quarta-feira, 22 de maio de 2013


A ERA DA INCERTEZA

Nos últimos tempos estamos vivendo uma total desarmonia de notícias por esse Brasil afora, envolvendo assuntos de variados matizes.
Só para exemplificar, ressaltamos alguns temas que têm recebido críticas antagônicas – a uma, a questão do convite a médicos cubanos para suprir faltas graves no atendimento da população carente do interior, com opiniões favoráveis e o empenho do governo. Por outro lado, a manifestação contrária de Corporações de Médicos, divulgando notas oficiais. A própria imprensa chega a publicar artigos com a indicação SIM e NÃO.
A duas, as recentes declarações do Ministro Joaquim Barbosa, do STF o que, para uns constituem ato de extrema verdade que não pode ser negada. Em contrapartida os políticos reclamam da falta de respeito e da quebra da harmonia entre os Poderes.
Um terceiro acontecimento põe em cheque a credibilidade do Governo, ou a necessidade de solidariedade no episódio da boataria que foi veiculada domingo com a suspensão do Programa Bolsa Família. O Governo, por determinação da Presidenta Dilma Rousseff manda a Polícia Federal apurar os divulgadores do boato, por considera-lo desumano e criminoso, enquanto Parlamentares, como o Senador José Agripino veicula que essa ação deletéria partiu do próprio Governo para se vitimizar.
Por coisas desse gênero é que o povo correu para retirar a sua ajuda nos estabelecimentos da Caixa Econômica, pois é de se relembrar que em outros momentos Ministros ocupavam a TV para declarar que, por exemplo, o aumento da gasolina era um boato e que ninguém precisava buscar os postos. O que se via horas depois era o reajuste nas bombas.
O Ministério Público e a Polícia Civil disputam a aprovação ou o inverso de uma PEC-37 que retira do MP competência para investigação de crimes e a OAB, por suas seccionais e o próprio Conselho Federal tomam posições antagônicas.
As Comissões da Verdade informam a busca de apenas uma reavaliação da história recente, buscando a verdade final dos acontecimentos violadores dos direitos humanos, enquanto parcela dos que labutam nas categorias militares insistem que se procura o revanchismo e taxa esses organismos como Comissões da Mentida.
A antecipação da maioridade penal é vista como uma solução, a curto-prazo, para a marginalidade, na visão de uns, com pensamento antagônico de que isso acarretaria ampliação do crime e a contaminação ainda mais precoce dos nossos infantes.
É realmente uma ERA DE INCERTEZA, onde não se sabe o que é bom, o que é bem, ou o que constitui verdade ou mentira!
Precisamos repensar nossas atitudes, meditar profundamente sobre os acontecimentos e buscar soluções que solidifiquem a democracia e a tranquilidade volte a reinar no País, redefinindo o papel da escola e da família.
Vamos usar os dispositivos constitucionais do plebiscito e do referendum para avaliar o que o povo pensa de tantas coisas conflitantes. É nesses momentos que deve brotar a grandeza do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário