sexta-feira, 18 de julho de 2014

Notícias



A VIDA E O COTIDIANO
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor

            O dia começa para mim, cotidianamente, à partir das 5 horas. Faço o café e na atmosfera do cheirinho dessa bebida paradisíaca aguardo os jornaleiros madrugadores, infalíveis e, até que os demais da casa se levantem, já estou municiado de alimento e de notícias.
            Ligo a TV, mas ponho-me a meditar sobre a importância da leitura dos jornais diários, tanto os matutinos (TN e NJ, a Folha chega duas horas depois), como ao cair da tarde o JH. Desde logo contesto os que afirmam que o jornal impresso vai desaparecer. Duvido que se dispense o folhear das páginas gostosamente espalhadas sobre a mesa ou mesmo dentro de uma rede nordestina.
            Neles você vislumbra o passado, o presente e o futuro, com notícias tristes e outras tantas alvissareiras, como posso exemplificar.
            A verdade começa a colocar a sua cara – já se fala no “Arena Carnatal”. Eu sabia, esse estádio vai continuar servindo aos mesmos $$$$$. Enquanto isso, sem nunca ter sido prioridade, se arrasta a saga do prolongamento da Prudente de Morais, que vem atravessando governos, embora seja um equipamento urbano da maior valia para a mobilidade urbana. Um dia terminará. O Dr. Demétrio já nem promete mais nada!
            Na parte mais séria, o Dr. Luciano Ramos, um excelente Procurador que a Bahia nos presenteou, corajosamente combate os pagamentos de “benesses”, com argumentos sólidos e a tragédia do avião que saiu da Holanda com destino à Malásia e a infindável guerra entre israelenses e palestinos. DEUS tende piedade de nós.
            No esporte notícias triviais – Gilmar Rinaldi é a bola da vez para o nosso futebol. Será? O Flamengo, quem diria, está na lanterna. O ABC volta ao frasqueirão... blá, blá, blá...
            O cantinho dos leitores também é importante: vejam que interessante: “Placar: Copa: Alemanha 07 x 01 Brasil; Nobel: Alemanha 103 x 00 Brasil. Estuda Brasil!! (Gasribaldi C. Fagundes); a verve e ironia de Geraldo Batista é sempre uma delícia. Notícias do Seridó em festa (Josimar Tavares).
            Os articulistas são peças essenciais: Jornal  de WM, a crônica de Ney Leandro (sextas-feiras); Roda Viva, Albimar, claro, sem desmerecer os outros.
            No cultural vamos de Ubirajara Macedo, lançando mais um livro, grande Bira nos seus 94 anos bem vividos, com pitadas de sofrimento – é a vida...
            Por último, vamos ao pinga-fogo: lagoas de captação sem manutenção; Flávio Rezende fechará a Casa do Bem (lamentável); vem por aí as manifestações contra o aumento de passagem e com elas os mascarados e baderneiros – é preciso fazer a separação do joio e do trigo!; 550 servidores fantasmas na SEEC.
            Progresso: Complexo viário melhora trânsito. Futuro: FIERN propõe pacto para fazer o Estado Crescer - Parabéns Amaro Sales. Visões do Potengi, através do passeio de barco – é uma boa pedida, que precisa ser institucionalizada para sempre, pelos benefícios que pode trazer para nosso turismo, lazer e história.
            Meu querido Marcos Aurélio, não esqueci  de você, mas só falei no noticiário matutino. O nosso JH é outra história - noticia hoje o que os outros farão amanhã. Tchau!!!!!
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário