quarta-feira, 28 de maio de 2014



                  O VOO FINAL DO VELHO GENERAL FRANCISCO GOMES DA COSTA
         No início da manhã de hoje, dia 28 de maio de 2014 recebi a notícia do falecimento do velho General Costa, único filho remanescente da descendência do Coronel João Gomes da Costa e Anna Rodrigues da Costa.
         ICI, como era conhecido no ambiente familiar, nasceu na Fazenda Pitombeira, do Município de Taipú, aos 2 dias do mês de abril de 1913, tendo sobrevivido à sua esposa Mabel Rose Jardine Costa, exemplo de virtude. Ingressou na vida militar em Realengo no dia 8 de maio de 1935 e, após uma longa e brilhante carreira, chegou ao posto de Coronel e, em razão de ter a condição de ex-combatente, foi para a reserva no posto de General de Brigada e, em 1966 General de Divisão. Detentor de várias condecorações, foi durante dois anos e meio Presidente da Subcomissão Geral de Investigações no Rio Grande do Norte, entre 1970 e 1972.
Sua dedicação à família foi marcante, dando assistência a todos que o cercavam e, em relação ao meu pai, certa vez, num momento de enfermidade deste, exigiu que fosse buscar outro centro, pois em Natal ainda não havia instrumental de alta precisão e ao fazer isso disponibilizou até o seu patrimônio. Prova maior de amor não poderia ser dada.
       Por muitos anos residiu num sobradão da Av. Café Filho, próximo à Praça da Jangada - Areia Preta, hoje construído um edifício e sua última morada foi a casa da Rua Olinto Meira, 1027.
       A família vinha comemorando o seu aniversário nos últimos anos, fazendo festa, porquanto apensar dos 101 anos, ainda guardava lucidez.
       Agora está recomposta toda a família na eternidade: João Gomes da Costa e Anna Rodrigues da Costa e Bernardina Rodrigues da Costa, sua esposa Mabel Jardine e os irmãos do primeiro matrimônio de João Gomes da Costa com Bernardina Rodrigues da Costa - Maria (AA), casada com João Severiano da Câmara; Luzia (Ziá), que morreu muito cedo, em 1929, casada com Jerônimo Severiano da Câmara; José Gomes da Costa (Zeco), casado com Maria Ligia de Miranda Gomes; Antônio Gomes (Tonho), casado com Isaura Juvênio da Câmara; Jerônimo Gomes (Loló), casado com Otacília Teixeira Gomes; Pedro, casado com Maria da Conceição Rocha, esta ainda viva, Manoel (Ué), casado com Ligia Bemfica; do segundo matrimônio, com Anna Rodrigues da Costa, então viúva de Sergio Guedes da Fonseca, que trazia desse casamento o Dr. Sérgio Guedes da Costa, casado com Elizier da Câmara Bemfica (Zizi), o qual foi criado sem nenhuma discriminação, nasceram: Francisco (Ici), casado com Mabel Rose Jardine Costa; Luiz (Zilú), casado com Maria Dulce e depois com Estrela da Liberdade; Paulo, casado com Olindina dos Santos Lima; Maria (Lilia), solteira. Houve um filho no período da viuvez – Luiz, criado entre os filhos legítimos e que morreu ainda jovem.
   O General se encontrava internado no Hospital da Guarnição de Natal e faleceu ontem, dia 27, O seu sepultamento será hoje no Cemitério do Alecrim e o corpo será trasladado para a Casa de Velório Morada da Paz (ainda indefinido). A FAMÍLIA LHE TRIBUTA TODAS AS MERECIDAS HOMENAGENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário