terça-feira, 15 de outubro de 2013


DIA DO PROFESSOR
Carlos Roberto de Miranda Gomes, professor aposentado

Estava sem estímulo para falar sobre o "Dia do Professor", desencantado com o descaso a que se relegou essa valorosa categoria. Contudo, recebi um e-mail do meu companheiro de Comissão da Verdade da UFRN, o jovem estudante de Direito Juan de Assis Almeida, que reproduzo abaixo:   

O Fórum Distrital Zona Sul, localizado no bairro de Nova Parnamirim será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (11), às 16 horas, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino. A unidade funciona na Avenida Ayrton Senna e recebe hoje o nome do Professor de Direito, Jales Costa, que participou na formação de diversas gerações de estudantes da área jurídica em Natal, sobretudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Reconhecido nacionalmente como profundo conhecedor do tema e jurista que muito contribuiu em várias universidades do país, em cursos de graduação e pós-graduação na área do Direito, sua memória dará nome a uma casa da Justiça.
A unidade recebe a demanda de uma população de mais de 160 mil habitantes, residentes em vários bairros da zona Sul, como Neopólis, Capim Macio, Ponta Negra, dentre outras localidades. Doze mil processos já foram julgados no local. Segundo a diretora do Fórum Distrital Jales Costa, a juíza Fátima Soares, “cada vez mais está se buscando a proximidade do Judiciário com a população”. O Fórum conta com duas varas de Família, três criminais, além de dois juizados especiais – cível e criminal, bem como abriga a sede da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Poder Judiciário potiguar (Copegam), promotorias, Defensoria Pública e salas de OAB.

Essa notícia causou em mim o estímulo que estava faltando para dizer alguma coisa sobre esse dia, que foi o meu dia por muitos anos.
Ser professor é acreditar no futuro, vivendo intensamente o presente. É fomentar a cultura e garantir fidelidade às coisas importantes da vida e dos espaços onde presta os seus serviços.
O professor conta a história fazendo história. Está presente em todas as fases da nossa existência, formando e informando os caminhos e o caráter.
Não posso entender a contradição entre o seu valor e a falta de atenção das gerações sucessivas dos administradores.
Passei por essas fases - na UFRN por 35 anos, na UnP ao implantar o Curso de Direito; na FARN em seu começo de formação; em muitas instituições culturais ou de ensino ministrando cursos, palestras e em encontros. De algumas tive o reconhecimento e de outras, nem tanto.
A propósito, o próprio Jales Costa foi 'desomenageado' pelos estudantes de determinada Faculdade ao ter retirado o seu nome do seu Diretório Estudantil. Não dá para entender!
Das diversas missões que enfrentei na vida, a de Professor foi a que marcou indelevelmente o meu existir e só deixei essa nobre missão em razão da fragilidade da saúde, senão ainda estaria no convívio sincero dos meus colegas e dos meus alunos.
Nada me gratifica mais do que ser saudado nas ruas pelos velhos companheiros ou por ex-alunos com a expressão "Professor". Sinto muita saudade das salas de aulas.
PARABÉNS aos que continuam nesse labor. O futuro lhes agradece! 
Obrigado aos muitos amigos que me enviaram mensagens neste dia. Estou feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário