sábado, 24 de novembro de 2012


Nesses tempos de novembro, que marcaram a história política do RN, o jornalista Luiz Gonzaga Cortez aproveita a data para postar em sua página na internet, trechos da publicação de seu livro “A Revolta Comunista de 35 em Natal”. Foi nesse livro que o autor reuniu 20 reportagens publicadas no jornal O Poti, edição dominical do Diário de Natal, em 1985, e que traziam o título “O Comunismo e as lutas políticas do RN na década de 30”. Com as matérias, o jornalista conquistou o primeiro lugar no concurso “Elias Souto”, da Fundação José Augusto em 1985.
Além das reportagens premiadas, o livro reúne outras matérias sobre a insurreição comunista em Natal e o tiroteio na Serra do Doutor, região Seridó, local do enfrentamento de rebeldes e civis armados por fazendeiros e políticos conservadores, inclusive integralistas. Clique aquipara ler a primeirapostagem na página.
Luiz Gonzaga Cortez é jornalista profissional diplomado, um dos fundadores da Cooperativa dos Jornalistas de Natal (Coojornat) e atuou profissionalmente nos jornais natalenses, Diário de Natal, Tribuna do Norte e semanário “Dois Pontos”, precursor do atual vespertino Jornal de Hoje. Além da premiação do concurso Elias Souto em 85, Cortez ainda venceu as edições de 1984 e 87, respectivamente, com as reportagens “A Pequena História do Integralismo do RN” e “Luiz Maranhão, mártir do povo” (revista Flagrantes-Out/87).
Outras páginas de Cortez
O jornalista e pesquisador atualiza outras páginas na internet, de variado conteúdo jornalístico e informativo, confira esta, “Os estudantes e o regime militar no RN”, que resgata a história do movimento estudantil e a resistência a ditadura militar no Rio Grande do Norte.
_____________________________________
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN.com em 11/18/2012 09:54:00 AM
http://candelariaeasuarealidade.blogspot.com.br
Do jornalista LUIZ GONZAGA CORTEZ
_________________________
Em Natal, o movimento
é antecipado

     Pelos planos, o levante deveria ocorrer na madrugada de 27 de novembro. Então, os responsáveis pela conspiração em Natal receberam um telegrama apócrifo, enviado talvez pelo serviço de contra-informação do governo, mas com a identificação da chefia do movimento. Esse telegrama informava que o início havia sido antecipado para 23 de novembro. Inexperientes, os líderes acreditaram na veracidade do telegrama.

     Foi assim que, na noite de 23 de novembro, um sábado, dois sargentos, dois cabos e dois soldados sublevaram o 21º Batalhão de Caçadores. Beneficiados pelo elemento surpresa, conseguiram pôr em fuga o governador do Estado, que refugiou-se em um navio de bandeira francesa.
     Rapidamente, o movimento se alastrou por outras cidades do Rio Grande do Norte. Colunas rebeldes ocuparam Ceará-Mirim, Baixa Verde, São José do Mipibu, Santa Cruz e Canguaratema.
     Totalmente ingênuos em movimentos sediciosos, os sublevados acreditavam ter dominado a situação. Tomaram o palácio do Governo e instalaram um "Comitê Popular Revolucionário" com o "Ministério" assim constituído: Lauro Cortês Lago (funcionário público), Ministro do Interior; Quintino Clementino de Barros (sargento), Ministro da Defesa; José Praxedes de Andrade (sapateiro), Ministro do Abastecimento; José Macedo (carteiro), Ministro das Finanças; João Batista Galvão (estudante), Ministro da Viação. O cabo Estevão assumiu o comando do 21º Batalhão de Caçadores, enquanto o sargento Eliziel Diniz Henriques passou a comandar a Guarnição Federal. E depois? Depois, mais nada. Ninguém sabia o que fazer (se alguma coisa pudesse ser feita) para consolidar o movimento supostamente vitorioso.
     Nas ruas, a população exultava com aquele breve momento de anarquia. Durante alguns dias a capital virou terra de ninguém, com saques, roubos, invasões de domicílio, requisição de veículos particulares e tudo mais que passasse pela imaginação. Passados os acontecimentos, o "ex-Ministro da Viação", estudante João Batista Galvão, desbafa: "Naquele tempo, todo mundo fez o diabo e depois botou a culpa em cima de nós. O povo topou a revolução por pura farra. Saquearam o depósito de material do 21º BC e todos passaram a andar fantasiados de soldado. Minha primeira providência como ‘ministro’ foi decretar que o transporte público seria gratuito. O povo se esbaldou de andar de bonde sem pagar."
     Quatro dias depois de iniciado, o movimento foi contido por tropas do Exército e polícias de outros Estados, que invadiram o Rio Grande do Norte e restabeleceram a ordem.
Autor: PAULO VICTORINO



Nenhum comentário:

Postar um comentário