domingo, 24 de junho de 2012

ESCRITORES HOMENAGEIAM FAUSTO GOSSON

30 DIAS SEM FAUSTO GOSSON - [26.06.2012]

SUMÁRIO

Águeda Maria Mousinho Zerôncio
Alexandre Magnus Abrantes de Albuquerque
Carlos Morais dos Santos
Carlos Roberto de Miranda Gomes
Eduardo Antonio Gosson
Lucia Helena Pereira
Rosa Regis

01. POEMAS

Bíblia!

Poesia!

Testemunhos de Fé de meu amigo poeta admirável Eduardo Gosson

Na voz desconhecida brandura

Auscultei a trombeta sobrenatural de São Miguel Arcanjo

Implacável contra o Mal

Pensei;

Será que o homem necessita mesmo de ser molestado na própria carne

Para, aderir, afinal, ao combate?

De que modo, cada um, ao seu jeito, poderia enfrentar o inimigo sem rosto

Que, por vezes, freqüenta a casa?

(Águeda Maria Mousinho Zerôncio)


ANJO FERIDO
Para Fausto Gosson

Não se pode ferir as asas de um anjo,

mas o fizeram nas franjas da noite;

as ruas traem a quietude da casa,

a paz do Senhor é bandeira defraudada.

Não se deve dizer mais que herói é o homem

com seus sonhos, seu vigor, espada e nome,

se as fantasias de querer mais que o céu na terra

tornam impura a estrada, dilui passos em quimeras.

(Meu querido menino, santos eram teus olhos,

o Senhor da paz está contigo em óleo)

Não fica impune o que rouba a inocência,

O barro de Deus é obra de Suas mãos.

Esta aliança não é perdida no azul do infinito,

ainda que a mordida do tempo rasgue o manto.

Uma criança chora no pai que enterra a semente,

mas ele tem a esperança de um dia ouvir o canto

do que hoje em letra e coração dorme eternamente.

(Alexandre Magnus Abrantes de Albuquerque)


OS NÓS E OS LAÇOS

Se os Nós que nos ligam

São fortes Laços,

Que os sentimentos digam

Se são abraços !

Se são abraços com fervor

E Nós para durar,

Então são Laços de amor,

Não são Nós para desatar !

Se os Laços ficarem lassos /

E os Nós alassar, / São Nós e Laços, fracassos, / São ligações a findar ! /

Há complicados Laços /Que queremos desmanchar, / Não são Laços, são embaraços,

São Nós cegos, de atormentar ! /Só Nós e Laços bem ligados /Fazem na vida a ligação / Dos afectos entrelaçados / E dos Nós de amor em comunhão !

Mas só há vida bem vivida / Com Nós e Laços a emendar, / Porque a uma vida não sofrida / Faltam Nós e Laços para a enfeitar !

(Carlos Morais dos Santos)


FAUSTO

Meu filho Fausto

Porque em vida

Foste puro, justo e bom

Deus, na hora extrema,

Resgatou-te das trevas


Sim, meu filho

Quero dormir eternamente

Junto de ti

Porque agora dormes

com Deus.

(Eduardo Gosson)


CANÇÃO DE NINAR FAUSTO GOSSON

No salão as pessoas se amontoam

Um pai canta estribilhos da canção de Assis

E o seu olhar firma-se no derradeiro momento

Antes de ver seu filho dormir para sempre.


Vai, vai filho meu,

Tua pátria é mais além,

Naquele céu de algodão doce,

Onde anjos te esperam e cantam.


Mas o olhar do pai percorre ávido e triste,

O rosto do seu filho através do pequeno vidro

Que o separa de todos e de tudo

Dormindo para acordar no céu!


Vai, vai filho meu,

Tua pátria é em Deus,

Teus lírios florescerão num céu de luz

Entre anjos docemente entoando hinos!

O olhar do pai já não arde

Mas dói nas dores do seu filho morto

Por um vício sem remédio,

Por uma dor que ele não conseguiu poupar.


Vai, vai meu filho querido

Segue a tua estrela riscada de ouro

E dorme, enfim, o teu sono infinito

Enquanto o meu olhar te guiará.


Um olhar que se fez angústia em sete dias,

Rodopiando pelo hospital enquanto as horas iam

Para ver o filho, numa UTI, sem sussurros, sem quase vida,

Enquanto um pai amoroso pedia um milagre que não se fez!


Vai, vai filho do céu,

Teu Pai eterno o receberá

Num afã de amor e ansiedade,

Para, enfim, dar- te o beijo paternal.

Um olhar de pai fica na terra

A recordar os passos do menino, do adolescente e do homem

Tragado pela desgraça de um vício

Que não entendemos e deixa sobrar perguntas!


Vai, vai meu filhinho querido

Há um cantinho bom só para ti.

Junto de Nossa Senhora que te abençoará,

E Jesus que te alumiará os passos.


E fica em mim um olhar de esperança

Para ver um mundo novo, sem drogas, dores,

Sem tantas desgraças e padecimento...

Oh! Filho meu...foste embora, dormiste, enfim!

(Lucia Helena Pereira)


QUERO DORMIR ETERNAMENTE

Deus, eu “Quero dormir eternamente!”

Foram estas suas últimas palavras.

E Deus tirou-lhe do seu corpo as travas

Que prendiam sua alma, a sua mente.

E voou leve, livre e docemente,

Deixando para trás o sofrimento

A angústia, a dor, o desalento,

Que, na Terra, o prendeu durante a vida

Terrena. E o BOM PAI lhe deu guarida

Nos Seus Braços de Amor, no Firmamento.

(Rosa Regis)


02.CRÔNICAS

EU NÃO SABIA QUE DOÍA TANTO!

Os filhos vem ao mundo para enterrar os pais e não os pais enterrarem os filhos. É a ordem natural das coisas. Entretanto, fui surpreendido: dia 27 de maio de 2012 quando enterrei o meu filho FAUSTO chamado na intimidade de “fafau”.

Adverte o Poeta Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, após o fim do colonialismo, que “não basta que seja justa a nossa causa/é preciso que a beleza e a justiça existam dentro de nós”. E Fausto era puro, justo e bom. Demonstrou nos seus breves 28 anos de vida. Era gêmeo com Thiago. Filho com a minha primeira esposa a médica pediatra Maria Gorette Fernandes de Melo . Alguns atos a seguir relatados provam à afirmativa:

1º ATO - muito apegado ao irmão Thiago. Qualquer hora do dia ou da noite acordava-o para oferecer comida.

2º ATO - quando o irmão demorava a chegar da Faculdade, ligava para todas as pessoas que conhecia tentando localizá-lo.

3º ATO – filho amoroso, ligava pelo menos três vezes ao dia para mim. Muita vezes, ligava às 22h para dizer: “- papai, estou te ligando só para ouvir a tua voz”. Guardava 02 exemplares dos livros que escrevi no seu quarto e mostrava a todos que iam visitar-lhe. Tinha orgulho de mim.

4º ATO – ligava diariamente para as filhas Hulimase Maria e Maria Eduarda que moram no interior. Sofria por não tê-las perto. Tinha consciência da impossibilidade por causa da sua DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

5º ATO - Muitas vezes ficava sem comer porque dava todo o seu almoço aos mendigos. Seu cristianismo era dos primeiros tempos.

Escrevo essas linhas para compartilhar com os meus poucos leitores a saudade que sinto do meu filho Fausto.Afirma Chico Buarque: “a saudade é o pior tormento/ É pior do que o esquecimento/a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu”.

Maior choque que sofri na vida, eu não sabia que doía tanto!

(Eduardo Antonio Gosson)


FATOS INESPERADOS

HOJE É DOMINGO, DIA EM QUE ESCOLHO PARA CUIDAR DE AMENIDADES E DO BEM QUERER.

Fatos inesperados, todavia, não permitiram que assim cuidasse hoje no meu Blog. É um fato triste num dia frio de inverno, melancólico. Devolvemos a terra o corpo de FAUSTO GOSSON, um jovem destruído pelas drogas.

Foi curta a minha convivência com ele, como muito curta foi a sua existência na terra, mas o bastante para avaliar que era um jovem perfeitamente corrigível, pois era bom, prestativo e, paradoxalmente uma pessoa alegre.

Não sei a razão, mas entre nós aconteceu uma amizade fraternal. Tratava-me com muito carinho e atenção.

O nosso último encontro foi no lançamento recente do livro de Eider Furtado. Ele trazia para mim salgadinhos e refrigerante, enquanto papeava com Eduardo.

No lançamento do livro do seu pai, dias atrás, pediu para tirar uma foto comigo e Eduardo e que agora reproduzo para registro perene de uma breve amizade.

DEUS NOS PÕE NO MUNDO E TAMBÉM NOS CHAMA DE VOLTA. SÃO OS MISTÉRIOS DA VIDA.

DESCANSE EM PAZ MEU QUERIDO AMIGO E QUE A SUA MORTE, NAS CIRCUNSTÂNCIAS COMO OCORREU, SEJA UMA ADVERTÊNCIA PARA OUTROS TANTOS JOVENS QUE SE FRAGILIZAM DIANTE DAS DROGAS E UMA REFLEXÃO PARA QUE A SOCIEDADE SEJA MAIS SEVERA COM OS BANDIDOS TRAFICANTES, QUE CONTINUAM DESTRUINDO A JUVENTUDE.

AOS SEUS PAIS E FILHAS, EM ESPECIAL AO SEU IRMÃO THIAGO, QUE RECEBAM A FORÇA DIVINA DA CONFORMAÇÃO.

(Carlos Roberto de Miranda Gomes)



Nenhum comentário:

Postar um comentário