quinta-feira, 14 de novembro de 2013


“NÃO TENHO TEMPO, SENHOR”

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO(pe.medeiros@hotmail.com)

Michel Quoist, sacerdote da diocese de Le Havre (França), autor de “Poemas para Rezar”, publicado em 1954 e traduzido para a língua portuguesa por Dom Lucas Moreira Neves, escreveu uma bela poesia que começa com esta frase: “Toda gente se queixa de não ter tempo bastante”.

Algum livro que aborde a realidade deste século, certamente, terá um capítulo especial sobre “a época dos homens sem tempo”. Afinal, esta justificativa é constante para tantas coisas e acontecimentos. Antes, durante e depois das refeições, os filhos não manifestam interesse em conversar com os pais (ou vice-versa), sob tal alegação. Esporadicamente se comparece a reuniões, festas de família etc. A resposta é sempre a mesma. Os deveres escolares e acadêmicos não são entregues no prazo, com idêntica argumentação. Participa-se pouco de batizados, enterros, missas e raramente visitam-se doentes e amigos. Alude-se à falta de tempo. Durante conferências, palestras, reuniões e homilias, só alguns se concentram para ouvir os palestrantes. A atenção volta-se para o tablet, o i-phone, smarthphone etc. A tecnologia deixa-nos cada vez mais apressados e até impacientes. E isso faz-nos lembrar Einstein: “Tenho medo do dia em que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de tolos”.

As pessoas conversam, discutem, escutam cada vez menos, e cultivam pouco as amizades. “Mas, como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos". Eis a irônica observação da raposa ao Pequeno Príncipe.

Chega-se à conclusão de que há algo de errado no ser humano. Tal evidência se acentua, quando se verifica que tantos se afastam de Deus, por um motivo irrelevante: não têm tempo! Não é raro ouvir: gostaria de rezar, ler o Evangelho, ajudar os outros, porém, apresentam-se as mesmas desculpas. Se o ser humano não dispõe sequer de alguns minutos para cultuar seu Pai e Criador, alguma coisa não deve estar certa. Quem é o culpado por essa situação deplorável?

Aquele que deu o tempo ao homem, algo tão importante, não pode ser esquecido. Muitos afirmam: há tanto que fazer, hoje em dia, que a vida passa rápido! Deus certamente dá oportunidade suficiente a todos para realizarem o que desejam. Ele é justo, clemente e compassivo, declara o autor do Livro do Êxodo (Ex 34, 6-7).

Tal problema tão antigo não terá como causa o próprio homem? É importante abrir o Evangelho e ler o que Cristo tem a dizer sobre isso: “Marta, Marta, tu te preocupas e perdes tempo com muitas coisas. E, contudo, uma só é necessária” (cf. Lc 10, 41). O que seria o essencial na vida, o único necessário? Deve, sim, tratar-se de uma realidade que não seja efêmera e continue a existir mesmo após a morte, pois esta é para cada um de nós o final do tempo terreno.

Convém lembrar ainda outra passagem do Novo Testamento, em que um doutor da lei perguntou a Jesus o que era mais importante (cf. Mt 22, 34ss e Mc 12, 28-32). A resposta do Mestre foi simples: o amor ao Pai e aos irmãos. O resto, isto é, o que cada um vai fazer, pensar ou dizer,  será uma consequência de seu amor. E este exige doação, consagração, abertura, diálogo, comunhão, perdão e tempo – grande dom de Deus aos homens, gesto inefável de sua bondade e ternura. No entanto, mister se faz não esquecer que esse é um “presente perecível, que não se conserva” – como afirma Quoist, quase no final de seu poema; ou como definiu de forma filosófica e teológica Nicolau de Cusa –  delicado como um cristal. Ele não volta, é o aceno de Deus, fugaz e irreversível”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário