sábado, 7 de abril de 2012

M E D I T A Ç Ã O

A meditação é um momento de paz, reflexão, contemplação do infinito e do finito. Levando-nos às coisas transcendentais.

Desta forma nos tornamos mais sábios e elevamos nosso espírito a altitudes inimagináveis.

É momento em que revisamos nossas atitudes para com Deus e o próximo, num laço de amor.

Estamos em plena Semana Santa - para os cristãos representa a vigília para a promessa da ressurreição de Jesus; para os judeus, é a comemoração da vitória na libertação do Povo Hebreu da escravidão do Egito; para os Muçulmanos é o momento de renovação da fé. Todos, enfim, estão na direção da páscoa. Portanto, o dia de hoje é de preparação para o dia maior, em que, de um lado se consagra a vitória do espírito redivivo de Jesus, o Mártir da Humanidade e também o seu Salvador; do outro a libertação do Povo Hebreu do cativeiro do Egito e a Renovação da Fé Islâmica.

Devemos, pois, meditar nas causas maiores do perdão, amor e da fé, reconhecendo nossas faltas e nos comprometendo com a reconciliação e a paz entre os povos e entre os homens.

CATÓLICOS
A Páscoa reintegra as realidades do Calvário e da Resurreição, mostrando a indivisibilidade destes dois momentos, o da dor e o da alegria. A felicidade proclamada pela Páscoa cristã culmina na vitória definitiva da vida sobre a morte, do bem sobre o mal, da felicidade sobre a tristeza.

ESPÍRITAS
A Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, não possui nenhuma espécie de culto a simbologias ou ritos. O sentido de renovação da Páscoa para os cristãos espíritas se concretiza na renovação de si mesmo, na melhoria íntima e na evolução espiritual.

EVANGÉLICOS
Como todos os cristãos tradicionais, os evangélicos dão grande importância à semana chamada Santa. É um período especial de estudo sobre os últimos dias da vida de Jesus de Nazaré, o Messias. O Domingo de Páscoa representa a grande festa da vida, a esperança concreta para a salvação da humanidade perdida em seus pecados. Vitória sobre o mal, sobre o pecado e sobre os poderes espirituais das trevas.

JUDEUS
A Páscoa judaica (do hebraico Pessach = passagem) remete a fatos ocorridos há cerca de três mil e trezentos anos atrás. O povo hebreu, descendente dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacob, estava escravizado no Egito. A Torá, o primeiro e mais sagrado dos três livros que compõem a Bíblia judaica, fala da intervenção divina para libertá-lo. Moisés foi o instrumento desta libertação. A data significa, então, a libertação do povo judeu do cativeiro do Egito.

MUÇULMANOS
Apesar de as raízes do Cristianismo e do Islamismo terem as mesmas origens, tendo como profetas Abrãao, Noé e Moisés, os destinos históricos delas são diferentes. Para a crença islâmica, profeta é um ser sagrado com a missão de trazer a palavra de Deus, e por tal motivo, nunca poderia ser crucificado. A Páscoa significa a renovação da fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário