sábado, 12 de janeiro de 2013


Sérgio Freire representa OAB nacional na posse do novo presidente do TRT-21

por Conselho Federal da OAB
Imagem Interna
Por designação do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, o presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Norte, Sérgio Eduardo da Costa Freire, participa nesta sexta-feira (11), às 19h, em Natal, da solenidade de posse do desembargador José Rêgo Júnior na Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Na oportunidade, também será empossado o novo vice-presidente da Corte trabalhista, o desembargador Carlos Newton Pinto, que também exercerá o cargo de ouvidor do TRT-21.
CARTAS DE COTOVELO 2013.4

A TEIMOSIA DA CHANANA

Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor-veranista

Em minhas caminhadas na praia de Cotovelo, sempre me chamou à atenção, a persistência ou teimosia de uma flor silvestre, que permanentemente se multiplica nos terrenos baldios da comunidade praiana - é a "Chanana", que tem o nome científico de tunera guynensis ou turnera ulmifolia.

Pois bem, e o que tem isso de tão importante a merecer um comentário nestas minhas Cartas de Cotovelo? Respondo que, primeiramente, ela traz uma beleza rústica ao lugar e em complemento, vem merecendo pesquisas nos centros universitários, com maior destaque para a Professora, Doutora Terezinha Rego, da UFMA, que há cerca de duas décadas vem trabalhando para descobrir a sua utilidade para fins medicinais, com resultados já proclamados no tratamento coadjuvante da aids e do câncer.

A chanana é presença constante nas ruas, avenidas, canteiros e terrenos baldios de várias cidades nordestinas, cujo clima propicia a sua reprodução, com uma capacidade incrível de suportar as intempéries, hibernando no inverno e ressurgindo vigorosa quando das estações governadas pelo sol.

Foi constatado que o extrato da Chanana tem sido utilizado por pessoas enfermas dos males referidos, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia, onde a tintura começou a ser ingerida, como método de tratamento alternativo, havendo a constatação da diminuição de sensação de mal estar e ânsias de vômito que a radioterapia e a quimioterapia causam.

Relata-se, ainda, que o uso do extrato vem auxiliando na recuperação do sistema imunológico dos pacientes do vírus da aids, reduzindo diarréias, pneumonias, dores musculares, alergias. 


“A utilização dos fitoterápicos no tratamento não resultam na cura do câncer, mas refletem no aumento da disposição dos pacientes em relação ao lazer e também na diminuição dos efeitos colaterais de remédios usados no tratamento”, adverte a pesquisadora.

Estamos, assim, com oferta da natureza para o socorro das pessoas doentes a custo "zero", sendo suficiente que existam pessoas abnegadas, como a mestra Maranhense e vontade política dos gestores públicos.
Por enquanto filio-me ao trabalho de divulgação, fazendo coro com os professores potiguares Geraldo Batista e Diógenes da Cunha Lima, que vêm dando atenção à "chanana".

Não custa nada aos nossos novos Prefeitos reservarem em suas cidades um canteiro para manter exuberante a flor silvestre, que somente se apresenta florida nas manhãs, fechando-se no ápice do sol, para somente reabrir no próximo raiar do sol. 

---------------------------------------
obs.: Quando, pela manhã, dirigi-me à praia e procurei as chananas, constatei que os operários da limpeza pública haviam cortados as pequeninas flores silvestres, confundindo-as com mato.  Mas elas ressurgirão do pó!

Informativo n° 2/2013


OAB/RN acompanha investigação da morte de advogado em Apodi/RN











OAB RN - Av. Câmara Cascudo, 478
Cidade Alta - CEP: 59025-280
Telefone  (84) 4008-9400

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013




A FÁBRICA DE COMPETÊNCIAS IRREAIS


Por Flávio Rezende*

        Começo o presente “escrito” revelando logo meu lado frouxo. Como não tenho estrutura psíquica para encarar conflitos, sendo este aspecto de minha existência real, vou relatar milagres, deixando os santos quietos.
         Faço isso até por um motivo superior. As incompetências que detectamos em nossas convivências, podem ser temporais e, até terem ocorrido apenas com a gente. Como tendemos naturalmente a generalizar, corremos sempre o risco de errar também em nossas avaliações.
         A inspiração para o presente texto veio da mídia espontânea, aquela que observamos em blogs, sites, facebook e twitter. Vemos nestes espaços que algumas empresas locais são muito badaladas, citadas, comentadas e reverenciadas. A leitura despreocupada de tais postagens leva qualquer um a crer na veracidade das colocações, alçando a mente automaticamente a aceitação da competência de tais empresas.
         Assim como escritor, jornalista etc e tal, também trabalho com eventos vez por outra e, utilizo prestadores de serviços diversos. Em determinados momentos, a vida colocou certas badaladas empresas em minha trajetória e, o que percebi em algumas, foi um festival de erros, falhas, incompetências, falta de cuidado, atrasos, arrogância, ausência de retornos e outros babados mais.
      Recentemente uma atingiu o ponto de chegar ao local do show exatamente no momento em que ele estava anunciado para começar, causando uma série de problemas, além de não levar tudo o que foi contratado, entre outros detalhes.
        Essa empresa é tida como tampa de furico, top de linha e, ao menos para meu ser, mostrou ser um poço de incompetência e de irresponsabilidade. E o serviço não era filantropia não, era pago e bem pago.
      No campo profissional isso também acontece. Trabalho com assessoria de imprensa e, nós do ramo, somos cada vez mais procurados por profissionais liberais. Claro que aceitamos fazer a divulgação de suas habilidades e/ou ofícios, isso é natural e não tem nada de errado no trabalho.
        O problema é que tanto os profissionais, como os produtores culturais e seus eventos, só dizem o lado bom das coisas, sendo esse fato também óbvio. Mas, a realidade, muitas vezes mostra que alguns são extremamente incompetentes, que os eventos não cumprem as legislações, não oferecem o que prometem, deixando um rastro de problemas, provando então, que nem sempre os badalados da mídia espontânea e até paga via anúncios, são o que as embalagens midiáticas realmente tentam passar.
       A publicidade é prima da mídia espontânea, vendendo e anunciando só o lado bom de produtos e serviços, levando multidões enganadas ao desespero com cirurgias fatais, mortes lentas pela ingestão de substâncias letais e tantas outras nefastas consequências mais.
        Os comunicólogos que se preocupam com o poder da mídia já apresentam mestrados e doutorados para que se tenha uma leitura mais atenta e apurada da comunicação em geral. Estamos precisando além de saber ler, escrever e digitar, ENTENDER as entrelinhas da mídia em geral, para que possamos diminuir a influência cada vez mais poderosa que ela tem em nossas vidas.
      O mundo moderno precisa então decifrar a mídia, sob pena de que esse tipo de analfabetismo, nos leve a situações cada vez mais desagradáveis.

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” (Joseph Pulitzer – 1847-1911)
        
*       É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


Sérgio Freire participa de posse dos novos dirigentes do TJRN

por Maiara Cruz
Imagem Interna
Fotos: Elpídio Júnior
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, participou na tarde da última sexta-feira (4) da sessão especial de posse dos novos diretores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para o biênio 2013-2014, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral-COJE. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades das três esferas de poder.

Após dar abrir a solenidade e dar posse ao desembargador Aderson Silvino como presidente da Instituição, a desembargadora Judite Nunes fez um discurso de despedida ressaltando os seus atos mais marcantes frente ao TJRN, assim como desejando pleno êxito aos novos dirigentes (desembargador Saraiva Sobrinho, vice-presidente e desembargador Vivaldo Pinheiro, corregedor geral de justiça).

Na solenidade, coube ao desembargador João Rebouças fazer a saudação aos novos dirigentes da Casa. Ele fez uma síntese da carreira do desembargador Aderson até a sua chegada à Presidência do TJ.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013



AS CALÇADAS DA MINHA RUA
(Meira e Sá/Jaguarari – barro vermelho)
Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor.

