sábado, 8 de março de 2014

 


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Essas referências, meramente simbólicas, não retratam o valor da mulher no contexto da família e da sociedade.
Poderia invocar os tradicionais poemas de Cora Coralina ou Raquel de Queiroz ou as belas alegorias de tantas poetisas potiguares, mas isso não sairia de mim. Então o que dizer?
Vivi e convivi com mulheres extraordinárias:
Maria Ligia, minha mãe - doçura e fibra;
Rosina, minha sogra - santidade e resignação;
Therezinha, minha esposa - meu amparo há mais de 50 anos;
Minhas filhas Rosa e Thereza - um pedaço de mim;
Em nome destas, homenageio as mulheres da minha família e da minha amizade, enviando uma rosa virtual para cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário