sexta-feira, 8 de março de 2013


DIA INTERNACIONAL DA MULHER
MINHA MULHER
Carlos Gomes

NA JUVENTUDE, O VIÇO, O ARDOR;

NA MATURIDADE, A MATERNIDADE, A DOR;

NA VELHICE, A DOÇURA ETERNA DO AMOR.

À MINHA MULHER, A DOAÇÃO DE MIM.


BODAS DO AMOR ETERNO
Carlos Gomes

AMOR, O TEMPO, UNIÃO,
DOIS SERES NUM MESMO CORAÇÃO.
DOIS CORPOS A SEGUIR A MESMA TRILHA
E A PROVA DESSE AMOR – UMA FAMÍLIA.


AMOR, O TEMPO, A VIUVEZ,
OS CORPOS SE SEPARAM OUTRA VEZ.
A LEMBRANÇA, A TRISTEZA, A SAUDADE,
AMOR, REENCONTRO, ETERNIDADE.



 

As Mulheres Que Quero

(Lívio Oliveira)

Não quero mulheres em preto-e-branco,
nem em cinza.
Quero mulheres a cores,
mulheres com o brilho
das manhãs de sol
de Tabatinga
ou de Honolulu.
Mulheres que deitam
e dormem, de repente,
não se doam,
doem-se,
doença do tédio.

Quero as mulheres verdes,
mulheres cor-de-rosa,
mulheres azuis,
como o céu do sertão
do Cauaçu.

Quero a mulher que vibra,
a mulher com tremores,
a mulher sem pudores,
a mulher que me crava os dentes,
aquela que parte suas unhas
nas minhas costas.

Quero a mulher vital,
a fatal também,
mas mulher de tentos
e de tetas suculentas.

Quero a mulher-mistério,
a mulher que ri,
mas que guarda sempre
um ar de interrogação
e um segredo de mim.

Não aceito as mulheres 
que não seduzem,
mulheres sem glamour,
mulheres sem fantasias,
mulheres sem música,
sem poesia,
sem uma gula impudica
que contamine
de desejo
todo ser amante.

Quero as mulheres
que não sejam só cérebro,
mas coxas entreabertas,
seios em órbita,
lábios em rosa,
coração explodindo,
champagne que explode
sobre seu corpo
e o meu.

Quero mulheres,
urgentemente as quero,
aquelas que me ninem,
como no primeiro dia,
que afaguem os meus cabelos,
que me façam dormir,
que me deem o seu leite,
que me derramem seu vinho,
alimentando-me, loucamente,
de paixão.

Quero mulheres de sangue,
mulheres de luta,
mulheres que gritem
e façam irromper, no ar,
a força do seus sonhos,
dos seus vícios,
desejos, todos.

Quero as mulheres
que amem as artes,
mulheres supérfluas,
mulheres manhosas,
como gatas no cio.

Quero as mulheres 
vivas,
loucas,
apaixonadas,
prontas para o escândalo
do amor.


 
MULHER: POEMA À MÃE
                        MÃE
Mãe
devo-te este poema
que sempre
seguirei querendo
escrever

esperei fazê-lo
em toda a minha vida
esperei o sol
e a lua

e ambos passaram
e voltaram
com palavras mudas
douradas e
pálidas

versos
trouxeram-me as estrelas
o mar
e os rios

versos que devolvi
aos livros
e ao tempo
que os prendia

mas o teu poema
estava sempre
aquém e além do tempo

e a voz para dizê-lo
não me pertencia
mas vi-o
em teu ventre

onde vi nascerem
as dimensões da vida
e as dimensões
de Deus

e se o amor triunfa
em caminhos infinitos
não pode haver começo
ou fim
para o teu poema

(HORÁCIO PAIVA)


 
MULHER: ARTE POÉTICA
                        
A PROCURADA
                                   (Ou “Poema das Ambivalências”)
                                   Aos amantes da arte poética, este ensaio.

a primeira viera
cheia de enfeites.
gongórica,
não convencia
(afinal, eu não queria uma festa).

a segunda também não animava:
era muito pobre.

a terceira e a quarta
de sapatos altos
disputavam
um lugar ao sol.

a quinta, exibida
pecava pela nudez esquálida
(dela não se extrairia
sequer um gemido).

a sexta, inconformada
neste mundo de disfarces
perdia-se nas trevas.

a sétima, porém
veio do nada
com o charme da ilusão
e o dom da graça  -

esta é minha musa
esta é minha mulher.
                                   (HORÁCIO PAIVA)



 
ROMANÇA
                                   Ciro José Tavares
            Amanhece, rosa de beleza inexcedível dos bosques da Boêmia,
            néctar dos deuses,
            símbolo de amor e de sabedoria.
Amanhece mulher, rainha das fadas.
Amanhece e ouve a Romança que canto para ti!
Amo-te, proibida cotovia do jardim.
            Amo-te madrugadora ave da paixão.
            Amo-te, nos ocasos, canto triste, alma de
saudades.
Amo-te no mistério do meio da noite.
Amo-te alvorada, na doçura do pólen das rosas no teu peito.
Amo-te na fugacidade da estrela cadente.
Amo-te para dizer adeus, porque amando estou morrendo em ti.


__________________________________


CONVITE ESPECIAL (DOIS EM UM)

                                                   O Presidente da União Brasileira de Escritores – UBE/RN e o Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras- ANL convidam  Vossa Excelência  e família para participarem do DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08 DE MARÇO) e do DIA DA POESIA (14 DE MARÇO), oportunidade em que as duas instituições farão uma programação toda especial  para comemorar duas datas tão magníficas.
Local:  Academia  Norte-Rio-Grandense de Letras, à Rua Mipibu, 443 – Petrópolis
Hora: 18h
Data:  08 de março (sexta-feira)
UBE/RN
Eduardo Antonio Gosson
AN L
Diógenes da Cunha Lima
Apoio: Academia Feminina de Letras do RN (Zelma Furtado)
CERIMONIAL: 9907-5609




Nenhum comentário:

Postar um comentário