sábado, 11 de maio de 2013


Maracanã 1950: a história da construção se repetiu depois de 63 anos

Construção e reforma têm aspectos parecidos: preparação tardia e inauguração às vésperas do evento


Diego Salgado 
postado em 26/04/2013 11:37 h
atualizado em 26/04/2013 19:41 h
Os trabalhos no canteiro de obras entram num ritmo frenético. Faltam apenas algumas semanas para que o prazo de conclusão previsto pelo governo chegue ao fim. A desconfiança em relação ao cumprimento do cronograma é recorrente e o adiamento da entrega das obras se torna realidade. 
Esses fatos fizeram parte da reforma do Maracanã para a Copa do Mundo 2014. Mas serviriam também para as manchetes dos jornais de 1950, ano em que o país organizou seu primeiro Mundial. As obras do Maracanã, entre 2010 e 2013, seguiram os passos da conturbada construção do estádio, entre 1947 e 1950.
O primeiro ponto em comum é a demora para o início das obras. O Brasil foi escolhido sede do Mundial de 1950 no dia 25 de julho de 1946 e gastou metade do tempo de preparação para o evento com a burocracia anterior à construção do Maracanã. A pedra fundamental do estádio foi lançada no dia 20 de janeiro de 1948. O início da obra, por sua vez, deu-se no dia 10 de agosto do mesmo ano, a 22 meses da bola rolar.
A reforma do Maracanã para a Copa 2014 repetiu a história. De 30 de outubro de 2007 a 8 de setembro de 2010, nada foi feito no estádio. Os trabalhos, então, foram executados num prazo bem inferior, em 31 meses, concluídos às vésperas da Copa das Confederações 2013. 
Guerra políticaA construção de um grande estádio no Rio de Janeiro, então capital federal, foi idealizada em abril de 1941, no governo Getúlio Vargas. Após um concurso organizado pela esfera federal, com o objetivo de escolher o projeto, a prefeitura entrou na jogada. Começava, então, a guerra política pela paternidade da obra.
Depois de seis anos, já com o Brasil na posição de sede da Copa, o assunto voltou à tona. Vargas já havia deixado a presidência e o prefeito do Rio, Hildebrando Goes, instalou uma comissão de estudos para a construção do estádio.
Mendes de Moraes, que depois daria nome ao Maracanã, tornou-se prefeito do Rio de Janeiro em junho de 1946. Começara, dessa forma, mais uma briga política, ligada à localização da obra. Moraes defendia a construção no terreno do antigo Derby Club, próximo à linha ferroviária, no bairro da Tijuca. Carlos Lacerda, líder da União Democrática Nacional (UDN), queria o estádio em Jacarepaguá.
O prefeito, porém, contou com o providencial apoio do músico e radialista Ary Barroso e do jornalista Mário Filho. Com isso, Moraes ganhou a queda de braço. O estádio seria erguido mesmo no Derby Club, às margens do Rio Maracanã. 

Andaimes presentes na arquibancada superior na inauguração do Maracanã (crédito: Suderj)
As obras Como ocorreu nas obras da Copa 2014, a primeira previsão de término da construção do Maracanã não foi cumprida. A entrega estava marcada para abril de 1950. Somente em fevereiro, porém, a marquise do estádio começou a tomar forma. A primeira partida, então, entre as seleções paulista e carioca, foi adiada de 28 de maio para 17 de junho.
Nos últimos meses da construção, a pressão era grande. Com isso, o prefeito Mendes de Moraes recorreu às forças armadas. Primeiro, turbinou a entrega de material, com os caminhões do Exército. Depois, incluiu soldados ao contingente de 2,8 mil operários da obra, todos comandados pelo Coronel Herculano Gomes. 
A maior preocupação era a cobertura do Maracanã. Para agilizar a construção da estrutura, Gomes adicionou uma resina especial, com o intuito de realizar a secagem do concreto em menos tempo. Para provar que a marquise estava seca, o responsável pelas obras do estádio subiu no topo da estrutura.
Outro artifício usado para provar a resistência do estádio foi causar, propositalmente, o impacto da queda das madeiras que "seguravam" a cobertura. Com o processo, o concreto da arquibancada passava por sua prova de fogo.
Um trecho do espaço destinado aos torcedores, contudo, continuou escorado por andaimes até a semana do dia 17 de junho. No dia do primeiro jogo do Maracanã, a torcida presente na arquibancada localizada atrás de um dos gols assistiu à partida misturada entre os materiais de construção. No entorno do estádio, mais atrasos. A dias da abertura da Copa, ocorrida em 24 de junho, a obra estava inacabada.
Números
O Maracanã de 1950 tinha capacidade para receber 155 mil torcedores --na final da Copa, 173.850 espectadores assistiram à derrota brasileira por 2 a 1 diante do Uruguai. Hoje, o estádio pode receber "apenas" 78 mil pessoas. 
Em 1950, o estádio foi palco de oito dos 22 jogos do Mundial. A seleção brasileira, por sua vez, jogou cinco vezes no local. Em 2014, o Maracanã será palco de sete dos 64 confrontos do torneio. O Brasil só atuará no local caso chegue à final da Copa.
A obra de 1950 durou 675 dias, enquanto a atual foi concluída em 992 dias. O primeiro jogo do novo Maracanã, um amistoso entre os amigos de Ronaldo e Bebeto, será disputado a 49 dias da Copa das Confederações. Há 63 anos, o estádio recebeu a primeira partida a sete dias da abertura da Copa de 1950.
Siga o Portal Copa 2014 no twitterhttp://www.twitter.com/portalcopa2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário