quarta-feira, 6 de junho de 2012


Intercâmbio: em junho a cultura potiguar chega a Cuba, Portugal, São Paulo e Rio de Janeiro.


Secultrn/FJA aproveita ensejo e lança para consulta pública o Edital Intercâmbio.

Artistas, pesquisadores e gestores da cultura potiguar estarão presentes em eventos nacionais e internacionais durante este mês de junho, com o apoio do Governo do RN/ Fundação José Augusto. Estudos, trabalhos e produção serão apresentados.

EM CUBA:
Geraldo Cavalcante e Guaraci Gabriel participam em Havana, Cuba, no período de 16 de maio a 16 de junho da Bienal de Cinema de Havana. Na mostra, produzida pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, realizada de 01 a 4 de junho, os produtores cinematográficos vão apresentar 8 filmes realizados no RN :

"Lendas do Catu", produzido em Goianinha; "Os Causos de Tomás Cabe" de São Tomé, "Belíssima", trabalho dos produtores de Caicó; "O Retorno", trabalho dos artistas de Jardim do Seridó; "Esquizofrenia", produzido em São José do Mipibu; "O Pacto", que contou com o apoio da Prefeitura de Serra Negra do Norte; "Em família" envolveu artistas e produtores de São José de Campestre, São Gonçalo do Amarante e Macaíba; e, as "As Marias", que envolveu equipes de Santana dos Matos, Areia Branca e Natal.

Além de participarem da Mostra será entregue ao governo cubano os trabalhos da Escola Fidel Castro de Canguaretama e da Escola José Martim de Santa Fé, Cuba, que destacam o líder Fidel Castro. Na agenda de Geraldo e Guaraci, constam contatos com a Escola de Cinema de Santo Antonio de los Banos com o objetivo de estabelecer parcerias na área de cinema entre o Governo do Estado e Cuba.

PORTUGAL – SERPA
O fotógrafo norte riograndense Teotônio Roque participa em Serpa, Portugal, da IX Edição de Encontros de Cultura realizado pelo Centro Internacional de Música e Dança do Mundo Ibérico - MUSIIBERIA, que se realiza no período de 7 a 17 de junho. Teotônio participa com fotografias de uma exposição coletiva de fotógrafos de origem latina e deverá negociar com os organizadores do encontro a vinda da exposição para
o Estado.

RIO DE JANEIRO
O Coral Harmus realiza concerto dia 08/06, na Sala de Música Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrando-se às comemorações dos 10 anos de criação do Madrigal Cruz Lopes, que como coro anfitrião, realizou o convite.

Com regência da maestrina Leninha Campos e de José Machado, será executado no programa: Glória de Vivaldi, M.J.Lauridsen, Ernani Aguirar, Luiz Gonzaga. O Coral Harmus apresenta também composições e arranjos de Humberto Luiz, Leonardo Rocha, Harisson Dantas, integrantes do próprio coro. Os integrantes do Coral Harmus realizam um trabalho voluntário.

SÃO PAULO
Nada mais propicio para quebrar a “sizudez” da grande metrópole que a invasão dos mamulengos. Em São Paulo, realizado no período 28 de maio a 03 de junho, a Terceira Edição do Encontro de Mamulengos de São Paulo, contou com a presença de Graça Cavalcanti presidente da Associação aqui no Rio Grande do Norte. Pesquisadora e estudiosa do João Redondo, mestra, com trabalhos publicados sobre Dona Dadi, importante mamulengueira do Estado, Graça Cavalcanti realizou no Agosto da Alegria de 2011 o segundo encontro de João Redondo no Estado, com a participação de mais de 30 brincantes e apresentações nas feiras livres, escolas e praças da capital. Neste encontro os participantes juntamente com representantes do IPHAM e universidades estabeleceram os pleitos da categoria a ser apoiado pelo Governo do RN.

E, como uma forma de incentivar o intercâmbio da cultura potiguar, como os que estão acontecendo durante o mês de junho, a Secultrn/FJA colocou em consulta pública o Edital de Intercambio que pretende conceder apoio, através de passagens, a artistas, produtores que desejem levar divulgar a cultura potiguar através de apresentações, performances, estudos e trabalhos em eventos realizados em outros países e/ou estados brasileiros.

Denise Barcelos
Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 / 8137 2047
Siga-nos no twitter: @secultrn





Nenhum comentário:

Postar um comentário