sábado, 16 de novembro de 2013


“Veramente bellissima”

 

Elísio Augusto de Medeiros e Silva


Empresário, escritor e membro da AEILIJ

elisio@mercomix.com.br


A Ribeira viveu sua época de ouro em meados do século passado. Naqueles tempos, o bairro expressava a vida política, social e cultural de nossa Capital.

Ali se desenvolveu um dos períodos mais prósperos de nossa cidade. Durante a II Guerra Mundial foi palco de grandes eventos, retratados por nossos cronistas e historiadores. O local ainda guarda reminiscências desse período áureo com identidade própria e incontestável.

Ainda hoje, a Ribeira desenvolve intensa atividade cultural durante todo o ano – Teatro Alberto Maranhão, Casa da Ribeira, Capitania das Artes... Ali, tradição, arte, história e cultura encontraram o refúgio ideal.

Por outro lado, a natureza também foi generosa com o bairro, que tem o Rio Potengi a banhar-lhe em toda extensão.

Do alto das ladeiras que a circundam dá para ter uma vista maravilhosa – os casarões, as praças, o rio, a nova ponte. Não deixe de visitar a casa onde nasceu o filho mais ilustre do bairro, Câmara Cascudo.

A Ribeira Antiga forma belo contraste com os modernos arranha-céus que, aos poucos, estão chegando pela Avenida Cordeiro de Farias.

Suas ruas e becos sinuosos convergem em direção às suas avenidas principais – Tavares de Lira, Duque de Caxias... que regem a vida diária da Cidade Baixa.

O bairro é pequeno e acolhedor – foi concebido para se andar a pé. E cada paisagem singular é um convite para um “clique” na sua máquina fotográfica.

Alguns imóveis de interesse histórico foram restaurados, outros estão em processo de reconstrução. Infelizmente, vários locais se encontram abandonados, em ruínas.

Com a promessa de medidas de incentivo por parte da Prefeitura Municipal, talvez, isso se reverta em alguns investimentos que se fazem necessários.

Ver a Ribeira nas primeiras horas da manhã, presenciar o belo espetáculo que o sol dá ao nascer, perambular pelas ruas que margeiam o rio tem um gostinho diferente. O bairro também tem uma luz especial ao entardecer, não há lusco-fusco mais bonito em toda Natal.

Na Ribeira você descobre os encantos de uma região tão presente na cidade. O silêncio conduz a introspecção – e recordações!

O próprio formato dos logradouros nos dá diversos tons do passado, em ruelas perdidas aqui e ali. Cada uma com sua própria identidade singular. O local é propício para obter belas fotografias a qualquer hora do dia ou da noite.

De repente, você pode entrar numa ruazinha de paralelepípedos e descobrir que em uma das casas nasceu o poeta Ferreira Itajubá – em outro prédio funcionou o antigo Palácio do Governo, convertido no Wonder Bar durante o período da II Guerra Mundial.

Ali, em meio a prédios de épocas diferentes, a luz incendeia sobre os antigos trilhos do trem. Chegue até o largo de paralelepípedos e casinhas de fachadas coloridas e observe a construção de moderno terminal de passageiros marítimos, ao lado do cais do Porto. Com certeza, essa obra trará mais encanto ao lugar.

Com o propósito de queimar calorias, visite os antiquários da Rua Dr. Barata, dirija-se até a bela Igreja do Bom Jesus (Praça José da Penha), conheça o Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo) e o cais Tavares de Lira...

Garanto que você não esquecerá o passeio. Como escutei um turista italiano exclamar: “Veramente bellissima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário