com as mãos, ele responde de lá com um piscado de olho.

Mas vamos aos fatos. Existem pessoas e instituições que querem tirar os carroceiros das ruas da nossa cidade, alegando que os pobres dos burros (de quatro patas, não os motoristas de veículos que são muitos em Natal) atrapalham o trânsito e poluem a cidade com suas fezes. Reconheço que fica difícil demais para os pobres dos carroceiros, tamparem o monossílabo dos pobrezinhos dos burros. Para isto temos uma sugestão “asniática” (que vem de asno). Ora, estamos perto do Carnatal, então sugiro que se forme uma comissão de alto nível (tem que ser de alto nível), procurar o nosso amigo Flávio Rezende para ver como funciona o “Burro Elétrico” Não estamos pesquisamos combustíveis alternativos? Teremos praças “carroçáveis”, com carroças movidas a burros elétricos e pode até fechar as carroças colocando ar condicionado, rédeas hidráulicas e patas com ABS. Que acham da idéia?

Outro assunto que não entendi, desceu pela garganta, engoli forçado e não digeri, foi à derrubada do Machadão - Ah!... Isto já está enchendo o saco, disse Magnólia – Peraí Cara, Magnólia não tem saco. Amigo velho hoje em dia Magnólia tem saco, tem aquilo e também aquilo outro, podemos voltar ao assunto? Então vamos lá. Derna que King Kong era sagüim, que laranja era verde ou amarela e não laranja, que eu, Moacyr Gomes, Jussier Santos, Carlos Gomes, José Adécio, Eduardo Alexandre e outras cabeças “não pensantes” vínhamos advertindo aos “pensadores” e “administradores” deste Estado, o mal que seria a derrubada do Machadão para o futebol do Rio Grande do Norte, que já está quase falido. Responda-me, por favor, o novo estádio tinha quer ser ali naquele lugar? Qual o mal que tinha em deixar o Machadão ali? Olha gente o America está na série B do campeonato brasileiro, disputa difícil e para se manter precisa de dinheiro, precisar de dinheiro precisa de renda, para ter renda precisa que os torcedores vão a campo, para o torcedor ir a campo precisa de espaço, para ter espaço precisa de local. Respeitável público Responda-me, onde o America vai jogar para colocar quinze mil pessoas assistindo um jogo de futebol? Só se for no..., deixa pra lá, vamos voltar ao assunto ( de novo), Não seria mais lógico, deixar o Machadão em pé, já que a média de publico para uma campanha dessas para ser um pouco rentável tem que ser no mínimo entre oito a dez mil pessoas. Nos jogos aqui esta média tem que ser bem maior, porque em jogos fora ela certamente será muito menor. Mas, as mentes “pensantes” acharam que não, uns gatos pingados ainda tiveram a “brilhante” idéia de rejuvenescer o Juvenal Lamartine, “brilhante” sobre todos os aspectos. Não quero aqui por a culpa em ninguém, pois achar culpado é difícil, muitos pegaram a roda girando, mas o giro não era tão rápido e com um pouquinho de inteligência, vontade de trabalho e responsabilidade com a coisa publica, o projeto da construção do complexo Arena das Dunas poderia ter sido modificado. Acho estranho e acho que essas Dunas têm muita areia para o meu caminhão.
PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, escritor e advogado


Tenho ocupado o meu resto de vida com as coisas que dizem respeito à preservação e ao resgate da nossa história.

Neste mister não estou só, mas conto com o auxílio de pessoas idealistas, que colocam à margem os interesses especulativos, capitalistas, ou políticos e se voltam para a busca de uma memória que deve, porque merece, ser preservada.

Perdemos a batalha do Machadão, do que só se ouve os lamentos, mercê das primeiras demonstrações do engodo da expressão: “legado da Copa de 2014”, eis que já publicam notícias do cancelamento da licitação para a contratação milionária de consultorias, no exato momento em que o Tribunal de Contas se preparava para tomar uma decisão, conhecemos problemas de financiamentos e de aprovação de alguns projetos de mobilidade urbana, já confessado pelo Dr. Demétrio.

Os badalados “Presépio da cidade”, bem assim o outro, “Parque da cidade”, não se tornaram realidade e agora existem obstáculos para a conclusão do prolongamento da Prudente de Morais, em nome do meio ambiente, quando 90% da mata atlântica já foi destruída, quando é possível encontrar uma solução mais inteligente e menos danosa, evitando-se mais um elefante branco.

O prato do dia é o “leilão do Juvenal Lamartine”, contestado com veemência por alguns jornalistas, pelos blogueiros (eu me incluo) e pela corajosa pena da Professora Eleika Bezerra Guerreiro, enquanto a Governadora faz ouvido de mercador, sob o manto de uma suposta legalidade defendida pelo Procurador Geral do Estado, algumas vezes até com expressões de desdém, pontuando que de nada adianta o tombamento por lei municipal, pois isso não impedirá mais um desmanche de parte da nossa história.

Um Governante, um Secretário e, mais precisamente, quando Procurador, deve ter uma visão macro das coisas do Estado, aconselhando as melhores atitudes do Governo, como o fez a ex-Consultora Tatiana Mendes Cunha, que emitiu Parecer contrário às pretensões do Governo no caso da inspeção veicular, terminando por entregar o seu cargo, não perdendo a sua dignidade.´

É sempre bom lembrar que o Estado é uma ficção jurídica, resultado da vontade do povo – estes os legítimos criadores. E a criatura não pode se voltar contra a vontade do criador.

Por enquanto é válido gritar, enquanto vamos pensando em uma ação popular ou outro meio que possa impedir mais esse despautério que se pretende impingir ao povo do nosso Estado.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


C O N V I T E
A Presidência da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte convida Vossa Excelência e Família para assistirem, no próximo dia 02 de dezembro, sexta-feira, às 10 horas, a sessão, na qual o Acadêmico e confrade, Arthúnio Maux, fundador da Cadeira n° 40, fará o Elogio ao Patrono da referida Cadeira, o docente e magistrado Véscio Barreto.
Antes, usará da palavra, a Procuradora do Estado, Adriana Torquato, abordando o tema “Direito à Saúde: - SUS – Possibilidades e Limites”.
Abrilhantará o evento, o Coral do Hospital “Walfredo Gurgel”.
A sua presença prestigiará a solenidade.

Local: Auditório da Procuradoria Geral do Estado
Av. Afonso Pena, 1155 – Tirol (Natal-RN)
Traje: Informal
Natal, novembro de 2011
ODÚLIO BOTELHO
Presidente da ALEJURN

NESTA SEXTA, 02-12, O PROJETO CULTURAL BOCA DA NOITE REALIZA SUA ÚLTIMA EDIÇÃO DE 2011.


A PRODUTORA CULTURAL MARIA DE LOURDES PEREGRINO - ANIVERSARIANTE DESTE 30 DE NOVEMBRO, BEM COMO, VALDA ABREU, RECEBEM ALVÍSSARAS DOS FREQUENTADORES ASSÍDUOS DO BOCA DA NOITE E VOTOS DE PARABÉNS!


A NOITE DE 02-12-2012 TERÁ UM CLIMA ESPECIAL DE COMEMORAÇÃO NATALINA, COM FRANCINALDO SHOW E ORQUESTRA LOS MANOS!
O LOCAL, COMO SEMPRE, NA AABB, A PARTIR DAS 19 HORAS.




quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Assunto: EXCELENTE TEXTO   (SEM COMENTÁRIOS)


Para pensar um pouco.

Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

Qualquer semelhança, não é mera coincidência...

______________
Colaboração da minha colega Maria Bandeira

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PERDOEM OS MEUS LEITORES PELAS CENAS MUITO FONTES. CONTUDO, QUE ELAS SIRVAM DE ALERTA PARA O POTIGUAR NESTE "CARNATAL" E NAS FESTAS DE FINAL DE ANO, CONFRATERNIZAÇÃO DOS VESTIBULANDOS,  TENDO EM CONTA QUE SOMOS COSTUMEIROS TRANSGRESSORES DAS LEIS DE TRÂNSITO.
(FAÇO ISSO EM HOMENAGEM AOS NOSSOS ENTES QUERIDOS,  VÍTIMAS DO TRÂNSITO) .
FINAL DE ANO É PARA A ALEGRIA E NÃO PARA A TRISTEZA. COMEMORE NUMA REUNIÃO RELIGIOSA OU EM UMA FESTA EM FAMÍLIA, ENTRE AMIGOS E SEM EXCESSO!

______________
Colaboração do leitor Odúlio Botelho

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O GOVERNO FEDERAL EDITA NORMA DE AUSTERIDADE


A CONSOCIAL, cuja sigla corresponde à Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, movimento criado pelo Decreto Presidencial do dia 8 de dezembro do ano passado, ganha o seu primeiro alento no caminho da transparência, com a edição da Lei nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011,que regula o acesso a informações nos âmbitos das administrações federal, estaduais e municipais e organizações sem fim econômico.

Desta forma, temos como.alentador o início das atividades do CONSOCIAL no Rio Grande do Norte, notadamente na I Regional: Alto Oeste, com sede em Pau dos Ferros, que está em plena realização de sua Conferência Regional (dias28 e 29) do mês corrente.

Aguardamos, ansiosamente, as notícias dos debates, que naquele Município teve a presença da Ordem dos Advogados do Brasil, deste Estado, representada pela seccional de Pau dos Ferros.

PARABÉNS PRESIDENTA DILMA, A SENHORA ESTÁ NO CAMINHO CERTO!


ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO



Caros confrades: amanhã dia 29 de novembro às 19:30 hs. faremos a última reunião do INRG. Será novamente no escritório do confrade Carlos Gomes, endereço já conhecido por todos. Na ocasião marcaremos nossa confraternização do natal. Espero contar com suas presenças.

Ormuz Simonetti

domingo, 27 de novembro de 2011



O sol, o mar, o céu, a lua, o amor, a tristeza, a dor,
a amizade servem de motivação para a poética. Hoje elejo o SOL para ilustrar a página domingueira deste blog
________________________________________

O grande sol na eira

Fernando Pessoa

O GRANDE sol na eira
Talvez seja o remédio...
Não quero quem me queria,
Amarem-me faz tédio.
Baste-me o beijo intacto
Que a luz dá a luzir
E o amor alheio e abstrato
De campos a florir.
O resto é gente e alma:
Complica, fala, vê.
Tira-me o sonho e a calma
E nunca é o que é.
______________
Fonte:Jornal de Poesia

O Sol
por Olavo Bilac


Salve, sol glorioso! Ao teu clarão fecundo,
A natureza canta e se extasia o mundo.
Que tristeza, que dó, quando desapareces!
Vens, e a terra estragada e feia reverdeces;
Abres com o teu calor as sebes perfumadas;
Dás flores ao verdor das moitas orvalhadas;
Os ninhos aquecendo, as gargantas das aves
Dás gorjeios de amor, e harmonias suaves;
E, cintilando sobre os tufos de verdura,
Em cada ramo põe uma fruta madura.
A noite é como a morte; o dia é como a vida.
Ó Sol, quando te vais, a alma vaga perdida ...
Os pensamentos mais são os filhos da treva:
Fogem, quando a brilhar, no horizonte se eleva
O Sol, pai do trabalho, o Sol, pai da alegria ...
Salve, anúncio da Vida, e portador do Dia!
_________
Poema publicado em Poesias Infantis
Fonte WIKIA
Ala dos Poetas - O Sol da Esperança - YouTube

OS POETAS IVANILDO VILA NOVA E RAULINO SILVA MOTE O SOL MORRE TODO DIA PRA LUA

O sol do poeta

POEMAS DO PÔR DO SOL

01- PÔR DO SOL
Adelia Mateus

Por do sol, beleza infinita
com pensamentos distantes
a beira da praia, no vai e vem
das ondas, viajam meus sonhos.
RJ - Agosto/2007
Publicado no Recanto das Letras em 01/09/2009
Código do texto: T1787555
*
02- Pôr do Sol
Pedro Valdoy

No cansaço de uma longa viagem
cada vez mais apaixonado
na lentidão dos tempos
o Sol desce calmamente no horizonte.
Agosto 2010
*
03- Pôr do Sol
Ilze Soares

Um tela de todas as cores,
pintada pelas mãos do Criador!
Mas tão poucos param para apreciar
essa demonstração do Seu amor!
*
04- Pôr do Sol
Gildina Roriz

Nessa praia brasileira
Olho o sol se despedindo
e me pergunto baixinho...
Prá onde ele está indo ?
*
05- Pôr do Sol
Beki Bassan

Eu e você juntos,
na beira da praia,
olhamos esta linda imagem,
do por do sol tão brilhante.
09.09.10
*
06- Por do sol
Sonia Salete

Teu amor foi como os últimos raios de sol.
O ocaso mesmo da minha vida.
Deixando os sonhos da saudade
Que ficaram pra sempre marcados
Na pureza deste amor
Que em ti, encontrou o final!
*
07- AMOR AO POR DO SOL
Marcial Salaverry

Quando vai o sol se pondo,
vão as paixões se expondo...
São almas que se amam...
corpos que se desejam...
*
08- Pôr do Sol
Marilena Trujillo

Pôr do sol... pintura de Deus,
Colorido em perfeita harmonia...
Que enternece crentes e ateus,
Falando de amor, fazendo poesia!
09.09.2010
*
09- Pôr do Sol
Orlando Caetano

Quando o Sol se reclina sobre a Água
na oceânica união dum cósmico amor
o Planeta sublima um orgasmo etéreo
e eu busco apaixonado a minha flor
(Setº/2010)
*
10- POR DO SOL
Ervin Figueiredo

Calmo e tranqüilo eu assisto
Que o ocaso baixe as cortinas,
Findando o espetáculo visto
Que Deus aos homens destina...
*
11- Pôr do Sol
Susana Mendes

Ali, o amor nos acompanha,
enquanto o sol, deita sentimentos
em nossos corações!
O vento, vindos das marés,
soa como luz imaculada
entre nossos corpos.
Inebriada, diante de tal espetáculo,
em vôos rasantes, o canto das gaivotas,
confundido aos nossos segredos!
*
12- CREPÚSCULO
Humberto Rodrigues Neto

Após o pôr-do-sol... morrendo ao léu...
meu ser se encolhe, quase de joelhos
pra ver a mão de Deus coalhar o céu
de angélicos crepúsculos vermelhos!
*
13- OCASO
CONSELHEIRODAPAZ

Naquela tarde morena, quase no ocaso,
Osculei teu lábios divinais sabor de paixão
E busquei teu corpo para junto ao meu,
E nos amamos na chegada do luar,
Pena que o ocaso foi o fim do nosso caso
*
14- NO CAIR DA TARDE
Eugénio de Sá

Já cai o astro rei no horizonte
num arrebol de cor e de beleza
e nessa hora nos fica a certeza
Do sorriso de Deus na sua fronte
*
15- POR DO SOL
Anna Peralva

Fim de tarde, sol se pondo
num céu apinhado de nuança,
ondas canções vão compondo.
Tempo, que só o sonho alcança!
RJ-10/09/2010
*
16- PÔR DO SOL
José Ernesto Ferraresso

Ao cair da tarde... fenômeno divinal,
O pôr do sol de emoção.
Elevo-me em pensamentos afinal,
Ao Pai, suplico uma oração.
*
17- Por do Sol
Augusta Schimidt

Doce brilho que me aquece
Incendeiam o céu labaredas de nuvens
Moedas de fogo anunciam a chegada da noite
É a hora da Ave Maria...
*
18- CANTO AZUL DO MAR
Mavi Lamas

Tarde morrendo no mar
o traço vermelho no barco estremecendo
o sol em raio morno se esvaindo
a onda vem e vai espumando em renda
*
19- Pôr do Sol
Naidaterra

Com o pôr do Sol,
chega nostalgia.
Suspiro doído,
coração partido...
*
20- Sol brilha sempre
Por Armando Sousa

sol num ponto fixo, reina e brilha
nos neste pontinho, sempre a rodar
deus poderá explicar esta maravilha
Calor, como do amor abraçar e beijar
Toronto Ontario Canada
*
21- Pôr do Sol
Adilia Monteiro Aguiar Oya

Deito na areia e longe
o sol se despede,me lança
seu calor e meu pensamento se aquece
ao lembrar de nós!
me desperta e me traga meu amor raio de luz!
Japão/12/09/2010
*
22- PÔR DO SOL
Clara da Costa

O sol se esconde entre a montanha
a lua chega de mansinho salpicando o mar,
um poeta frente a esse cenário, sonha
e, abraçado com a saudade começa a chorar...
*
23- Pôr do Sol
Ógui Lourenço Mauri

Presente da Natureza,
Como o pôr do sol é lindo!
Chega ao ápice da beleza
Com as estrelas surgindo.
*
24- POR DO SOL
Ary Franco

Pena! Lá se vai o Sol embora.
Mais uma tarde acabada!
O que fazer de mim agora?
Sozinho, sem minha amada!
*
25 - POR DO SOL
ZzCouto

Ah! Este por do sol...
Que bronzea e aquece,
como o lindo arrebol
que de luz me apetece.
*
26- Ao Entardecer...
Nídia Vargas Potsch

Gosto ao amar alegre das manhãs ensolaradas
que nos lega mansamente a vida.
Gosto do amar selvagem das noites quentes
envolvidas pelo manto da escuridão.
Mas na suavidade do entardecer com esta luz diáfana
que me encanta de suavidade e me seduz,
neste instante mágico em que o sorrir e o chorar
se confundem em dádivas de amor,
ao som da melodia do angelus é que me ouvirás dizer:
Eu te amo!
@Mensageir@
*
27- Pôr Do Sol
faffi/Silvia Giovatto

Enquanto o sol vai sumindo no horizonte
colorindo o céu de um vermelho dégradé,
eu fico de longe agradecendo a natureza
por se apresentar com tanta graça e beleza.
*
28- PÔR SO SOL
Susana Custódio

Avermelhados tons do ocaso
Lá na estrada do limite
Não são cores ao acaso
Elas glorificam o avanço da noite
Quiçá linda, quase perfeita
É um determinado convite
Vindo de Deus, para que pernoite
No brilho do luar, onde dança o teu sorriso
E confirmam a minha suspeita
Antevendo a chegada ao paraíso
Portugal – Sintra – 16 de Setembro de 2010
*
29- ELA

cumpre a sua MISSÃO
(de Mãe da Humanidade...)
contribuindo
(com a sua Nobre Função)
para a CONTINUIDADE
*
ELE
por: Santos Zoio

-é o Princípio Activo
(Fecundador)
do Poder Criativo
(do Pai-AMOR !)
- Portugal
*
30- POR DO SOL
Marcia Salgado

As luzes no céu se expandem
como as emoções em meu peito,
com a mesma languidez sensual
que encontramos em nosso leito.
São Paulo, 16 de setembro de 2010.
*
31- AO FINDAR DO DIA
Luis da Mota Filipe-Sintra

Pôr-do-sol de tamanha beleza,
Avistam os meus olhos de mel,
No horizonte admiro toda a riqueza,
Transportada com amor para o papel.
Portugal
*
32- Desaparecer do dia
Jaak Bosmans

Foi no primeiro desaparecer do dia
Que com ternura e sonhos de aventura
Te abracei nos matizes que se fizeram em cores.
*
33- Pôr Do Sol
Neusa Mendonça

Neste por do sol maravilhoso
Onde reina a magia do seu calor
Sinto o aroma do entardecer num clima
Romântico de muito amor
*
34- Pôr do Sol
(ou "as frustrações da realeza")
elisasantos
O rei recolhe-se solitário.
...Adormece em prece
e as estrelas? Efervescem...
O brilhante sonha,
sonha.. constelar
e com a lua namorar.
Rio de Janeiro- 17.09.2010
*
35- PÔR DO SOL
Maria Tomasia

O sol se põe, atrás das montanhas.
O céu parece pintura de aquarela.
Em silêncio, fitamos a infinita beleza
Que, como o amor, provém da natureza.
*
36- POR DO SOL
Fátima Abrantes

Quisera ao olhar o horizonte
encontrar-te junto ao por do sol
Com a mesma luz que nos uniu um dia
e que foi nosso farol...
*
37- PÔR DO SOL
BellVil

O pôr do sol que contigo, tantas vezes assisti
Testemunha de um grande amor
Quantas vezes essa cena, revivi
Saudades de sentir o teu...calor !!
*

38- Pôr do Sol
M.Flores (Millie)

"Em teus braços o pôr do sol se eterniza,
enquanto a brisa suave do anoitecer
louva o amor."
SC 18/09/2010
*

39- Pôr do Sol
Cássia Rodrigues

Quando o sol vai se deitar,
espalha em fulgor uma nostalgia...
Fico assim a imaginar,
se o verei no outro dia...
Ele traz calor e vida,
mas quando vai descansar,
deixa a saudade da alegria vivida...
E, a dúvida de um novo despertar...
Tocantins - Mg
(18-09-2010)
*
40- PÔR-DO-SOL...
Dioni Fernandes Virtuoso

Grande espetáculo ao entardecer,
oferecido pela mãe natureza...
Precisamos a Deus agradecer,
pela visão de tamanha beleza...
*
41- POR DO SOL
Ferdinando

O sol adormece lá no mar
Em fogo feito de mil cores,
Eu fico olhando a pensar...
Se a noite é manta dos amores.
Germany19.09-10
*

42- PÔR DO SOL
(Ilka Bosse)

Mira-me, nesta linda manhã,
enquanto durar o arrebol...
Me verás somente amanhã,
ou, hoje à tarde, ao pôr do sol!
(Bailarina das Letras)
Blumenau-SC-Brasil-Setembro/2010
*

43- Pôr do Sol
Maria Marta Cardoso

Como se fosse uma sinfonia
o sol se deitando em tão linda aquarela
vejo o amor se expondo.
Nesse bailado de cores, louvo a Deus
tudo na vida
*

44- O POR DO SOL NA PRAIA
Luíza Benício

Ah! Como é lindo de se ver
Lá na minha praia, em Maragogi
O sol se pondo!
Nuvens vermelhas, amarelas se misturam
E se mesclam com o azul, o branco, verde, ou cinza...
As cores vão se misturando e outras cores vão surgindo,
enquanto o sol vai se escondendo lentamente...
por detrás dos morros de areia!
*
45- POR do SOL
José Verdasca

Por do Sol encantador
De uma beleza infinda
Como não há outra igual
É um convite ao AMOR
Das atrações a mais linda
Do humano racional
*

46- PÔR DO SOL
Carminho Vasconcelos

É nesse ígneo espetáculo de cor,
Que num enlevo de paz e reflexão,
Somos levados à meditação
Na sacra e amorosa obra do Criador!
Lisboa/Portugal
*

47- Por do Sol
Wilton Reis

Momento de esplêndida e rara beleza
De uma luminosidade nos olhos teus
Parecendo que nessa hora mágica a mãe natureza
Une no longínquo horizonte, a terra e os céus.
*

48- Por do Sol
Jandira Cahet

A velhice tem também seus triunfos
trás as lesões do tempo como trunfos
do eterno retorno um desatino
e do meramente humano destino.

Fonte: Arte e Formatação: Susana Mendes
Tutorial : DWorisch
Tubes: DWorisch
*O sol nasce a oriente
(de um quadro de Malangatana)
David Mestre

povo, de ti canto o movimento
teu nome, canção feita de fronteiras
lua nova, javite ou lança
tua hora, quissange em trança

do longo longe do tempo
arde minha flecha, meu lamento
minha bandeira de outro vento
aurora urdida nos lábios de zambi

de ti guardo o gesto
as conversas leves das árvores
a fala sábia das aves
o dialecto novo do silêncio

e as pedras, as palavras do medo
os olhos falantes da mata
quando a onça posta a sua arte
nos fita, guardada em sua mágoa

de ti amo a denúncia felina
das tuas mãos quebradas ao presente
a dança prometida do sol
nascer um dia a oriente
(1948-1997)

Luís Filipe Guimarães da Mota Veiga nasceu em Loures, Portugal, mas foi para Angola com oito meses. Jornalista e crítico literário, coordenou diversas páginas literárias. Em 1971 fundou e dirigiu o grupo “Poesias – Hoje”. Foi director do “Jornal de Angola” e era membro da Associação Internacional de Críticos Literários e da União dos Escritores de Angola.

Publicada por kinaxixi em 5/04/2009 12:02:00 AM
Angola: os poetas: O sol nasce a oriente