quinta-feira, 12 de junho de 2014

 

VAIDADE E SOBERBA
 
Todos os dias, quando acordo, tenho o hábito de fazer uma oração. Para alguns isso pode parecer besteira, pieguice, baboseira. Respeito se alguém pensa assim, Mas o fato é que agradeço a Deus mais um despertar. Peço proteção para as pessoas que amo, para os amigos. Há anos peço, também, para que Deus me afaste da vaidade, da arrogância e da soberba.

A vaidade do cuidado, do zelo, do asseio, essa vaidade, para mim, não tem problema. O problema é a vaidade da ostentação, a arrogância e a soberba. Semana passada revi o filme "O advogado do diabo", onde um jovem advogado é contratado a peso de ouro por um magnata de Nova York, mas a vida de riquezas, mulheres e festas esconde um terrível segredo. No final, o diabo, representado, por um advogado bem sucedido, diz a famosa frase: "Vaidade, meu pecado favorito".

Vivemos numa sociedade que estimula a vaidade. Mais que isso, a sociedade quase que obriga que os homens sejam brilhantes e poderosos. As mulheres têm que ser magras, altas, sensuais, numa cultura que alimenta a vaidade. Não vale o que se é, mas o que se tem ou o que se aparenta ter.

O mundo da vaidade não admite o fracasso, a perda. Os êxitos são avaliados em termos de conquistas materiais. Não há espaço para amizades, mas para parcerias. O que importa é o sucesso passageiro, ao êxito permanente. Vivemos num mundo narcisista, onde as pessoas estão voltadas para a própria imagem.

A vaidade exagerada cega, subtrai o bom senso, nos afasta da realidade e do que é possível para nós. A vaidade nos afasta da reflexão útil e nos leva a querer sempre ganhar discussões. Ninguém é dono da verdade. E o mundo dá muitas voltas. O advogado poderoso e arrogante de hoje pode precisar de uma humilde enfermeira, mais adiante, para lhe ajudar na higiene do corpo fétido e moribundo. O Magistrado falso e corrupto às vezes nem sabe que está sendo investigado e pode perder o cargo para vergonha de sua família e para a alegria dos seus pseudos amigos... Coisas da vida.

Um dia o Jornal do Brasil foi um dos maiores jornais do País. Hoje nem existe mais. Quem mandava no Rio Grande do Norte era o Diário de Natal. Também deixou de existir... Quem não se lembra da Mesbla, uma das maiores lojas de departamento do Brasil? A Varig, que chegou a ser orgulho nacional, faliu... É o sobe e desce da vida. Quantas pessoas tiveram riqueza e poder e hoje são pobres e vivem no ostracismo...

Algumas pessoas infelizmente se julgam superioras a outras. Essa é a “qualidade” do soberbo. A soberba é a autosuficiência, é o quer superar sempre os outros, seja a que custo for, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja.
Só há um caminho para o homem: a humildade. Pensemos nisso...
 
Miguel Josino Neto
__________________________
Colaboração do colega Odúlio Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário