quarta-feira, 18 de abril de 2012


Dia Internacional do Monumentos e Sítios - "Do Património Mundial ao Património Local" em Vila do Bispo - Portugal


No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado à temática “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”, a Câmara Municipal preparou um programa específico, celebrando a efeméride no próximo dia 21 de Abril, pelas 15h00, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo.

Assim “Vila do Bispo, o “Cabo do Mundo”, um lugar de encontros”, é a iniciativa agendada para comemorar aquela data que se celebra a 18 de abril. Esta iniciativa, aberta à população em geral, consta de uma palestra/tertúlia que tem como objetivo refletir sobre a temática do “Património Cultural Português no Mundo”, onde será abordado o facto histórico da partida de uma caravela, em 1455, do mítico Cabo de São Vicente com destino à costa ocidental africana, passando pela construção de toda uma área de influência no Mundo e terminando, novamente, no território local, onde atualmente vivem pessoas oriundas do Brasil e de África, por exemplo.

Na palestra/tertúlia estarão presentes os oradores Adelino Soares (Presidente da Câmara Municipal), Artur de Jesus (Licenciado em História da Câmara Municipal), Maria da Conceição Câmara - Ceicinha Câmara (ligada à Cultura Luso-Brasileira), a Dra. Dália Paulo (Diretora Regional de Cultura do Algarve), e um representante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta ação será enriquecida com a participação da comunidade escolar de Vila do Bispo, alunos da Escola do Ensino Básico do 1.º Ciclo n.º 1, de Vila do Bispo, que farão uma abordagem colorida desta temática, ligando Vila do Bispo e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário