terça-feira, 14 de maio de 2013



SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2013


PEQUENA RESPOSTA A UM 

CRÍTICO DO TEMA CANGAÇO

O Grande Inquisidor, Dostoiévsky

Honório de Medeiros


Carlos Santos houve por bem transcrever, 
em seu blog 
um texto produzido por mim e publicado 
em meu blog acerca de um tema que 
abordarei em uma mesa-redonda em 
Sousa, na Paraíba.

Nos COMENTÁRIOS, me deparei com o 
seguinte comentário: “Em pleno século 21 
ainda se fala de um coisa tão 
irrelevante e inexpressiva! 
Tantos assuntos importantes 
a serem questionados. Esse tipo de 
assunto é para ser apagado da 
história diante a sua insignificância.”

Dado a agressividade e o 
preconceito do comentário, resolvi 
responder ao comentador, mesmo 
não o conhecendo. Eis a resposta:

Caro XXX:

Lamento não conhecê-lo: quem sabe 
pudéssemos tomar um café e eu lhe 
ouvir acerca de quais assuntos 
são realmente importantes e 
merecedores de serem questionados.

Quem sabe, assim, eu não cometesse 
o deslize de me apaixonar por temas 
de nossa história próxima e umbilical, 
como o cangaço, que nos permitem 
pensar acerca das estruturas de 
poder que acompanham o homem 
desde seus primeiros passos na terra.

É provável que se você me desse a 
palavra, eu nada lhe dissesse de 
importante, pois além de cangaço gosto 
de poesia, especialmente a de Mário 
Quintana, tão permeada da banalidade 
(ou não) do cotidiano. E também 
gosto de conversar acerca de “óvnis”,
 já pensou?

Ah! Dentre os assuntos que converso 
quando estou reunido com meus 
poucos e queridos amigos, está nosso 
(meu e deles) passado comum, 
nitidamente um assunto pouco 
importante para os outros, muito 
embora seja a medula da literatura 
que batizamos de crônicas.

Mas temo não ser um bom interlocutor
 para você: ao contrário do que 
muitos pensam, tudo que é humano 
me interessa, parodiando Terêncio,
desde cangaço à literatura de cordel.

Sendo assim, caro XXX, é melhor 
deixarmos esse hipotético café para 
nunca.

Honório de Medeiros
_______________________
Honório, concordo com você integralmente.
At. Carlos Gomes

Um comentário:

  1. Carlos, muito me honra e alegra sua concordância. Obrigado pela gentileza! Abs, Honório de Medeiros

    ResponderExcluir