quarta-feira, 1 de maio de 2013

OS FANTASMAS DA RESPONSABILIDADE

A propósito deste tema, venho fazer algumas ponderações que poderão ensejar alguma meditação por parte dos meus leitores.
Desafiado pelas contigências, aceitei candidatei-me para a chapa que elegeu a atual Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Jamais pensei que a coisa fosse tão difícil e grave, pois tomei conhecimento de inúmeros problemas que afligem a Casa da Memória, falta de conservação física do prédio e do acervo; precariedade das instalações elétricas; arquivamento inadequado; guarda de documentos sem as cautelas necessárias, salários de funcionários atrasados, convênios suspensos por não aprovação de prestação de contas de outros anteriormente celebrados, impedindo que se possa obter certidões de regularidade; pendências de pagamentos de várias naturezas, desde um simples assinatura de internet até conta de fornecimento de água.
A Diretoria tem se reunido diariamente para buscar soluções. Visitas inúmeras têm sido feitas a  públicas e empresas privadas, recebendo de todas, inicialmente, a melhor receptividade. Contudo, passados os primeiros 30 dias de gestão estamos buscando a concretização dos acertos e aí começam a surgir os fantasmas - dificuldades para obtenção de certidões negativas; desculpas de uns; apatia da população; problemas administrativos, falta de pagamento da ínfima anuidade por parte de alguns sócios, dando a impressão de que a Centenária Instituição não tem importância para a história potiguar. No entanto, algum alento já se avizinha, com a ajuda da Fundação José Augusto, da UNIFACEX e da FIERN e o aceno de outras entidades, como a UFRN, IPHAN, CREA-RN, FECOMÉRCIO, CAERN e Prefeitura do Natal, a par da abnegação de todos os integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal, tendo à frente o entusiasmo do Presidente Valério Mesquita.
Por conta disso, outros fantasmas me afligem, como a insônia, stress, com reflexos na minha saúde já combalida com doenças de gravidade.
Rogo a Deus me conceda a graça de ter forças para continuar essa luta impostergável e garantir, em breves dias, o início das soluções ansiadas de maneira a ofertar aos pesquisadores e estudantes uma certeza de contar com a modernização e algum conforto para os seus frequentadores, notadamente os visitantes que certamente virão para o período da Copa do Mundo de 2014.
Esses percalços vêm até retirando deste blogueiro a inspiração para escrever seus editoriais e artigos, do que peço desculpas, na esperança de tudo melhorar de agora em diante.
Ajudem o IHGRN, da forma que puderem, mas deixem no esquecimento 111 anos de existência, de sangue, suar, lágrimas e grandes vitórias, honrando os que nos antecederam e mantiveram viva a nobre Instituição, que preserva o registro dos maiores momentos do nosso Estado.
Darei conhecimento dos resultados, mas desde já indico o nosso blog oficial, bastando acessar no google IHGRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário