terça-feira, 8 de maio de 2012

Hoje é o dia do artista plástico
Hoje é o dia do artista plástico
Hoje é o dia do artista plástico


A Santa Ceia (Newton Avelino)

          No dia 08 de maio, no Brasil se comemora o Dia do Artista Plástico. A data representa a homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo, que teve uma carreira brilhante. Estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles e passou, também, pela Escola Superior de Belas-Artes de Paris.

Registram os seus biógrafos que ele faleceu de maneira trágica no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

Deste modesto espaço de divulgação lembramos os extraordinários artistas brasileiros, em quantidade incalculável e o fazemos destacando, por exemplo, Candido Portinari, cuja obra Guerra e Paz, ornamenta a sede das Nações Unidas em Nova York; Tarcila do Amaral, que integrou o movimento antropofágico nas artes plásticas; o modernista Alfredo Volpi.

No Rio Grande do Nort, celeiro inesgotável de artístas plásticos,  homenageamos, por simples amostragem: Newton Navarro, Dorian Gray, Levi Bulhões, Vatenor, Iaperi Araújo, Assis Marinho, Thomé Filgueira, Jomar Jackson, Leopoldo Nelson, Newton Avelino, Manxa e tantos outros extraordinários artistas que nos encantam – alguns que ainda não tiveram a consagração merecida, mas ficarão na nossa história. Parabéns a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário