terça-feira, 17 de junho de 2014

Futebol




                                                                       Foi pênalti 

Por: Augusto Coelho Leal, engenheiro civil

            Estava eu sentado, lendo as péssimas notícias dos jornais – só se escreve sobre politicagem e crimes e agora São Pedro abrindo as torneiras, as notícias ruins aumentaram.
 De repente, nada mais que de repente, me toca o celular. Chovia muito aqui em Natal, então vocês já imaginam o sacrifício para se atender e entender alguma coisa. Tocou o hino da Inglaterra. Prontamente atendi, pois sabia tratasse da realeza britânica.
-          Hello, my dear Guga. I am distressed, please enlighten me. Penalty was of was not?
            Era a Rainha da Inglaterra que queria saber se a jogada do jogo de abertura da copa tão falada no mundo todo, mas complicada que a situação da guerra civil Síria, foi pênalti ou não foi, já que ela também ficou em dúvida - quem não ficou? Além do mais, ela achou o juiz japonês Sr. Yulchi Nishimura mais parecido com um professor de ballet de que com juiz de futebol, aumentando aí as suas dúvidas.
            Tive que sair às pressas, debaixo de chuva pesada, ir até o Bar do GG encontrar o meu guru o grande sábio Paulus Ghoi Aba. Paulus é um monge latino americano, de uma personalidade muito calma.  Tranquilo, não gosta de discutir, era a única criatura aqui no meu universo que eu podia consultar, pois ele conhece tudo, desde a primeira lei de Newton até a última de Joaquim Barbosa, conhece tão bem os hieróglifos encontrados nas escavações do antigo Egito como os destroços encontrados pelas escavações das últimas chuvas caídas em Natal, aliás, sobre isto – as chuvas, ele como eu lamentamos muito o que ocorreu.
            Pois bem, encontrei o meu Guru, na sua eterna traquilidade, olhando para o firmamento, com um copo de água potável, não toma água mineral que diz ter mais sal do que as salinas de Macau e o Mar Morto juntos e fui perguntando, mas, sem antes ele olhar para mim com sua voz educada e angelical perguntar.
            - O que lhe traz aqui o meu jovem – fiquei feliz pelo jovem- sinto aflição em seus olhos!
            - Oh! meu Grão – mestre, imperador milenar da sabedoria humana, me esclareça, por favor, preciso tirar esta dúvida, à bola foi pênalti ou não foi?
            Ele baixou a cabeça - pela idade não escuta direito- deu um forte ronco nasal, e um hem que acordou o meu amigo Nicolau Frederico que ainda dormia, sonhando com as cenas da novela Pedacinho de Chão. Tive que calmamente repetir a pergunta. O grande mestre ouviu, então respondeu.
            - Filho tudo que existe ao redor de um buraco é beira. Naquele momento o Brasil estava na beira de um buraco, não tinha nem má, nem boa que resolvesse, então apareceu o Sr. Nishimura fez um suschi da jogada, mas colocou muita pimenta, aí ardeu nos olhos. Daí toda essa confusão. Agora que foi um prato cheio foi, tão cheio que ainda tem gente querendo engolir. Mas, que foi pênalti foi a FIFA já declarou oficialmente.
            - Sai d’ali com a melhor explicação já ouvida para aquele lance polêmico, entrei em contato com a Rainha que imediatamente agradeceu e pediu licença para comentar a abertura.
            A respeito da festa de abertura e do jogo inicial, ela estranhou muito a falta de educação de alguns brasileiros dirigindo insultos verbais a Presidenta Dilma, Aqui para nós e que o povo do Cazaquistão não leia isto, também fiquei horrorizado com tanta falta de respeito, com tanta falta de educação, afinal é a Presidenta do Brasil. Soubemos dá uma aula de amor ao nosso país, quando a musica parou de tocar o nosso hino e continuamos cantando até o final. Mas amigo, logo depois estragamos tudo. Ficou na memória os belos corpos das cantoras Claudia Leitte e Jennifer Lopez. Que Deus a conservem assim e se possível deixe pelo menos uma na minha rede. Por favor, não digam a minha esposa que escrevi isso, ainda quero viver.
 No mais é Blatter palmas e que foi pênalti foi, ponto final.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário