sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

É difícil consertar!


Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor

Quando resolvi criar o meu “blog”, tive em mente compartilhar a experiência adquirida no serviço público e na cátedra da disciplina “Direito Financeiro e Finanças” a qual ministrei por quase três dezenas de anos, além do exercício de funções de controle externo e interno, sempre voltados para a otimização da gestão, notadamente com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).
Os cursos que ministrei e a orientação na atividade funcional surtiram algum efeito entre estudantes, advogados e servidores ligados à fiscalização, embora em menor intensidade entre os gestores, que trabalham tendo vistas preponderantemente para os aspectos políticos-partidários, muitas vezes desprezando a licitude e atropelando a legalidade, mercê da indicação de pessoas sem aptidão para cargos de grande responsabilidade, trocando servidores competentes e de reputação ilibada por pelegos e subservientes, disso gerando as costumeiras “operações” de combate à corrupção.
O nosso Estado está no pódio dos quatro Entes Públicos mais desgarrados da lei, perdendo apenas para Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo:

“ MAPA ON-LINE DA CORRUPÇÃO.
Que vergonha, o RN em 4º lugar.
Um ranking inédito da Polícia Federal, revelou quais são os Estados com mais casos de crimes eleitorais nos últimos 4 anos. Segue a lista:

1º. Rio de Janeiro: 3.409 (Nº de crimes eleitorais)
2º. Minas Gerais: 1.912
3º. São Paulo: 1.547
4º. Rio Grande do Norte: 1.529
5º. Paraíba: 1.217
6º. Maranhão: 1.195
7º. Paraná: 846
8º. Ceará: 700
9º. Tocantins: 628
10º. Pará: 572
Fonte: Polícia Federal”

No Tribunal de Contas já existe preocupação para a nomeação do cargo de Conselheiro, tendo o Presidente Valério Mesquita, sem questionar nomes, ponderado que espera que o escolhido tenha saber jurídico.

O JH, edição do dia 11, pela pena do experiente jornalista Marcos Aurélio de Sá informa e lamenta que o competente e honrado Dr. Emerson Fernandes, Presidente da CODERN, com projetos e metas executados e em andamento reconhecidos pela sociedade, acaba de ser exonerado por intercessão da Deputada Federal Sandra Rosado.

Assim, é difícil consertar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário