sexta-feira, 13 de setembro de 2013


A “CARRANCA” DA IGREJA
PE. JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)
Um jornalista de Mato Grosso do Sul referindo-se ao Papa Francisco, assim se expressou: “Ele cativa com facilidade, o que vai ser muito bom para a Igreja, que precisa amenizar a sua carranca e guardar a solenidade para dentro dos templos!”.
A carranca – de onde provém o termo carrancudo – é uma escultura com forma humana ou animal, feita de madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir-lhe características místicas de afugentar maus espíritos. Reveste-se igualmente de um significado importante para as embarcações: ajuda-as a não afundarem, livra-as das tempestades e atraem peixes. 
Chamou nossa atenção a expressão “carranca” para a Igreja. Certamente, como tantos outros cristãos, o articulista sentiu-se tocado por Deus, que irrompe nos ambientes onde Francisco aparece. Se a “carranca” da Igreja corresponde à realidade, devemos reconhecer que estávamos realmente precisando de um papa que nos lembrasse de uma das principais razões que levou João XXIII a pensar no Concílio Vaticano II, como ele mesmo explicou na sua abertura, em 11 de outubro de 1962: “A Igreja Católica quer ser mãe amorosa de todos, benigna, paciente, cheia de misericórdia e bondade com os filhos que dela se separaram”. Ou seja, pregou a teologia da ternura, quis mostrar o rosto materno da Igreja, sacramento temporal de Cristo Jesus.
Quando éramos criança – antes do Concílio – a “linha dura” prevalecia em toda a parte, inclusive nos seminários onde se preparavam os sacerdotes. Formavam-nos sob uma disciplina férrea, e acabávamos por adotar um estilo carrancudo: cara fechada, austera, sisuda, de poucas palavras e raros sorrisos. Enérgicos e autoritários, mais do que amados, éramos temidos e mantidos à distância. Contudo, pela solidez dos princípios morais e espirituais de tantos, pelo seu despojamento e dedicação ao Povo de Deus, muitos contribuíram para o desenvolvimento das comunidades e a paz dos irmãos. Mas, não podemos negar, também contribuíram para a “carranca” da Igreja!
O Vaticano II terminou no dia 8 de dezembro de 1965 e, poucos anos depois, iniciava-se uma revolução cultural na humanidade. Eclodiram revoltas populares exigindo democracia, mais liberdade e justiça. Na França, por exemplo, a juventude deu o grito de largada, que se alastrou por inúmeros países. Na África, o processo de descolonização caminhou a passos gigantes. Na América Latina, nasceram as Comunidades Eclesiais de Base e a Teologia da Libertação. Em contato direto com o sofrimento do povo, não poucos padres e religiosos optaram por ideologias, pois lhes pareciam mais eficazes do que a doçura, a caridade e a força do Evangelho, na solução dos problemas sociais. Infelizmente, o radicalismo iracundo de alguns clérigos também colaborou para a “carranca” da Igreja.
Depois de séculos em que privilegiamos a salvação da alma, surgiu um período em que a Igreja parecia transformar-se numa “piedosa ONG” – como disse o Papa Francisco aos cardeais, no dia 14 de março – destinada a resolver os problemas do povo. Graças a Deus, voltamos a redescobrir a proposta do Evangelho, fundamentada na fé e na caridade, resumida nas palavras do apóstolo Tiago: “Se um irmão não tem o que vestir ou comer, e você lhe diz: “Vá em paz, se aqueça e coma bastante”, sem lhe dar o necessário, de que adianta isso? Sem obras, a fé está morta!” (Tg 2,15-17).
O cronista pantaneiro afirma também que devemos reservar a “solenidade para dentro dos templos”. De nossa parte, pensamos que também ali devemos ser simples e fraternos, apesar de solenes. Mas, não raro, trocamos o solene e o sagrado, o litúrgico e o hierático, a beleza, a poesia e a força da Palavra de Deus, pelo espetáculo, dando a impressão de que o altar é um placo e o celebrante, um artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário