quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Osvaldo D’Amore - mais um artista que partiu


O Maestro e violinista Osvaldo D’Amore, morre aos 61 anos, na madrugada desta quinta-feira (16) em Natal.


Nascido em Buenos Aires, Argentina, Osvaldo D’Amore começou a estudar música com o pai aos 7 anos de idade.


Na Argentina, trabalhou como violinista da Orquesta Filarmónica de Buenos Aires e da Camerata Bariloche, realizando diversas tournées pela América do Sul, América do Norte e Europa.


Veio residir em Natal desde os anos 70 e, pelo seu valor profissional e adaptação à realidade social da terra potiguar, recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Norte-Riograndense em 1994.


A sua trajetória registra ter sido um dos criadores do Quarteto de Cordas da UFRN. Esteve, por cerca de 20anos, à frente da Orquestra Sinfônica do RN.


Deixando a condição de maestro da OSRN passou a dedicar o seu talento a um projeto nobre - “Tocando a Vida”, desenvolvendo aulas de iniciação musical com alunos da Escola Estadual Jean Mermoz, no bairro de Bom Pastor.


Preparou uma plêiade de bons músicos, dentre os quais o seu filho, músico Ticiano D’Amore, guitarrista e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN).


Como homem criativo moderno, Ticiano também é conhecido pelo seu personagem da internet, Uílame, onde alimentava site de cultura.


A par dos informes básicos de sua biografia, D´Amore deixou um grande círculo de amigos que estão tristes com sua partida e convivência harmoniosa e aquele charme de pessoa lhana, que encantava como pessoa e como músico.


Com a saudade dos seus familiares e amigos, deixa no ar o aroma do seu tradicional cachimbo, companheiro de toda uma vida e o acorde final de um tango – “Mi Buenos Aires querido”.


No Céu aparece agora uma nova estrela.


É a simples homenagem de quem muito o admirava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário