sábado, 10 de agosto de 2013

HÁ 80 ANOS


  
Vivemos, na noite de ontem, um momento de singular alegria, quando abraçamos a estimada amiga MARIA DAS DORES COSTA, Professora "Dorinha", nas comemorações dos seus 80 anos. Alegria e congraçamento foram as tônicas da festa. Descontraída, na presença de parentes e amigos, declamou esse poema abaixo reproduzido e dançou, docemente, um tango argentino. Parabéns. VIVER É PRECISO! 


Celebração do “Terceiro Ato da Minha Vida”

Eu queria fazer uma poesia, mas não sou poeta.
Eu queria expressar o meu sentir neste dia.
Eu queria compartilhar com cada um, aqui presente.
A alegria do viver, da minha vida aos 80 anos!
Eu queria expressar um louvor à terceira etapa do meu viver
À instituição do novo idoso que cresce, que toma forma,
Não como a figura caquética d´outrora,
Mas como a que se assume na sociedade
Como cidadão de direitos e de fato!
Na ausência de dons poéticos, busquei nos versos daqueles que me tocam
o tecido para celebrar “o terceiro ato da vida”, de que fala Jane Fonda.
Da vida que, para Mário Quintana,
“...É o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já uma octo...genária!
Por isso, “Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo...
E semearia no canteiro de todos vocês: ”não deixe de fazer algo de que
Gosta à falta de tempo.”
Diria mais, como Clarice Lispector:
“Sonhe com aquilo que você quiser.
Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
E nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.”
Com ela, “Compreendi que viver é ser livre...
Que lutar é manter-se vivo.”
Também, “Aprendi que tudo depende da vontade,
Que o melhor é sermos nós mesmos,
Que ter amigos é necessário.
Que o SEGREDO da vida é VIVER!!!
Compreendi que as palavras têm força,
Que fazer é melhor que falar.”
Que o segredo de viver tem o vigor de Cora Coralina quando afirma:
“O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.
Dessa semeadura, ecoam os versos da poeta:
“Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade,
Despedaçando dentro de mim tudo o que é velho e morto,
Pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plan...tar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!:
Aprender a cada dia entoando como Charles Chaplin que:
“A vida me ensinou...
A lutar contra as injustiças: sorrir quando o que mais desejo é gritar
Todas as minhas dores para o mundo...
A ver o encanto do pôr-do-sol;” do meu pôr-do-sol
“Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,
Como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante
Que eu mesmo tenha que lapidar,
Lhe dando forma da maneira que eu escolher”.
Do tempo, me acodem os versos de Mário de Andrade:
“contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui
Para a frente do que já vivi até agora.
Tenho mais passado do que futuro.
Só há que caminhar perto das coisas e pessoas de verdade.
E para mim, basta o essencial”.
Mas vivi!
E ainda vivo!
Com o sentimento de que não passo pela vida passando, mas sim marcando
E, seguindo as pegadas de Fernando Pessoa, posso dizer:
“Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue”.
DORINHA COSTA, 09.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário