sábado, 17 de março de 2012

ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS



EDITAL



Em obediência ao disposto nos Estatutos, e por solicitação do Presidente Diógenes da Cunha Lima, comunico que estão abertas as inscrições para a Cadeira número quatro, desta instituição, de que é Patrono Lourival Açucena, sendo o Primeiro Ocupante Virgílio Galvão Bezerra da Trindade e sucessor Enélio Lima Petrovich. Os candidatos devem apresentar Curriculum Vitae, exemplares de obras publicadas e requerimento de inscrição, na sede da Academia, à Rua Mipibu, 443, Petrópolis, Natal, RN, com prazo de até trinta dias desta publicação. A presente vaga, conforme nossa norma se destina a conterrâneo residente dentro e fora do Estado. Natal, 15 de março de 2012. Anna Maria Cascudo Barreto – Secretária Geral
NECROLÓGIO DE ENÉLIO LIMA PETROVICH

Jurandyr Navarro (*)


Filho da terra de Miguelinho, conhecido ficou por toda esfera cultural. Deixou-nos dias passados o ilustrado conterrâneo. A sua ausência é notada e sentida, revelada pela dor familiar e a saudade da confraria que o cercava.

Encheu o espaço temporal da existência com a plenitude da realização de seus propósitos, constituindo família, instruindo e educando descendentes.

Na lida da vida civil porfiou em duas frentes: - na profissão liberal de Advogado, especificamente, na especialidade previdenciária, perto de longos quarenta anos. Nesta atuação adquiriu celebridade profissional, estabelecendo-se em Natal e Salvador, a fim de equacionar interesses múltiplos de inúmeros constituintes que o fizeram patrono de suas causas.

Pari passu a esse labor de ordem profissional, com o passar dos anos tomava vulto o seu interesse pela cultura, segmento operativo ao qual dedicou o restante da sua atribulada existência terrena.

Elas, a Advocacia e a Cultura, as suas apaixonadas amantes espirituais.

Nesse aspecto imitou o escritor eslavo Tchekhov, que dividiu a vida entre a Medicina e a Literatura.

Dizia ele: “Fico satisfeito quando me dou conta de que tenho duas profissões, não uma. A medicina é minha esposa legal, a literatura a minha amante. Quando canso de uma passo a noite com a outra. Pode não ser uma situação habitual, mas evita a monotonia; ademais, nenhuma delas sai perdendo com minha infidelidade. Se não tivesse a minha atividade médica, dificilmente poderia consagrar à literatura minha liberdade de espírito e meus pensamentos perdidos”.

Na sua atividade intelectual, voltada para as Letras e, notadamente, para a História, Enélio deveu à influência exercida pelo tio-avô, Nestor dos Santos Lima, elogiado educador e historiador consagrado, que o antecedeu na Presidência do Instituto Histórico e Geográfico, dirigindo-o por vários anos.

O exemplo foi seguido pelo sobrinho-neto, imitando-o, outrossim, na direção vitalícia da vetusta instituição – a Casa da Memória, dístico da autoria de Luis da Câmara Cascudo.

Eleito, assumiu aos 25 de agosto de 1963, Enélio Petrovich presidiu o Instituto durante 48 anos, 4 meses e 12 dias. Quase meio século, numa atividade dinâmica pela cultura histórica. Essa permanência de labor profícuo foi, sem dúvida, o principal marco da sua lida intelectual.

Pertenceu, também, aos quadros de outras instituições da gleba potiguar, enumerando-se, algumas delas: Academia Norte-Rio-Gandense de Letras; Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte; Fundação Cultural “Padre João Maria”; União Brasileira de Escritores; Conselho Estadual de Cultura, tendo sido associado de outras entidades de âmbito nacional, na condição de Sócio Correspondente.

Em vida, foi agraciado com Medalhas e Comendas, a ele tributadas por corporações civis e militares, em reconhecimento ao seu desempenho intelectual.

A memória do ilustrado historiador não ficou órfã com sua morte, em virtude das obras deixadas à posteridade, quando as gerações moças poderão compulsá-las, avaliando seu valor.

São escritos biográficos insertos em livros, contendo dados narrativos de viagens, ensaios, compilação de artigos de jornais, textos de palestras, discursos, saudações, prefácios e outros.

À época de estudante de Direito, na saudosa Faculdade da Ribeira, em trabalho na sala de aula, teceu considerações sobre episódicos estudos penais relacionados com a doutrina psicanalítica de Freud, tendo recebido, posteriormente, elogio do criminalista famoso daqueles dias, Nelson Hungria.

Na idade madura colaborou em jornais de nossa Cidade e, durante anos, assinou uma coluna no matutino “Tribuna do Norte”, intitulada “A Previdência Social em Dia”, abordando matéria relacionada aos interesses de aposentados e pensionistas.

Dotado de espírito curioso, empreendeu muitas viagens através o Brasil e Exterior, interessado em manter contato com outras culturas, no afã de mais se ilustrar.

Tinha espírito social, dividindo entre a família e amigos as noitadas festivas.

Pertenceu ao Lions Club Norte, agremiação social que pela soberana vontade de seus associados, em certa data, fizeram-no numa de suas votações, seu Governador.

Embora exibisse temperamento difícil, proveniente de herança familiar, denunciado em raros momentos circunstanciais, geralmente se apresentava afável nas conversações, elegendo a política diplomática do bem-querer, brindando a vida com a alegria de uma alma toda voltada para boas causas.

A recordação gravou alguns títulos de palestras por ele proferidas: “Surgimento e Dinâmica do Direito Previdenciário”; “Sigmund Freud – sua Ciência e a Sociedade atual”; “Ordem, Saúde e Justiça”.

Em relação à performance dos intelectuais do Rio Grande do Norte, elogiava a tenacidade de Manuel Rodrigues de Melo, em prol da Cultura; a eloquência de Luís da Câmara Cascudo; a inteligência de Nilo Pereira e a genialidade de Oriano de Almeida.

A lembrança do seu nome perpetuada ficará pelo realizado na órbita superior das coisas do pensamento.

Uma das Salas do Memorial “Oriano de Almeida”, anexo do Instituto Histórico, ficou reservada à sua memória.

(*) Presidente em Exercício do IHG/RN

ENCERRADA, COM SUCESSO, A PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL – RIO GRANDE DO NORTE


Com intensas atividades realizadas nos dias 15 e 16 de março corrente, foi encerrada a 1ª CONSOCIAL do Rio Grande do Norte, onde foram debatidas e aprovadas vinte proposições para discussão no Conclave Nacional, a ocorrer em Brasília do mês de maio vindouro.

A abertura solene aconteceu no dia 15, com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, sob a Presidência do Controlador Geral do Estado, Dr. Francisco de Mélo e prestigiada pelos diversos segmentos convidados – Sociedade Civil, na proporção de 60%, o Poder Público, com 30% e 10% de conselhos de políticas públicas.

O evento teve início com duas palestras – a primeira do Dr. Mário Vinicius Claussen Spinelli, Secretário de Prevenção da Corrupção e a segunda do Dr. Carlos Roberto de Miranda Gomes, representando o segmento da Sociedade Civil, através da indicação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção RN, juntamente com o Dr. Francisco Jadir de Farias, que será o Delegado para o Conclave Nacional. O Dr. Carlos abordou o tema “A Gestão Pública e o Controle Social”.

Após exaustivas reuniões de Grupos de Trabalho, quatro temas básicos foram desenvolvidos:

Eixo I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;

Eixo II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

Eixo III – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e

Eixo IV – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Na Plenária final foram aprovadas 20 (vinte) proposições para a CONSOCIAL NACIONAL, dentre as quais algumas apresentadas pela OAB/RN, a saber:

a) Criar Comissão Gestora de Acompanhamento e avaliação das ações que envolvam recursos públicos e prestação de contas, nas três esferas de governo, para garantir a transparência e Controle Social;

b) Criação de uma Ouvidoria Geral Permanente da CONSOCIAL;

c) Elaboração de Manuais, Cartilhas ou Gibis de orientação ao povo sobre os seus direitos ao Controle Social da Gestão Pública;

d) Criação de órgão para a permanente mobilização social através de cursos, palestras e orientação para a efetiva realização do controle social;

e) Propor alteração na Lei 8.666 para a exigência da publicação da convocação das licitações, também, para a modalidade “convite”.

A OAB/RN deu apoio a outras proposições, que saíram vencedoras, como a exigência da “ficha limpa” para os cargos comissionados dos Entes Públicos.

Foi, afinal, um exemplo de cidadania e democracia, com a efetiva participação dos agentes de políticas públicas , dos representantes da entidades públicas e, principalmente, da população (sociedade civil)potiguar, representada por todas as regiões do Estado.

Parabéns pela iniciativa e o sucesso da Conferência.

sexta-feira, 16 de março de 2012

A QUESTÃO DO QUINTO CONSTITUCIONAL DOS TRIBUNAIS

Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor

O mundo jurídico viverá, este ano, mais uma modificação na estrutura da composição do Egrégio Tribunal de Justiça, com a anunciada aposentadoria do Desembargador Caio Alencar.

A nossa Corte de Justiça Estadual possui 15 vagas, das quais, 1/5 pertence, alternadamente, aos advogados e aos representantes do Ministério Público, o que corresponde a três vagas.

Na Carta Constitucional vigente o assunto é tratado da forma seguinte:

“Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

Parágrafo único. Recebidas as indicações, o tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos 20 dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação.”

Desta forma, há de existir, quando a composição dos Tribunais for ímpar, o critério paritário absoluto, o que implicará, circunstancialmente, na prevalência de um número maior, ora de advogados, ora de representantes do Ministério Público, como atualmente ocorre em nosso Tribunal de Justiça, com a presença da Desembargadora Judite Nunes e do Desembargador Caio Alencar, oriundos do MPE, enquanto apenas o Desembargador Cláudio Santos representa o segmento dos advogados.

Com a próxima vacância, deverá a vaga remanescente ser dos advogados, porquanto é entendimento da doutrina e da jurisprudência, que explicitam:

“As regras da paridade e da alternatividade para preenchimento nos Tribunais das vagas de Desembargador destinadas ao quinto constitucional ensejam algumas situações díspares, que assim podem ser sintetizadas: quando o número reservado ao quinto constitucional for par, fica respeitada a classe de origem;quando for ímpar, procede-se ao critério de alternância, independentemente da classe de origem, resultando que, em determinado momento histórico, uma das classes ficará com maior número de desembargadores;quando houver criação de novo cargo de Desembargador, ensejando um número par, será observada a regra da paridade, com o preenchimento da vaga por integrante da classe que estiver em menor número;”

Esse entendimento oriundo do julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça do Recurso em Mandado de Segurança n. 24.992-GO, Quinta Turma, Relator Ministro Jorge Mussi (j. 18.12.2007, DJU de 17.03.2008), nos leva a concluir que a vaga, de natureza impar, por ser a vaga de rodízio, isto é, aquela que vem quebrar a paridade existente entre as classes representantes do quinto constitucional, deve ser destinada à classe que se manteve em inferioridade numérica no histórico da composição do Tribunal de Justiça do RN. dando a prevalência, agora, da representação ‘quintista’ em favor da Ordem dos Advogados, Seção do Rio Grande do Norte, porque até agora existia uma participação maior do Ministério Público do que de causídicos da Corporação dos Advogados, alterando-se a paridade para maior participação destes últimos, em consonância com o que dispõe a Lei Complementar nº 35 (LOMAN) em seu art. 100, § 2º, homenageando o princípio da alternância e da sucessividade.

quinta-feira, 15 de março de 2012

PARA VOCÊ TER A EXATA NOÇÃO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, ACESSE ATRAVÉS DO GOOGLE: "areia movediça - a copa sob as dunas" OU "msn video - copa em Natal"


Estado do Rio Grande do Norte

Controladoria Geral do Estado

RELEASE

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL SOBRE
TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL-RIO GRANDE DO NORTE

LOCAL: Praiamar Hotel, RUA. Francisco Gurgel, 33, Praia de Ponta Negra.
DATA: 15 e 16 de março de 2012.
HORA: Abertura 9h do dia 15/03

OBJETIVO DA CONFERÊNCIA: A 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, tem como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo;

• Promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública;

• Propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade;

• Debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública;

• Discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação;

• Desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública; e

• Debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolva o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.

O tema da Conferência é: ”A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, será discutida durante as etapas: Municipal, Regional, Estadual e Nacional.

No Rio Grande do Norte a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, foi convocada, através do decreto nº22. 266 de 09 de junho de 2011 do Governo do Estado do RN. A Conferência será presidida pelo Controlador Geral do Estado, conjuntamente com a Comissão Organizadora Estadual - COE formada pela Controladoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, composta por representantes de três segmentos: 60% da Sociedade Civil, 30% do Poder Público e 10% de Conselhos de Políticas Públicas. Onde serão eleitos 38(trinta e oito) delegados Estaduais e 20 propostas/diretrizes para a Conferência Nacional.

A Comissão Organizadora Estadual - COE, definiu 06(seis) Conferências Regionais de acordo com as Regiões de Desenvolvimento do Estado e os Territórios para o processo de Conferência no Estado: Alto Oeste- Pau dos Ferros, Litoral Norte- João Câmara, Seridó- Caicó, Médio Oeste, Vale do Assu e Mossoroense-Mossoró, Agreste Trairí e Potengi- Nova Cruz e Litoral Oriental e Metropolitana – Natal.

O processo da 1ª CONSOCIAL se encerra com a Conferência Nacional, em Brasília, no período de 18 a 20 de maio de 2012. O resultado das conferências, ou seja, as propostas/deliberações irão contribuir para a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

quarta-feira, 14 de março de 2012

AGENDA PARA O DIA 15 DE MARÇO DE 2012



PROGRAMAÇÃO DA 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL-RIO GRANDE DO NORTE.

LOCAL: Praiamar Hotel, Francisco Gurgel-33, Praia de Ponta Negra, Natal/RN.
DATA: 15 a 16 de março de 2012
Dia 15-03-2012 (quinta-feira)
7h30min às 12h – Credenciamento dos delegados, convidados e observadores.
9h – Solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social.
- Programação Cultural
- Conferência de Abertura
“A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”
10h30min – Coffee break.
10h50min - Leitura e aprovação do Regulamento Interno
11h30min – Painel de Contextualização
12h30min - Almoço
14h30min – Grupos de Trabalho (GTs)
17h30min – Encerramento dos Trabalhos
Dia 16-03-2012 (sexta-feira)
8h30min às 12h - Grupos de Trabalho (GTs)
12h – Almoço
14h – Plenária de Orientação:
- Priorização das Diretrizes/Propostas- Eleição de delegados
15h40min- Coffee break
16h – Plenária final
17h – Encerramento da Conferência

terça-feira, 13 de março de 2012

DO BRASIL PARA O MUNDO
ANOTEM EM SUAS AGENDAS - QUARTA-FEIRA, DIA 14, TEMOS EVENTOS PROMOVIDOS PELA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RIO GRANDE DO NORTE
A UBE/RN FESTEJA O DIA DA POESIA (14-03), EM ALTO ESTILO, NA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDEN SE DE LETRAS.

C O N V I T E
O presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/RN, o presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras-ANLRN e a presidente da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte-AFL/RN convidam Vossa Senhoria e família para a seguinte programação no Dia da Poesia

(14 de março)

18h - O Dia da Poesia no Rio Grande do Norte
(Diógenes da Cunha Lima, Plinío Sanderson e João Batista de Morais Neto)
Moderador: Eduardo Gosson
19h30 - Lançamento do livro RESSACA da escritora Águeda Maria Mousinho Zerôncio

União Brasileira de Escritores - UBE
Eduardo Antonio Gosson

Academia Norte-rio-grandense de Letras - ANL
Diógenes da Cunha Lima

Academia Feminina de Letras do RN - AFL/RN
Zelma Bezerra Furtado Medeiros

LocaL: Academia Norte-rio-grandense de Letras, Rua Mipibu, 443 - Cidade Alta
Hora: 18 às 21h
NOITE DE AUTÓGRAFOS.
R E S S A C A

ÁGUEDA MARIA MOUSINHO ZERÔNCIO

A escritora é psicóloga de profissão e pesquisadora. Sua obra é memorialista e resgata boas histórias e belos recantos, em particular na praia de Cajueiro, no litoral maravilhoso de Touros, onde possui uma chácara e a visão do mar!

Amadrinhada pela União Brasileira de Escritores do RN, Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Academia Feminina de Letras, com o respaldo da NAVE da Palavra (como se fosse a "Arca" de algum Noé" que sobrou da grande dádiva doada por Deus), a autora entra no mar da sua melhor inspiração, embriagada de amor e outros sentires, embarcando num mar de belas poesias.

RESSACA representa o primeiro volume da COLEÇÃO ANTONIO PINTO DE MEDEIROS e a estréia do SELO EDITORIAL DA NAVE DA PALAVRA. Tem a Orelha de Eduardo Gosson e Prefácio de Françoise Silvestre.

______________
POR GENTILEZA CONFIRMAR PRESENÇA ATRAVÉS DO E-MAIL eagosson@gmail.com

segunda-feira, 12 de março de 2012

O GOVERNO BRASILEIRO ESQUECE OS SEUS FILHOS ILUSTRES
O PRECURSOR DE BRASÍLIA (VERA CRUZ)
SOLIDARIEDADE E AMOR À NATUREZA

domingo, 11 de março de 2012


DE REPENTE O TEMPO MUDA, A ESPERANÇA VOLTA, A FARTURA CHEGA E O POVO VIBRA – É O INVERNO OUTRA VEZ. POR QUE NÃO CANTAR!

Tempo de Inverno


Pássaros retornam em cantata
O campo amanhece em regozijo
O homem campina em sua mata
É o inverno que se aproxima...


A esperança se difunde entre as pessoas
Há certeza de instantes de fartura
Natureza exagera em candura
É o inverno que se sublima...

(Carlos Gomes)
________________________ 

Um Canto ao Inverno
A natureza veste-se de branco,

Como os meus cabelos. O tempo gela.
Há em mim um silêncio frio que estanco.
Vejo a árvore desnuda da janela,
Como o meu coração sem teu afago.
Mas existe a poesia que trago
Cantada na solitude que vela.

(Mardilê Friedrich Fabre)
________________________

Inverno

A temperatura está baixa,
o som do vento é agudo em alguns pontos.
Da boca sai uma engraçada fumaça branca,
da coberta sai um calor invisível.


Lá fora chove fino,
o movimento de pessoas é fraco,
a movimentação de carros é contida.
Os galhos das árvores dançam com o vento.


A lareira aqui dentro,
é quentinha como o quê.
O café da manhã reproduz o cheiro ótimo,
do bolo quente e do café passado.


As blusas tomam conta do corpo,
que já está quentinho,
porém ainda preguiçoso.
Os pés estão envoltos por uma grossa meia de lã.


O dia continua arrastado,
quase pedindo clemência,
ou querendo se recolher para dormir,
ou até querendo apenas um copo de café quente,
para se manter lá fora.


O olhar das pessoas continua condizendo...
Sim, frívolo leitor,
condizendo com a estação que imagino agora,
a estação de minha imaginação!


Os gestos são suaves,
a energia é muito poupada.
Livros bons aparecem junto ao sofá e ao edredom,
sem contar nos deliciosos arrepios na nuca,
que vem e vão.


Nenhuma aparência carrancuda,
apenas aparências cansadas e sentidas,
talvez sentidas “daquela cama”.
Pessoas rezando pelo seu rápido retorno ao quente lar.


Agora me vou entrar em outra aventura,
debaixo do meu edredom,
no meu sofá e com minha meia de lã nos pés.
Tomando meu café quentinho,
deleitando-me com o sopro gelado na nuca.

(Jonathan Cunha)
____________________
A pálida Luz da Manhã de Inverno - Poesias Inéditas

A pálida luz da manhã de inverno,
O cais e a razão
Não dão mais 'sperança, nem menos 'sperança sequer,
Ao meu coração.
O que tem que ser
Será, quer eu queira que seja ou que não.



No rumor do cais, no bulício do rio
Na rua a acordar
Não há mais sossego, nem menos sossego sequer,
Para o meu 'sperar.
O que tem que não ser
Algures será, se o pensei; tudo mais é sonhar.

(Fernando Pessoa)
____________________

Aconteceu no Inverno

Uma porta fechada de repente
deixou uma esperança diferente
parada sem saber aonde ir
do lado de fora...
O frio cortante que envolvia aquela noite
marcava o pensamento como açoite
não deixando uma única ilusão
todas elas prevenidas...
Não era primavera e nem verão
Marte sondava o céu na escuridão
ele se foi sem nem dizer adeus
partiu apenas...
Parecia até que ia voltar depois
que eu acordaria quando o sol nascesse
para perguntar: que pesadelo foi esse???
Mas não era sonho...
A realidade fustigou-me a alma
eu tentei sorrir, tentei manter a calma
encarei o mundo numa briga feia
nada adiantou...
Não virei o jogo, nem tampouco a mesa
nessa vida ganha quem chega primeiro
o amor não finge, ele é sempre inteiro
mas nem sempre vive...

(Tere Penhabe)
Itanhaém
______________________
 Poemas sobre o Inverno
(Cantinho da Miana)

Chove, chove, ping, ping

Chove, chove,
Ping... Ping...
Chove chuva sem parar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
E o menino sem brincar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Correm os rios para o mar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Estão os barcos a navegar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Andam chapéus pelo ar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Gosto de estar a olhar.
A chuva a cair,
O vento a soprar,
E eu aqui sozinho
Sem poder brincar.
________________________________

Convite

(Por Cristina Baridón)

Quando fizer muito frio
Faça chuva, neve ou granizo,
Vem comigo a minha casa
Quentinho está o meu piso.


Junto ao aquecedor,
Bebemos devagarinho,
Para aquecer alma e corpo,
Chocolate bem quentinho.


Brincaremos aos cowboys,
Desenharemos com ceras
E contaremos um coto
De fadas e de princesas.


Quando tiveres um tempinho,
Não esqueças, estás convidado!
Anda, vem brincar comigo,
Eu sou índio e tu... soldado.
________________________________

O Inverno

O Inverno começou, (mãos esticadas para a frente)
Tudo molhou... (mãos a abanar)
O vento soprou...(soprar)
O frio chegou... (braços cruzados ao peito a tremer)
E a mãe me agasalhou:
Com um camisolão! (vestir)
Umas botas! (calçar)
Um gorro! (colocar na cabeça)
E um blusão! (subir o fecho do blusão)

(Lourdes Custódio)
________________________________

Chuva fria, miudinha

Um soldado de chocolate
derreteu-se com o calor
que saía da lareira.
Enquanto a cor se esbate
sente um calor maior
que o calor de uma fogueira.
E assim se fez a paz
sem um execito capaz
de não ficar derretido
com o calor apetecido
de uma noite invernia
chuva fria miudinha
ao sabor da ventania
que só amaina à tardinha.
________________________________

Velho

Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Vem de sobretudo,
Vem de cachecol,
O chão onde passa
Parece um lençol.


Esqueceu as luvas
Perto do fogão:
Quando as procurou,
Roubara-as um cão.

Com medo do frio
Encosta-se a nós:
Dai-lhe café quente
Senão perde a voz.


Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.

(Publicada por Mariana)

Inverno

E chega o frio
Trazendo em suas vestes variados sentimentos
Emoções há meses aguardadas
Para se mostrar
Na evidência do maior dos talentos


O inverno vem sempre acompanhado de beleza
E certa tristeza
Não de uma tristeza triste
A doce tristeza que existe
Na espera do amor, que em chegado
guarda em si mesmo, imantado
Velhas energias, tantos segredos
Em meio a emoções desconhecidas


O inverno é melancólico
Bucólico
Sobretudo, reina nele,
Essas sensações


No inverno
A gente ama mais
Espera mais
E se preocupa em ter ao lado
Sempre um apaixonado
Porque é tempo de se envolver, dividir, somar
Envolver em braços fortes
Dividir a cama


E somar companhia
Que ajude a vencer toda sorte
De solidão, de silêncio, de frio.

(Irami Gonçalves Fernandes Martins)