As calçadas da minha rua
Tinham um jeito singular
Por ela passavam os amantes
Transitavam os andantes
Amenizavam o penar.

As tantas garotas dali
Desfilavam altaneiras e belas
Nas noites as serenatas
Ressaltavam seus encantos
Pintando na nossa rua aquerelas.

Nos passeios à noitinha
O cheiro dos jasmineiros
Impregnavam o passar
Alimentavam os namoros
Eliminavam os desdouros
Consolidavam o amar.

Os que tanto percorriam
Aquelas calçadas queridas
Guardam em suas histórias
Um tempo cheio de glórias
Que enriquecem suas vidas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013



CARTAS DE COTOVELO 2013.3
Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor-veranista

O turismo de praia é uma das opções indicadas para as cidades litorâneas, como meio de permitir rentabilidade na atividade em cada Município.
Para tanto, torna-se necessário, no mínimo, que sejam oferecidos equipamentos urbanos básicos, como segurança, saúde, limpeza pública e comunicabilidade com as autoridades, quando da necessidade de alguma providência.
Estamos vivendo os primeiros dias dos novos dirigentes municipais, seja no âmbito do Executivo, quanto do Legislativo e deles a população anseia por soluções inadiáveis para problemas crônicos das cidades.
Em Natal, particularmente, estamos vendo o Prefeito agindo providencialmente para restituir à capital potiguar a atração turística tão decantada na mídia nacional e internacional, embora no campo dos edis, ainda prevaleça a disputa de salas para instalação dos seus gabinetes e a criação de novos cargos comissionados, enquanto a cidade espera que saiam do casulo e vereiem pela urbe pontuando seus problemas e providenciando as soluções. Há exceções, obviamente!
Na praia de Cotovelo, pertencente ao Município de Parnamirim, parece que ainda está na ressaca das festas de final de ano velho e entrada de ano novo, pois a sua orla apresenta o indesejável lixo que afasta os turistas e mesmo os usuários que a procuram.
Muito resto de coco, plásticos em profusão e outras coisas mais, com resultado negativo já constatado com a morte de duas tartarugas engasgadas com a sujeira levado pelo refluxo da maré.
A propósito, lembro-me de uma velha composição do querido Dosinho, conhecida como “Ponta Negra”, no trecho desses versos:
Os seus coqueiros que crescem bastante
Querendo o céu alcançar,
Mas os seus frutos que descem constantes,
Querendo ficar com o mar...
Os frutos de agora não são dos coqueiros românticos que embelezavam a orla marítima da cidade, mas os comercializados sem escrúpulos, para consumo dos praianos, sem que haja uma advertência para o despejo dos dejetos, com penalidades para uns e outros, sob a providência de cassação da licença para esse tipo de comércio.
Aliás, o próprio cidadão deveria estar consciente desse dever ecológico, embora tal aconteça em exemplos de poucos ou de raras entidades privadas, como recentemente foi exemplo o pessoal do Aero Clube de Natal.
Alô, alô, Senhores e Senhoras Vereadores, as cidades litorâneas aguardam suas visitas para a constatação dos problemas e ações de reparação, mantendo íntegra a atração aos daqui e alhures.
_____________________________________________

Fazendo justiça aos administradores: Hoje, dia 09 de janeiro, Cotovelo amanheceu com dezenas de operários limpando as ruas. Parabéns. Os veranistas e moradores agradecem.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013




LOGO MAIS, ÀS 17 HORAS, NO CONVENTO SANTO ANTONIO (IGREJA DO GALO), SERÁ CELEBRADA A MISSA DE PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO DO QUERIDO ENÉLIO LIMA PETROVICH, DE CUJA MEMÓRIA ME NUTRO COMO EXEMPLO DE HOMEM, ESPOSO, CHEFE DE FAMÍLIA E O GUARDADOR DA MAIS ANTIGA CASA DE MEMÓRIA E CULTURA - IHG/RN.

ENÉLIO LIMA PLETROVICH FALECEU EM 06 DE JANEIRO DO ANO PASSADO (2012).


DATA DA MISSA: HOJE, 07-01-2013
HORA: 17H
LOCAL: CONVENTO SANTO ANTONIO (IGREJA DO GALO)
LOGO MAIS, ÀS 17 HORAS, NO CONVENTO SANTO ANTONIO (IGREJA DO GALO), SERÁ CELEBRADA A MISSA DE PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO DO QUERIDO ENÉLIO LIMA PETROVICH, DE CUJA MEMÓRIA ME NUTRO COMO EXEMPLO DE HOMEM, ESPOSO, CHEFE DE FAMÍLIA E O GUARDADOR DA MAIS ANTIGA CASA DE MEMÓRIA E CULTURA - IHG/RN.

ENÉLIO LIMA PLETROVICH FALECEU EM 07 DE JANEIRO DO ANO PASSADO (2012).


DATA DA MISSA: HOJE, 07-01-2013
HORA: 17H
LOCAL: CONVENTO SANTO ANTONIO (IGREJA DO GALO)



CARTAS DE COTOVELO 2013.2
Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor-veranista
LEITURAS PRAIANAS

Já havia iniciado a temporada de leituras praianas, em pleno deleite de Rodrigo Faour, ed. Record, sobre a minha sempre adorada Dolores Duran – presente natalino do querido amigo Didi Avelino (RN-RJ), quando me vi  forçado a uma breve interrupção, para voltar ao tema do momento – passagem ou não de Exupéry por Natal.
Reli alguns trabalhos e livros pertinentes, em especial, numa só tirada, Correio Sul, sua estreia na literatura, Voo Noturno, estes da Ed. Europeia do Livro, 1927 e 1931, depois Terra dos Homens, Ed. José Olímpio, 1939, na busca de referências de sua passagem pela Capital Potiguar, como indicam alguns escritores, que assim constataram nos textos do autor de O Pequeno Príncipe.
Sim, há uma simplória referência no cap. II do Correio Sul: ...Apressemo-nos, senhores, apressemo-nos ...Mala por mala, o correio se afunda no ventre do aparelho. Verificação rápida: Buenos Aires ... Natal ... Dacar ... Casablanca ... Dacar. Trinta e nove malas. Exato?
Como se pode ver, meras divagações do romance, escrito quando o escritor-piloto sequer tinha sido nomeado para dirigir a Aeroposta Argentina (1929-1931). Assim, não tem qualquer cabimento a confusão entre os personagens, Jacques Bernis com Exupéry.
No livro Voo Noturno, o chefe Rivière, o inspetor Robineaux ou o piloto Pellerin, ofertam dezenas de diálogos, porém nada sobre Natal.
Em Terra dos Homens, que conquistou o Grande Prêmio de Literatura da Academia Francesa, às portas da segunda guerra mundial, 1939, descreve personagens e pessoas reais, abordando a alma humana nas suas delícias e desencantos da vida nômade de um piloto do correio aéreo. Nada sobre Natal.
Não é por aí, vou continuar garimpando livros e sites para a busca de algum indício mais confiável.
Volto ao porto anterior, pois aguardam-me “O Vendedor de Poesias”, de Iveraldo Guimarães, Ed. Sebo Vermelho; “O fole roncou”, de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues, ed. Zahar, mas, prioritariamente, “a noite e as canções de uma mulher fascinante” – Adiléia Silva da Rocha, nossa Dolores Duran, de vida breve (1930-1959), mas de obra sólida e eterna.
Era a época de ouro do rádio, veículo de comunicação preferido, com programas de auditório ao vivo, sem a ocupação do cenário pela TV ou novos meios oferecidos pela era da cibernética – apenas os velhos vinis de 78, 45 e 33 rotações, as chanchadas do cinema nacional e o apogeu das grandes orquestras... Severino Araújo, Ruy Rey e os famosos conjuntos musicais.
Um pouco de saudade não faz mal a ninguém!