terça-feira, 4 de março de 2014


D’ONT CRY FOR ME,HABANERO
(Para Maria Thereza – do  GRES   “QUIABO COM JERIMUM”)
Geniberto Paiva Campos – Brasília – Carnaval de 2014
Foi um curto momento na festa de domingo de Carnaval do Carpe Diem.
O baile, ou a roda de samba, corria solta nos salões do bar. Cantos carnavalescos nostálgicos, puxados pelo Oscarzinho. Todo mundo canta junto, afinados, uníssono. São quase todos coroas. Estão ali para celebrar a tradição da festa. Paquerar um pouco. Celebrar a vida. Afinal, ainda estamos vivos. Alguns comparecem fantasiados, isso aumenta a alegria. Hoje, em Brasília, não mais importa a origem dos foliões. Se cariocas, pernambucanos, paulistas. Agora, somos todos brasilienses. Ou candangos.
A festa tem um componente nostálgico inevitável. Há, subjacente, um clima de paz e confraternização. O ritmo é quente. O samba bem marcado. Geme uma cuíca . Os tamborins  ajudam na cadência, em contraponto com o surdo.  Tudo transcorre sem exagero. Oscarzinho puxa Zé Ketty, “quanto riso, oh, quanta alegria!” Uma  alegre  nostalgia toma conta da festa. Dançamos, felizes, os braços para o alto. Talvez, na esperança de estarmos aqui presentes, inteiros, no próximo Carnaval.
 Ninguém atravessa o ritmo. Estamos fazendo bonito. “Foi bom te ver outra vez/ está fazendo um ano/ foi no Carnaval que passou/ eu sou aquele pierrô”, clamam os belos versos da marchinha do Zé Ketty. Uma pausa para os músicos e para os foliões. A festa corre  solta. Bonita. Alegre. O som do Carpe Diem não deixa o samba morrer.
Após o intervalo, volta a música ao vivo. Um negro jovial assume o microfone e canta. Apenas duas músicas. Não carnavalescas, como pede o roteiro. É um ritmo diferente. A plateia se espanta. É um canto bonito, doído. Parece arrancado das entranhas. A forma do rapaz “puxar” a música, num espanhol perfeito, leva os foliões ao êxtase. É tudo uma emoção só. Os carnavalescos ouvem com respeito e curiosidade o canto triste, melódico, bonito, falando de “Yolanda/Yolanda”. Alguns, talvez, lembram-se da versão do Chico Buarque para a música do cubano Pablo Milanês. A maioria apenas ouve a música, belíssima. Aderem ao seu encanto. Sabem que tem uma mensagem subjacente. Há todo um povo que fala, através daquele jovem vestido de branco, para os foliões que brincam o seu Carnaval. Ele  encerra a sua performance com “Guantanamera”. A emoção atinge o seu auge. Todos nós sabemos o refrão. Cantamos  com mais força ainda, “Guajira/Guantanamera”. O rapaz de branco, cubano, sai ovacionado. Tranquilo, sutil, da mesma forma que chegou. Deixou o seu recado. A sua mensagem. Sem fazer discursos.
-“Quem era? Um cubano do “Mais Médicos”? perguntam alguns. – Não. Apenas um cubano do “Mais Música”, responde um folião, gozador. Um outro volta até a mesa, e fala para os que estão ainda sob o impacto – impossível de disfarçar -   da música do Caribe: - “Essa Cuba eu gosto. O que veio a se tornar depois, não”. Mas a música havia diluído o preconceito. E assegurava: somos todos latinos, somos alegres, nascemos para ser felizes. Somos tolerantes. Aprendemos a respeitar o direito de cada um seguir o seu caminho. Enfim, voltando ao Zé Ketty, “não me leve a mal. Hoje é Carnaval”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário