sábado, 16 de março de 2013

POSSE NO IHGRN
Numa solenidade marcante, com a presença de autoridades, o Presidente Jurandyr Navarro da Costa despediu-se do comando do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, que passou para a batuta do escritor Valério Alfredo Mesquita.
O protoco foi breve, durando menos de uma hora, constando do discurso do Presidente que se despedia, seguido do juramento da Diretoria e Conselho Fiscal através do Vice-Presidente Ormuz Barbalho Simonetti
Após o juramento os novos dirigentes assinaram o termo de posse, seguindo a solenidade com o ato final - discurso do novo Presidente Valério Alfredo Mesquita, que em poucas palavras proclamou a importância da Instituição, que em 29 próximo completará 111anos, dos desafios que virão e a disposição de inserir a Casa da Memória no século XXI.
Flagrantes da solenidade, destacando-se a presença da Governadora do Estado e do Arcebispo
Abrilhantaram a solenidade representantes do Instituto Histórica da Paraíba

Ao final foi servido um coquetel oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado, num ato de cooperação e prova de respeito pela Centenária Instituição, como igualmente ocorreu com a Procuradoria do Estado que cedeu o sistema de som, a Polícia Militar que ofertou a segurança e abrilhantou com sua Banda de Música e a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, à frente do seu Presidente Diógenes da Cunha Lima.


THIAGO DE MELLO RECEBIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO
Solenidade sóbria e bem conduzida marcou a homenagem que a assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ao DIA DA POESIA, na pessoa do pensador, escritor e poeta amazonense THIAGO DE MELLO. Aberta a reunião pelo Presidente Ricardo Motta, usou da palavra o Deputado José Dias, com um discurso marcado pelo lirismo e meditação sobre a vida e as instituições, com especial referência ao trabalho do poeta amazônico.

A sessão teve continuidade sob o comando do Deputado Getúlio Rego que prestou as homenagens devidas ao velho guerreiro da palavra, com a entrega de um diploma e uma placa registrando a sua passagem por Natal na Data Nacional da Poesia, com o aplauso de seleta plateia.

Deputado José Dias, Thiago de Mello e Fernando Mineiro
Diploma da UBE<RN entregue pelo seu Presiente Eduardo Gosson
O momento marcante, com a palavra segura e emocional do homenageado

sexta-feira, 15 de março de 2013

H O J E

CONVITE PARA A POSSE DA NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN.


DR. JURANDYR NAVARRO
ESCRITOR VALÉRIO MESQUITA

O Escritor JURANDYR NAVARRO DA COSTA, 
Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E 
GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE 
tem a satisfação de convidar Vossa Excelência 
e família para prestigiarem a sessão especial 
desta Instituição na qual ocorrerá a posse da 
NOVA DIRETORIA, sob o comando do Presidente, 
Valério Alfredo Mesquita, para o triênio 2013/2015. 

 Data: 15 de março de 2013 (sexta-feira)
 Horário: 19:30 horas Local: 
ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS
 Rua Mipibu, 443 - Centro - Natal - Rio Grande do Norte
UM ENCONTRO COM THIAGO DE MELLO


Foi ontem, no DIA DA POESIA, que encontrei THIAGO DE MELLO na entrada do Palácio da Cultura.
Não forcei o encontro, foi realmente um acaso e ele já estava à minha frente e estirou a mão no que de pronto correspondi com a expressão "é uma honra conhecê-lo". Ele retrucou, "honra não, satisfação". Repeti: "é realmente uma honra". Subi a escadaria e fui me postar no salão onde ele iria proferir uma palestra. 
Não me aproveitei para tirar nenhuma fotografia com ele, embora conduzisse uma máquina. Se alguém nos fotografou nesse instante, ficaria muito feliz em receber uma cópia. Aliás, nem citado fui entre os presentes, como tantas outras pessoas, apesar de pertencer a tantas confrarias e presidir uma Comissão da Verdade.
Gostaria agora, longe dos seus olhos, reafirmar porque disse ser uma honra conhecê-lo. Primeiro a sua poesia encoraja; depois o seu exemplo de vida se reflete; terceiro pela coragem de pedir exoneração de um cargo da Diplomacia por não concordar com os princípio de uma ditadura servir de espelho para a sociedade; por último, apenas para não me tornar enfadonho, porque bebi de sua fonte de sabedoria desde quando Presidente da OAB/RN, quando em 28 de agosto de 1989 lancei um Manifesto criando o "Comitê em Defesa da Vida", para defender os oprimidos da violência e encontrei a força dos seus versos:

 "Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida, e que de mãos dadas, trabalharemos todos pela vida verdadeira".
(Art. I dos Estatutos do Homem - Thiago de Mello).

Estando eu já no outono da vida, ouví-lo foi motivo de renovação das forças para enfrentar a mesma luta da minha juventude, agora no comando da "Comissão da Verdade da UFRN", na busca da verdade real embaçada nos percalços da intolerância de um período de quebra da liberdade.

O dia de ontem proporcionou momentos de grandeza e beleza - ainda nas escadarias, um coral encantador ornava o espetáculo, seguido da poesia cantada por Liz Nôga. Registre-se que durante o seu cantar\Thiago pôs a mão sobre o peito, num delicado gesto de atenção.
                
Depois, já no primeiro andar, a Sinfônica de Goianinha abrilhantou a festa, restrição apenas para o número do seu repertório tirado da apologia à Meca dos Estados Unidos (Nova Iorque). Não sei se por coincidência, mas num breve momento o poeta da amazônia retirou-se do recinto.
A Mesa composta com a Governadora Rosalba, Secretária de Cultura Isaura, Presidente da ANRL Diógenes, Franklin Jorge, o grande anfitrião da Pinacoteca do Estado e Públio representando o Prefeito de Natal.

E vem a saudação magistral do nosso Paulo de Tarso, que permitiu a Thiago, ao ouví-lo, movimentar as mãos como estivesse regendo os sons da palavra, numa métrica emocional. Foi divino para quem prestava a atenção. Aliás, nem todos, pois alguns estavam ali para cumprir o protocolo e foram saindo de "fininho", atitude criticada pelo palestrante.
Agora a palestra - mais de hora e meia, num silêncio de templo divinal, que me deu forças a ficar em pé fotografando, por cerca de uma hora, sem sentir o cansaço da idade e das pernas trôpegas que já me atormentam.
Terminou, não tive o atrevimento de cumprimentá-lo, despedi-me somente de Franklin, com um abraço silencioso. Estava emocionado e revigorado.

Obrigado Thiago de Mello - o meu respeito pelas suas lutas em favor da amazônia, do Brasil e do humanismo.

"Fica decretado que agora vale a gratidão".

quinta-feira, 14 de março de 2013


         

INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA – INRG
NOTA DE APOIO
O INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA – INRG vem se associar à Cruzada que postula a criação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ, capitaneada por líderes religiosos, políticos, empresários e entidades culturais do Seridó.
O pleito será encaminhado à bancada do nosso Estado e à Augusta Assembleia Legislativa, que realizará no dia 15 próximo uma audiência pública.
Esta entidade estadual que promove estudos sobre Genealogia conta em seus quadros com expressivo contingente de Seridoenses, os quais têm se destacado pela seriedade nas pesquisas realizadas nesse campo.
Desnecessário dizer o pujante desempenho de figuras históricas do Seridó no desenvolvimento político, econômico e cultural da Região, a destacar as figuras singulares do Padre João Maria de Brito e seu extraordinário irmão Amaro Cavalcanti, no passado e, até pouco tempo, o consagrado pesquisador Olavo Medeiros Filho.
Pelas suas diversidades geológicas, econômicas e sociológicas se impõe um tratamento diversificado, tornando legítimo o pleito de autonomia universitária.
Contem os Seridoenses com o apoio incondicional dos Genealogistas do Rio Grande do Norte para a persecução desse ideário.

Natal, 12 de março de 2013
ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
Presidente

THIAGO DE MELLO EM NATAL

DIA NACIONAL DA POESIA
(H O J E)
Por Franklin Jorge l Novo Jornal [Natal, 10 de março de 2013]
Thiago de Mello vai estar entre nós no próximo 14 de março, convidado especial do Dia da Poesia promovido pela Secretaria Extraordinária da Cultura na Pinacoteca do Estado. O homenageado deste ano é um ser mítico e amazônico, que leva a vida a cantar as dores e as alegrias, as vicissitudes e as lendas do seu povo.
Seu verso enaltece a fraternidade entre os homens e, ao escrevê-lo com uma infinita confiança na vida, capta e transfigura – o grande poeta humanista que nos deu a Amazônia em sua jovem pujança espetacular – o mistério e o milagre da vida; o sentido e a graça da vida; o compromisso com a vida e o frescor da liberdade que ressuma da sua palavra poética eivada de esperança, e do seu ideário que o faz tão querido por todos os que amam a liberdade.
Em Natal a partir de quinta-feira, também será homenageado na Assembleia Legislativa – no dia seguinte à sua performance na Pinacoteca do Estado -, por proposição do deputado José Dias de Souza, homem culto e refinado que desta forma integra o parlamento potiguar a esse dia memorável dedicado à poesia; uma efeméride que, tendo surgido em Natal há uns 30 anos, ampliou-se com o passar do tempo e ganhou reconhecimento universal. Atualmente o Dia da Poesia é comemorado em várias cidades brasileiras. A poesia que nos mantém jovens e alegres.
É Thiago de Mello e Ferreira Gullar os dois últimos grandes poetas de uma geração aguerrida e comprometida com os valores humanos que aprendemos a admirar e a respeitar, geração após geração. De volta ao Rio Grande do Norte, terra que não lhe é estranha – pois aqui esteve durante três meses no engenho Ilha Bela, no Ceará-Mirim, nos anos 50 -, Thiago participará ainda de um encontro com os jovens poetas de Mossoró, articulado pela secretária da Cultura, professora Isaura Amélia Rosado Maia, que não mediu esforços para tornar esse retorno indelével, num momento em que a Cultura se encontra em uma fase crítica, em consequência de uma confluência de descasos e omissões após sucessivas concepções equívocas do que sejam as relações entre o Estado e a cultura.
Poeta homérico da Amazônia, Thiago de Mello é sem dúvida o mais importante habitante da floresta. Vive em Barreirinha, às margens do rio Andirá, onde habitam o Uirapuru, o Boto, a Matinta Perêra, o Mapinguari, o Caboclinho da Mata, encobertos pelo verde multitudinário da floresta.
Durante a ditadura militar viveu no exílio em diversos países, entre os quais o Chile, onde foi acolhido por Pablo Neruda, seu amigo de uma vida inteira, que com ele partilhou generosamente sua Pasárgada em Isla Negra. É desse período um de seus clássicos poéticos, o conhecidíssimo poema “Estatutos do Homem”, que ele dirá de viva voz no Dia da Poesia.
      “Meu poema está construído
      com a matéria verbal dos homens
      para os quais escrevo.
      Arrumo por música o verso
      ao qual dou minha cadência,
      quando preciso dizer
      o que em mim lateja límpido
      no pensar e no sentir.
      Perturbadoramente simples
      É a palavra que perfura
      Com leve gume de pétala,
      A inteligência mais dura.
      A poesia permanece
      No verso que a gente esquece.”
        A difícil transparência [Thiago de Mello]

HABEMUS PAPAM
Papa Francisco

Numa tarde tensa, tivemos no começo da noite de ontem a fumaça branca indicava que HABEMUS PAPA. 
Sob o badalar dos sinos do Vaticano, o escolhido foi o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, anunciado pelo cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran ao aparecer na varanda central da Basílica de São Pedro. 
Bergoglio comunicou que adotou o nome de Francisco I e se tornou o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história a sentar no Trono de Pedro, com a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16 , oficializada em 28 de fevereiro .
A humanidade espera do novo Pontífice a renovação da Igreja Católica com forte influência para a paz universal.
Nosso voto de confiança, fidelidade e apoio ao Papa, a quem auguramos vida longa.

quarta-feira, 13 de março de 2013



CONVITE
O Escritor JURANDYR NAVARRO DA COSTA, Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE tem a satisfação de convidar Vossa Excelência e família para prestigiarem a sessão especial desta Instituição na qual ocorrerá a posse da NOVA DIRETORIA, sob o comando  do Presidente Valério Alfredo Mesquita, para o triênio 2013-2015.  
Data: 15 de março de 2013  (sexta feira)
Horário: 19:30 horas
Local  ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS
Rua Mipibu, 443 - Centro - Natal - Rio Grande do Norte
DIRETORIA
1.      Presidente: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
2.      Vice-Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
3.      Secretário-Geral: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
4.      Secretário-Adjunto: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS
5.      Diretor Financeiro: GEORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA VERAS
6.      Diretor Financeiro Adjunto: ANTÔNIO EDUARDO GOSSON
7.      Orador: JOSÉ ADALBERTO TARGINO ARAÚJO
8.      Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: EDGAR RAMALHO DANTAS.
CONSELHO FISCAL
1.      EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular
2.      PAULO PEREIRA DOS SANTOS, Membro titular
3.      TOMISLAV R. FEMENICK, Membro titular
4.      LÚCIA HELENA PEREIRA, Membro suplente.

terça-feira, 12 de março de 2013

V A T I C A N O   -  H O J E


A humanidade e, em particular, os católicos, aguardam o início do Conclave para a escolha do novo Papa, substituto de Bento XVI.
O fato representa um momento de expectativa e esperança na direção da paz universal, pois a escolha do Sacerdote Máximo da Igreja Católica não é assunto de caráter simplesmente religioso e do interesse somente dos católicos, dado que a história tem registrado a extraordinária importância do Sumo Pontífice em momentos de crise, como aconteceu com o Santo Padre João XXIII, que evitou o confronto dos Estado Unidos e União Soviética, que seria um desastre sem precedentes.
O mundo anseia por uma paz duradoura e mais dignidade para a pessoa humana, selando o ideal da convivência universal entre os povos da terra.
Aguardamos, portanto, a breve clássica expressão: "HABEMOS PAPAM". 
CONFLITO: VERDADE X PROPAGANDA

PMs expulsam usuários da cracolândia  

Simplesmente cruel esse conflito que assistimos no Estado do Rio Grande do Norte. Se de um lado a verdade de um sistema prisional falido, sucateado, com cem presos numa cela feita para recolher apenas 40 e policiais aflitos e estressados, do outro lado a pompa dos holofotes com anúncio de projetos de solução, numa repetida retórica de anos seguidos, sem a correspondente prova da ação.
O nosso Estado caminha para um dos mais violentos do Brasil. Já não temos condições de passar fim de semana em algum recanto litorâneo, sem o grande risco de assalto e sequentro.
Há um tempo certo para tudo e agora é o momento de AÇÃO, somente AÇÃO.
Enquanto isso 30% do nosso rebanho foi dizimado. Hoje é o "Grito da Seca", mas a prioridade do governo é futebol!
Que a quaresma inspire os governantes a falar somente a VERDADE.

segunda-feira, 11 de março de 2013



THIAGO DE MELLO em NATAL

O grande poeta, autor do Estatuto do Homem, virá a Natal para comemorar o DIA DA POESIA - 14 de março na Pinacoteca do Estado, conforme a programação abaixo.
No dia seguinte, 15 de março, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado, em sessão especial, pelas 10 horas.
É uma oportunidade ímpar para a nossa demonstração de gratidão a esse formidável representante da Amazônia, orgulho da cultura brasileira.


A DIRETORIA DA PINACOTECA DO RN CONVIDA 

PARA O DIA DA POESIA, EM 14-03-2013.


FRANKLIN JORGE
DIRETOR DA PINACOTECA DO  RN

DIA DA POESIA NA PINACOTECA
14 DE MARÇO 

Programação Oficial: 
 08h Abertura da EXPOSIÇÃO 
Matrizes de Xilogravura e 
Folhetos Antigos 
da Coleção Casa do Cordel
09h Lançamento de LIVROS 
Natal Poemas e Canções - 
Diógenes da Cunha Lima 
Um Canto Conforme a Noite - 
Yuri Hícaro 
Volumes 34 e 35 da 
Coleção Cultura Potiguar -
Apresentação da 
Orquestra de Violinos 
Acordes e Melodias e do 
Corangelis de Goianinha 
Lançamento do 
PRÊMIO Luiz Carlos Guimarães 
 10h Paulo de Tarso Correia de Melo 
saúda o poeta THIAGO DE MELLO 
que declama Os Estatutos do Homem 
e fala sobre 
A Poesia como maldição 
 14:30h SIMPÓSIOS 
A Arte Literária como Contraponto 
à Realidade Moderador:
Franklin Jorge, 
Laurence Bittencourt Leite, 
Conceição Flores.
  15:30h A Crítica como 
Aliada à Poesia Moderador: 
Márcio de Lima Dantas 
Edrisi Fernandes 
Jarbas Martins
 16:30h Praça 7 de Setembro 
Lançamento de CORDÉIS 
selecionados no 
Edital Chico Traíra 
Aposição de Poemas alusivos 
às árvores.
 18h Lançamento do documentário 
produzido pelo Coletivo Caminhos 
Comunicação e Cultura 
CORDELÍRICAS NORDESTINAS - 
O que faz do cordel uma literatura 
tipicamente Nordestina e qual a 
sua relação com as outras artes 
(Prêmio Patativa do Assaré da 
Fundação Biblioteca Nacional) 
Duração: 52 minutos
 PROGRAMAÇÃO PARALELA.
Rodas de Poesia .
Performances. 
Band Filarmônica de Macau. 
Apresentação de documentários 
sobre a poetisa 
Myriam Coeli de Araújo Dantas da Silveira 
e escritor José Humberto Dutra 

 ENTRADA FRANCA 

 Informações: www.cultura.com.br 
| (84) 3232 5320


domingo, 10 de março de 2013

POEMAS PARA AS MULHERES, ETERNAS MUSAS

A Mulher que PassaMeu Deus, eu quero a mulher que passa. 
Seu dorso frio é um campo de lírios 
Tem sete cores nos seus cabelos 
Sete esperanças na boca fresca! 

Oh! Como és linda, mulher que passas 
que me sacias e suplicias 
Dentro das noites, dentro dos dias! 

Teus sentimentos são poesia 
Teus sofrimentos, melancolia. 
Teus pêlos leves são relva boa 
Fresca e macia. 
Teus belos braços são cisnes mansos 
Longe das vozes da ventania. 

Meu Deus, eu quero a mulher que passa! 

Como te adoro, mulher que passas 
Que vens e passas, que me sacias 
Dentro das noites, dentro dos dias! 

Porque me faltas, se te procuro? 
Por que me odeias quando te juro 
Que te perdia se me encontravas 
E me encontrava se te perdias? 

Por que não voltas, mulher que passa? 
Por que não enches a minha vida? 
Por que não voltas, mulher querida 
Sempre perdida, nunca encontrada? 
Por que não voltas à minha vida 
Para o que sofro não ser desgraça? 

Meu Deus, eu quero a mulher que passa! 
Eu quero-a agora, sem mais demora 
A minha amada mulher que passa! 

No santo nome do teu martírio 
Do teu martírio que nunca cessa 
Meu Deus, eu quero, quero depressa 
A minha amada mulher que passa! 

Que fica e passa, que pacifica 
Que é tanto pura como devassa 
Que bóia leve como a cortiça 
E tem raízes como a fumaça. 

Vinicius de Moraes, in 'Antologia Poética'

Retrato de Mulher TristeVestiu-se para um baile que não há. 
Sentou-se com suas últimas jóias. 
E olha para o lado, imóvel. 

Está vendo os salões que se acabaram, 
embala-se em valsas que não dançou, 
levemente sorri para um homem. 
O homem que não existiu. 

Se alguém lhe disser que sonha, 
levantará com desdém o arco das sobrancelhas, 
Pois jamais se viveu com tanta plenitude. 

Mas para falar de sua vida 
tem de abaixar as quase infantis pestanas, 
e esperar que se apaguem duas infinitas lágrimas. 

Cecília Meireles, in 'Poemas (1942-1959)'

A Mulher Mais Bonita do Mundoestás tão bonita hoje. quando digo que nasceram 
flores novas na terra do jardim, quero dizer 
que estás bonita. 

entro na casa, entro no quarto, abro o armário, 
abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio 
de ouro. 

entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro, como 
se tocasse a pele do teu pescoço. 

há o céu, a casa, o quarto, e tu estás dentro de mim. 

estás tão bonita hoje. 

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios. 

estás dentro de algo que está dentro de todas as 
coisas, a minha voz nomeia-te para descrever 
a beleza. 

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios. 

de encontro ao silêncio, dentro do mundo, 
estás tão bonita é aquilo que quero dizer. 

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

Poeminha de Louvor ao Strip-tease SecularEu sou do tempo em que a mulher 
nem mostrava o tornozelo; 
que apelo! 

Depois, já rapazinho 
vi as primeiras pernas de mulher 
por sob a curta saia; 
que gandaia! 

A moda avança, 
a saia sobe mais, 
mostrando já joelhos 
lupercais! 

As fazendas com os anos, 
se fazem mais leves, 
e surgem figurinhas, pelas ruas, 
mostrando as lindas formas quase nuas. 

E a mania do sport 
trouxe o short. 

O short amigo, 
que trouxe consigo, 
o maiô de duas peças. 

E logo, de audácia em audácia, 
a natureza, ganhando terreno, 
sugeriu o biquini, 
o maiô, de pequeno, ficando mais pequeno 
não se sabendo mais, 
até onde um corpo branco, 
pode ficar moreno. 

Deus, a graça é imerecida, 
Mas dai-me ainda 
Uns aninhos de vida! 

Millôr Fernandes, in "Pif-Paf"

A uma MulherPra vós são estes versos, pla consoladora 
Graça dos olhos onde chora e ri um sonho 
Doce, pla vossa alma pura e sempre boa, 
Versos do fundo desta aflição opressora. 

Porque, ai! o pesadelo hediondo que me assombra 
Não dá tréguas e, louco, furioso, ciumento, 
Multiplica-se como um cortejo de lobos 
E enforca-se com o meu destino que ensanguenta! 

Ah! sofro horrivelmente, ao ponto de o gemido 
Desse primeiro homem expulso do Paraíso 
Não passar de uma écloga à vista do meu! 

E os cuidados que vós podeis ter são apenas 
Andorinhas voando à tarde pelo céu 
— Querida — num belo dia de um Setembro ameno. 

Paul Verlaine, in "Melancolia" 
Tradução de Fernando Pinto do Amaral


Pandora
De repente, 
o corpo da mulher fulgura, 
pupila de deus, 
punhal ou bico, 
sede que chama. 
Pára em mim e deslumbra 
— nula possibilidade 
da lucidez. 

Orlando Neves, in "Lamentação em Cáucaso"
_____________________FONTE: http://www.citador.pt