sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TN


Partiu Pedro Vicente

Publicação TN: 06 de Setembro de 2013 
Lívio OliveiraProcurador Federal e Escritor
Lamento pela perda de Pedro Vicente Costa Sobrinho. Era um intelectual devotado e sensível. Um acadêmico vibrante. Devemos a ele ótimas iniciativas na Cultura do RN. Pedro cumpriu, dentre outros importantes papéis, a tarefa de ter sido um dos principais responsáveis pela reestruturação da UBE/RN, sugerindo – e me surpreendendo numa reunião ocorrida na Academia Norteriograndense de Letras – que eu fosse o primeiro presidente daquele período delicado de reativação, o que foi aceito por unanimidade pelos ilustrados presentes, muito mais por sua força e autoridade intelectual do que por meus méritos pessoais.

No meu livro "Bibliotecas Vivas do Rio Grande do Norte" (coletânea de ensaios sobre a bibliofilia potiguar e que foram reunidos em "O GALO" e, posteriormente, na revista “PREÁ”, ambos da Fundação José Augusto) fiz um ensaio sobre ele e seu acervo bibliográfico. O poeta Volonté esteve presente na visita/entrevista que empreendi. Foi bem interessante e prazeroso conhecermos os gostos literários (e de vida) de Pedro. Destaco algumas frases suas e que ouvi e anotei naquela oportunidade:
"- Edson Nery costuma dizer que foi derrotado por sua biblioteca. É essa a sensação que tenho todos os dias."
(...)
"- Comprei muitos livros marxistas da editora Vitória. Veio o golpe de 1964 e meu pai, cioso de minha segurança, com medo de repressão, tendo eu fugido para o Rio Grande do Norte, queimou, indistintamente, todos os meus livros. Aí findou a minha primeira biblioteca.
(...)
"Passei a recompô-la. (...) No Acre, a minha biblioteca cresceu muito, face à melhor situação econômica em que me achava e também pelo espaço que eu tinha em casa. A minha biblioteca era maior que a atual. Lá também montei a livraria Casarão, onde foi a residência de um governador."

E ele, Pedro, continuava naquela manhã ensolarada a falar de uma biblioteca sempre em movimento, sempre dinâmica, em constante renovação, como deveriam ser todos os homens de inteligência e de ideias. Uma pena que a doença não permitiu a recomposição e renovação da saúde física de Pedro tal qual se renovava continuamente a sua coleção de livros.
Vá em paz, Pedro. Outros livros serão escritos por aqui. E você será lembrado neles.







Nenhum comentário:

Postar um comentário