segunda-feira, 3 de março de 2014



EDUCAÇÃO POPULAR  -  A alavanca que mudaria o mundo
O legado de Paulo Freire no Brasil, hoje.

Geniberto Paiva Campos – Brasília – Março / 2014

1. Paulo  Freire faz parte daquela estirpe de educadores que periodicamente aparecem para mudar o que está bem estabelecido e fazer o processo educacional avançar.
Juntamente com Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, estes na educação de nível superior, Paulo Freire, na alfabetização de adultos, conseguiu mudar a nossa forma de pensar sobre  o tema – EDUCAÇÃO – que em várias  pesquisas de opinião pública, ainda hoje, aparece como item prioritário da lista de preocupação de todos os brasileiros.
Desde o período colonial evidenciava-se o “atraso” do Brasil em direção ao “progresso”.  Retórica permanente, a qual identificava as soluções mágicas capazes de fazer o país alcançar níveis aceitáveis de desenvolvimento. Foi assim com as ferrovias. Iriam fazer com que o país deixasse de engatinhar para, enfim, caminhar altaneiro rumo ao progresso.  Mas o milagre esperado não aconteceu. As “estradas de ferro não trouxeram o progresso, nem o país começou a andar” ( Faoro, R. 2007). Ainda segundo Faoro, esgotadas outras fórmulas mágicas, surgiu a “Ciência” , como o toque infalível “capaz de resolver todos os problemas”. Era a ciência como salvação, o valor mais alto da cultura humana. Talvez um mea culpa pela crença anterior, de resto inútil, na escolástica e no bacharelismo. Mas como fazer a “ciência” caminhar num país de iletrados?
Percebeu-se, então, que cabia um olhar prioritário, urgente, sobre o grave problema do analfabetismo. O qual se espalhava, como praga sem controle, por toda a população, particularmente entre os mais pobres e desfavorecidos. E que atingia, igualmente, os adultos.
Para espanto de todos, revolta e indignação de alguns, o Brasil entrava no século XX com níveis inaceitáveis de analfabetismo. Coincidentemente, também  não tínhamos Universidades dignas desse nome. Havia sim, um aglomerado de faculdades isoladas, uma espécie de federação de escolas de nível superior. Uma coincidência cronológica, talvez cronológica só aparentemente, acolhe duas experiências decisivas na Educação brasileira. Logo no início da década de 1960 é criada a Universidade de Brasília/UnB, representando o coroamento do esforço didático e político de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.  E começa, em seguida, numa  pequena cidade do Rio Grande do Norte, Angicos, a experiência de “Alfabetização de Adultos em 40 horas”, pelo método Paulo Freire. Sobre a trajetória épica da UnB muito já sabemos.
Falemos, portanto, da atualidade e do legado do educador brasileiro Paulo Freire. E do contexto histórico no qual o seu método seria  aplicado.

2. Meados da década de 1950, após o segundo governo Getúlio Vargas, no complexo período de saída da II Guerra Mundial, o Brasil vivia o governo JK. Ambos eleitos, democraticamente, pelo voto direto dos brasileiros. Depois de tantas turbulências políticas entrava-se, enfim, num período áureo, em que tudo parecia dar certo. Dizia-se, á época, que os deuses conspiravam para que a nação brasileira tivesse o seu encontro consigo mesma. Nunca esteve tão em alta a confiança e orgulho dos brasileiros no seu país. Numa sequência temporal de eventos felizes nas mais diversas áreas, o Brasil mostrou porque éramos chamados de “a pátria do futebol”: a taça do mundo era finalmente nossa. E fomos campeões de tênis em Wimblendon, com Maria Esther Bueno; a construção da Nova Capital, Brasília seguia a passos céleres, em breve estaria vivo e habitável um dos mais belos monumentos urbanos, a Capital da Esperança; a Bossa Nova e a sua nova  batida do samba encantava os brasileiros e  causava forte impacto no exterior; o Cinema Novo dava os seus primeiros passos, talvez já anunciando a conquista da Palma de Ouro em Cannes, com o “Pagador de Promessas”, belo filme, dirigido por Anselmo Duarte, com temática brasileira. Os brasileiros tinham todos os motivos para se orgulhar do seu país. E nosso desenvolvimento seria também célere: “50 Anos em 5”,  de acordo com o slogan do período JK.
E, no entanto, persistiam os níveis inaceitáveis de analfabetismo na população brasileira.

3.  No Recife, início dos anos 1960, estava em curso um movimento de educadores, com foco  no ensino básico. Com vínculos acadêmicos e na área executiva do governo local, esses educadores entrariam para a história como um dos grupos que mais ousou na área da inovação educacional no Brasil. O professor Paulo Freire fazia parte do grupo, o qual incluía, entre outros expoentes, Germano Coelho, Anita Paes Barreto, Paulo Rosas, Silke Weber. Eram pessoas com formação no exterior, com grande sensibilidade  social, quase todos ligados à Igreja Católica, que á época, vivia uma fase de grande abertura para o social, através do  Concílio Vaticano II, sob a égide do papa João XXIII.
A educação de adultos era uma das preocupações desse grupo, que ficaria conhecido como o “Movimento do Recife”. Uma pergunta pertinente, nunca bem esclarecida: por que o “Método Paulo Freire” de alfabetização de adultos não foi testado primeiramente na capital pernambucana? Uma explicação possível, de difícil confirmação: teria havido um impasse didático – pedagógico sobre a utilização de cartilhas na aplicação do Método. O seu idealizador se mostrava claramente contrário. Afinal, a “cartilha”, usada tradicionalmente no processo de alfabetização, era entendida como uma espécie de carta de navegação, também chamada “portulanos”. O papel desse instrumento didático, portanto, era o de criar uma trilha a ser percorrida pelo alfabetizando, com todas etapas  previamente sinalizadas. O que deixava muito pouco por conta da criatividade dos estudantes. Restringindo, dessa forma a sua liberdade de ação. Outros aspectos polêmicos do método: as escolas, denominadas “círculos de cultura”, com forte integração comunitária, não previam, obrigatoriamente, prédios escolares clássicos para o seu funcionamento. A “escola” imaginada por Paulo Freire podia funcionar em clubes, associações de bairros, residências particulares ou qualquer local disponível. Outra característica: o método era essencialmente baseado no aluno. O professor incentiva, orienta. Mas o aprendizado não ocorre de forma passiva , com assimilação acrítica dos conceitos didáticos. Outro aspecto essencial: o método repassava não só o “texto”, mas o “contexto”. Formando, assim, uma “consciência crítica” no estudante. (O que foi, maliciosamente,  propositadamente, confundido com politização ou partidarização. Estigmatizando o processo de alfabetização com um viés ideológico, o qual atendia aos objetivos de manutenção do status quo dos donos do poder).
Era preciso portanto coragem, e muita abertura para o novo, para por em prática   a aplicação de um método tão ousado  em suas inovações. Foi o que Paulo Freire encontrou no  então secretário de educação do Rio Grande do Norte, Calazans Fernandes. E na sua imediata sintonia com um jovem estudante de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcos Guerra, quase  adolescente, que enfrentou o desafio de assumir a coordenação do projeto pioneiro na cidade de Angicos/RN . O êxito do programa de alfabetização projetou-se no tempo, criando um protótipo de intervenção em políticas públicas, que se mostrou válido em diversas circunstâncias históricas.
4. A simples exposição desses conceitos mostra o quanto Paulo Freire estava á frente do seu tempo. Por isso, ao analisar, hoje, os atuais processos de comunicação, transmissão de conhecimentos e técnicas inovadoras de ensino/aprendizagem, baseados na “Conectividade”, surge a figura de Paulo Freire, projetando a atualidade dos seus já cinquentenários conceitos pedagógicos. Nos quais  o papel  do professor é compartilhado com os alunos. Cedendo, parcialmente, a importância docente,  priorizando a inventividade e a iniciativa do aluno, além  de  valorizar a sua capacidade e o seu ritmo próprio de aprendizado. E, sobretudo, o seu potencial de interação com elementos eletrônicos disponíveis, fonte indispensável, permanentemente acessível, de informações e conhecimentos. Neste momento, evoca-se naturalmente o legado de Paulo Freire. A sua incrível capacidade de visualizar o futuro. Orientando cidadãos conscientes, comprometidos com a Modernidade. Preparados, inteligentemente, para um mundo novo e desafiador.
Esta a herança, o legado histórico da ousadia do professor Paulo Freire.



Nenhum comentário:

Postar um comentário