segunda-feira, 13 de outubro de 2014

                                               Deus é brasileiro?

Por: Augusto Coelho Leal, engenheiro civil

                Não acho que Deus seja brasileiro, nem tão pouco francês, inglês ou de outra parte deste mundo. Canta Jorge Ben Jor. “Moro num país tropical/Abençoado por Deus/E bonito por natureza.”
                É verdade, moramos em um país tropical de belas paisagens topográficas, mas de um povo subserviente, acomodado com as mazelas e acostumado a viver levando chicotadas – na verdade não são todos, mas na sua maioria.
                Alguém deve se lembrar que escrevi aqui neste jornal que Natal não ia mudar “nadicas de nada” com as tão faladas obras da Copa do Mundo. Fui criticado por alguns “jesuítas” que não sabem o que falam, e por sinal falam mais do que devem.
                Pois bem, qual a obra Copa do Mundo que melhorou Natal? Poucas, apenas no entorno do Arenas das Dunas, que melhoraram o trânsito naquele local.
                E o novo Aeroporto Aluízio Alves? Tínhamos um aeroporto que funcionava quase normalmente – tirando a refrigeração tudo era dentro da normalidade – mesmo pequeno foi escolhido um dos melhores do Brasil e com área suficiente para uma grande ampliação. Acontece, como o nosso povo vive de “holofotes,” corremos e inauguramos uma obra inacabada, que além de desconforto nos traz insegurança no seu trajeto.
                Estou lendo na edição de 07/10/2014 de O Jornal de Hoje, que o restaurante do aeroporto fechou. Vejam bem, quantos meses de inaugurado? Leio ainda, que a Inframérica tem dificuldades para administrar e manter os serviços. Beleza não? E acessibilidade? Olha gente é uma vergonha. A BR 406 além de estreita, está com mais buracos do que a superfície lunar e haja perigo e paciência para dirigir veículos automotores, já que é possível dirigir veículos de tração animal. Os acessos não concluídos, estreitos, mal conservados. Como diz Boris Casoy – Isto é uma vergonha. Resumo da ópera. O Aeroporto Aluízio Alves está inacabado, funcionando precariamente, acessos perigosos e mal iluminados e o povo pagando o pato ou o ganso se for são-paulino.
                Mas voltemos as “obras copa do mundo.” Em Natal, ou Rio Grande do Norte ou no Brasil, melhorou o quê? Vamos começar aqui na nossa cidade, pelo trânsito. Melhorou alguma coisas? Semáforos velhos, alguns tão apagados que para enxergar de certa distância, precisa (o motorista) usar um binóculo. Faltam arruamentos (largura e sentido único do trânsito) para os veículos transitarem. A equipe da SEMOB na sua maioria não atua e não sabe como atuar. Segurança. Na época da Copa era uma beleza ou quase isto, depois virou um inferno pior do que o de Dante. Não é nenhuma comédia nem tão pouco divina, é um verdadeiro absurdo o que está ocorrendo aqui, e neste país. O homem de bem ou do bem, aprisionado em sua moradia, e mesmo assim ainda ameaçado. Não se pode andar com tranquilidade nas ruas das nossas cidades. Saúde, outro absurdo, verdadeira calamidade pública. Leio e vejo a luta da diretora do Walfredo Gurgel, tentando diminuir o caos dentro desse hospital, mas sem apoio dos governos. Parece está sozinha em uma luta desigual. Faltam leitos, faltam medicamentos, faltam UTI, faltam macas e o principal, falta vergonha dos que se atrevem a governar. Está faltando GOVERNABILIDADE. Qual seria mais útil para o povo? O Arena das Dunas ou dois bons hospitais na grande Natal? Vamos Continuar vendo cemitérios de obras inacabadas por esse Brasil.
Educação? Escuto de alguns “Manés” dizerem que o Estado nunca teve tão bem, pois aqui aumentou muito o número de escolas para o ensino técnico. Verdade “verdadeira” não resta dúvida, melhorou. Mas a educação melhorou? Piorou e muito. A educação básica (nome já diz) e a base de toda educação, compreende desde a educação infantil, ensino fundamental e o médio. Leio em uma revista que fala sobre o assunto: “O aluno médio de 15 anos no Brasil tem conhecimentos de ciências e matemática de um chinês pré-adolescente (10 anos) e também fica atrás dos jovens de outros países. Não à toa, todos esses países (China, Canadá, Turquia, Chile, México e Tailândia) têm produtividade do trabalhador maior que a do Brasil.
                Ouvi e vi a presidenta falar que vai estimular em muito as escolas técnicas, pois elas são o futuro do país, que aí está à base para o desenvolvimento. Mas será que é verdade? Não acho. Temos que melhorar e muito, desde a pré-escola, e isto não está sendo feito no Brasil. Temos que começar por baixo, não adianta criar cotas e criar maus doutores, pois muitos jovens chegam as universidades sem conhecimentos básicos e sem condições financeiras para melhorarem esses conhecimentos. Este negócio de cota para universidade por raça, para mim é populismo barato, deveria haver sim, cotas pela condição financeira de cada aluno. Negro não é melhor do que branco, nem branco melhor do que negro, somos iguais.
Vamos ter eleições, existe um partido que está no governo há quase doze anos. A propaganda do partido é que tudo andou bem durante esses anos. Sabem o que prega está candidata, MUDANÇAS. Ora se o Brasil precisa urgentemente de mudanças o que está bem? E haja promessas dos políticos. Você acredita?  Os Manés continuam acreditando que sim.
                Mas deixa pra lá. Olha quero avisar que no dia 26 de outubro eu volto para Maracangalha, e quem quiser ir comigo tem que fazer reservas nos hotéis de imediato, pois, no último dia 05/10 tinham mais de oitocentos e cinquenta mil pessoas de fora por lá.

 E aí? Você acha que Deus é brasileiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário