sexta-feira, 15 de junho de 2012

H O J E, dia 15 de junho, a partir de 19 horas, teremos no Centro de Convivências do Campus da UFRN o lançamento do Livro/CD “Pássaro Novo”, com resgate da impressionante produção musical de Ivanildo Cortez e Napoleão de Paiva.

Para toda a geração que viveu intensamente o movimento musical natalense dos anos 1960 e 1970 - inspirado nos Beatles, na Jovem Guarda e no Tropicalismo- é a oportunidade de resgatar as principais composições que entusiasmaram a juventude nos festivais que eram realizados no Palácio dos Esportes e no Teatro Alberto Maranhão.

Trata-se da história escrita e cantada (livro +CD) abordando a efervescência estudantil, o Tropicalismo papa-jerimum e o cotidiano da Natal nos tempos das tribos “Paz e Amor, Bicho”.

É a oportunidade de lembrar as origens da irreverente Banda de Rock estudantil “The Funtus” e da evolução do repertório produzido por Ivanildo Cortez e sua turma, culminando com o sucesso impactante de “Quero talvez uma Nêga” que ganhou nota 10 da unanimidade dos jurados no Festival Nordestino realizado no Teatro do Parque lotado em Recife no ano de 1973.

O CD -que contém as melhores músicas produzidas por Ivanildo Cortez e Napoleão de Paiva- foi gravado com participação marcante de Erivaldo Galvão (Babal), Galvão Filho, Isaque Galvão, Pedrinho Mendes, Sílvia Sol, Tânia Soares e arranjos de Franklyn Nogvaes. Os estilos das músicas são bastante variados: Rock, Xaxado, Valsa, Marchinha de Carnaval e Instrumental.

O livro contando toda história da juventude transviada natalense, dos festivais, das bandas de rock estudantis femininas e da turma que “fundou” a Praia dos Artistas, com inúmeras fotografias da época, foi escrito por Carlos e Fred Rossiter Pinheiro.

Fred



Nenhum comentário:

Postar um comentário