sábado, 7 de junho de 2014

Brasil X Sérvia




A COPA ESTÁ CHEGANDO
Ontem assistimos um novo apronto da Seleção Canarinho – um bom teste, pois pegou uma Sérvia retrancada que só permitiu um único gol (Fred) e não mostrou uma boa alternativa para um “plano B” em caso de jogo defensivo. Foi bom para mostrar que ainda não estamos nos “trinques”.
A disciplina também precisa de uma repreensão – afinal somos os donos da casa e devemos dar bom exemplo!
O torcedor brasileiro espera e merece um pouco mais, daí as vaias de advertência e não por maldade.
O amistoso valeu, pois permitirá ajustes da equipe de Luiz Felipe Scolarin ao se deparar com um tipo de jogo com marcação dura sobre o seu jogador mais festejado que já está em tempo de ficar mais maduro.
O jogo duro, com jogadores de boa estatura também foi um alerta para se encontrar alternativas eficientes. Afinal, um um bom teste de paciência para o que a Seleção deve se preparar para a primeira fase.
Uma coisa NÃO SE JUSTIFICA – a ameaça de boicote, greves, confusão para prejudicar a Copa. Vamos mostrar que aprendemos alguma coisa com o regime de intolerância. Vamos voltar a ser a PÁTRIA DE CHUTEIRAS!

Moá





O Homem do Poema de Concreto completa 87 anos
Era então um tempo de pardais no verde dos quintais, quando aqueles dois jovens se conheceram – José e Maria.
Ela, recém saída da adolescência no esplendor dos seus 14 anos e ele, um jovem bacharel em Direito de 23 anos, formado na Universidade do Rio de Janeiro em 1925, que retornava ao solo potiguar em busca do seu primeiro amor, pois se conheceram ainda muito novos.
No cenário bucólico do Seridó, o novo bacharel assume o cargo de Adjunto de Promotor de Justiça, em Caicó e, de pronto, reinicia um namoro interrompido e contrai núpcias com sua amada em 04 de setembro de 1926, quando esta tinha apenas 15 anos, com a presença do Patriarca da família “Gomes”, o Coronel João Gomes da Costa, proprietário da Fazenda Pitombeira (Taipu-RN) e líder político na região[1].
Dessa união, que assistiu íntegro o passar de meio século, nasceram nove filhos – o primogênito foi Moacyr, parido de uma gravidez de alto risco, agravada pela pouca idade da mãe – apenas 15 anos, o que levou “Mãe Quininha” a comentar com o amigo comum Dinarte Mariz, sobre o perigo que corria Lígia de Zé Gomes, cujo nascituro estava em posição inversa à natural e que não teria habilidade para resolver o problema.
O amigo, político influente na região, mandou motorista em seu automóvel até Currais Novos para trazer o renomado médico Mariano Coelho.
Pelos dotes competentes do médico e pelas mãos santas da parteira Mãe Quininha, nasce de parto laborioso Moacyr Gomes da Costa.
Esse menino, que pegou um Ita em Natal e foi pro Rio morar tornou-se arquiteto e desde o seu trabalho de final de curso já sonhava com um estádio na Capital, que se transformou em Castelão, depois Machadão, considerado um poema de concreto.
O jovem sonhador e hoje consagrado profissional MOACYR GOMES DA COSTA comemora 87 anos bem vividos. PARABÉNS MEU IRMÃO E POETA IMORTAL.




 


BAÉ CIDADÃO NATALENSE
Eis o discurso de BAÉ lido na CMN, dia 05, às 18h 
quando  o torcedor nº 1  do AFC, recebeu a cidadania natalense .


MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES




                              QUIS A GRAÇA DE DEUS PRIMEIRAMENTE E A GENEROSIDADE DO VEREADOR MAURICIO GURGEL E DE SEUS PARES, QUE NESTA NOITE EU ME TORNASSE UM CIDADÃO NATALENSE. MAS, ESSE HONROSO TÍTULO SOMENTE OCORREU PELA FORÇA DA TORCIDA DO AMÉRICA, A MINHA MAIOR PAIXÃO.

                             FUI BATIZADO COM O NOME DE ERINALDO RAFAEL DA SILVA, FILHO DE MANOEL GERALDO DA SILVA E RITA RAFAEL DA SILVA PARA MINHA FELICIDADE, VIVOS, RESIDENTES NO BAIRRO DO IGAPÓ, JÁ VELHINHOS, PAIS DE 13 FILHOS, SENDO 12 TORCEDORES DO AMÉRICA E, APENAS O MAIS VELHO, TORCEDOR DO NOSSO MAIOR ADVERSÁRIO.

                            A MINHA INFÂNCIA FOI IGUAL A DOS MENINOS QUE FORAM CRIADOS NAS FAZENDAS DO INTERIOR, NO MEU CASO AS FAZENDAS DE ANGICOS, ONDE MEU PAI SEMPRE TRABALHOU NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS. TODA MINHA INFÂNCIA, PORTANTO FOI DE MUITA FELICIDADE AO LADO DA MINHA FAMILIA, QUE, UNIDA, SOMAVA ESFORÇOS PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE DE SOBREVIVÊNCIA, COLHENDO DA AGRICULTURA OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS A UMA VIDA POBRE, É VERDADE, PORÉM HONESTA E TEMENTE A DEUS.

                            DESDE ESSE TEMPO QUE ME TORNEI AMERICANO FANÁTICO. APESAR DAS DIFICULDADES DA DISTÂNCIA, SAÍA DA FAZENDA BOA VISTA, ONDE EU MORAVA COM A MINHA FAMILIA E IA OUVIR PELO RÁDIO DA FAZENDA SÃO MIGUEL, OS JOGOS DO AMÉRICA. GASTANDO DUAS HORAS DE BICICLETA PARA IR E MAIS DUAS PARA VOLTAR. O ESFORÇO COMPENSAVA, PORQUE OUVIR UM JOGO DO AMÉRICA FAZIA BEM A MINHA ALMA. EU VOLTAVA ALEGRE PARA CASA.

                            COM O PASSAR DO TEMPO, O MEU PAI VEIO COM TODA FAMILIA MORAR EM NATAL, JUSTAMENTE QUANDO EU TINHA 19 ANOS DE IDADE, EM 1979. FAMILIA GRANDE TODOS NÓS TÍNHAMOS QUE TRABALHAR DURO PARA AJUDAR O VELHO A MANTER O SUSTENTO DE TODOS. ASSIM FUI TRABALHAR NO COMÉRCIO, PRIMEIRAMENTE NO SUPERMERCADO MEDEIROS, NO BAIRRO DE IGAPÓ, ONDE TRABALHEI POR OITO ANOS E DEPOIS TRABALHEI NO SUPERMERCADO DO PRIMO, TAMBÉM NO REFERIDO BAIRRO. EMBORA TRABALHASSE EM ATIVIDADES CONSIDERADAS “PESADAS”, SEMPRE TINHA UM TEMPINHO PARA IR ASSISTIR OS TREINOS DO AMÉRICA NAS QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS, NA ANTIGA POUSADA DO ATLETA. RESTA DIZER QUE OS PATRÕES FAZIAM UMA CARA FEIA DANADA PORQUE EU PERDIA DUAS TARDES NA SEMANA. ENTRETANTO ELES SABIAM QUE SE NÃO ME LIBERASSEM EU IRIA VER O AMÉRICA TREINAR NO PEITO E NA RAÇA, POIS O AMÉRICA SEMPRE FOI O MELHOR PARA A MINHA VIDA.

                            NO ANO DE 1991, NA GESTÃO DO PRESIDENTE JUSSIER SANTOS, ME TORNEI SERVIDOR DO CLUBE, PASSANDO A MORAR NO AMÉRICA ONDE ESTOU ATÉ ESTA DATA. O MEU QUARTO É DECORADO COM TUDO QUE DIZ RESPEITO AO AMÉRICA. NESTE PEQUENO RECANTO É QUE GUARDO AS GRANDES VITÓRIAS DO MEU CLUBE, COMO TAMBÉM AMARGO A TRISTEZA DE SUAS EVENTUAIS DERROTAS. LÁ É QUE ALIMENTO OS MEUS SONHOS PARA OS DIAS FUTUROS. LÁ É QUE SONHO COM A VOLTA DO AMÉRICA A SÉRIE “A” DO CAMPEONATO BRASILEIRO, SE DEUS QUISER.

                            CONFESSO NA PRESENÇA DE TODOS OS AMERICANOS, DOS VEREADORES AQUI PRESENTES E DAS AUTORIDADES QUE FAZEM PARTE DA MESA QUE JÁ VIVI MUITAS EMOÇÕES COMO TORCEDOR DESTE GLORIOSO TIME ALVIRUBRO. ENTRE ELAS, TER SIDO CAMPEÃO DO NORDESTE NO ANO DE 1998, BEM COMO LEMBRO A VIAGEM QUE FIZ COM O AMÉRICA A CIDADE DE PORTO ALEGRE, PARA ASSISTIR O JOGO COM O INTERNACIONAL, UM GRANDE E INESQUECIVEL PRESENTE DO ENTÃO PRESIDENTE DO AMÉRICA, DR. EDUARDO ROCHA.

                            É BOM QUE EU DIGA QUE MESMO PEDALANDO UMA BICICLETA, PELAS RUAS DE NATAL, COM AS CORES DO AMÉRICA E AGITANDO A BANDEIRA DO CLUBE NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL, SEMPRE FUI RESPEITADO PELAS TORCIDAS ADVERSÁRIAS.

                            MAIS UMA VEZ AGRADEÇO A DEUS POR VIVER A GRANDE EMOÇÃO DE SER TORCEDOR DO AMÉRICA E CONTAR COM A AJUDA DE TODOS OS DIRIGENTES DO CLUBE, AO LONGO DO TEMPO, QUE GENTILMENTE ME ABRIGAM COMO UM FILHO ESTIMADO. AGRADEÇO TAMBÉM A TODAS AS TORCIDAS QUE DÃO VIDA AS CORES DO AMÉRICA.

                            FINALMENTE, AGRADEÇO AOS ILUSTRES VEREADORES QUE ME DERAM ESTE TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE, EM ESPECIAL AO VEREADOR MAURICIO GURGEL QUE INDICOU O MEU NOME PARA RECEBER ESTA HOMENAGEM DA CIDADE DO NATAL.

                           VIVA O AMÉRICA!

                           VIVA NATAL!

                           VIVA O BRASIL!

 
________________________
Enviado por Odúlio Botelho Medeiros

sexta-feira, 6 de junho de 2014

INFORMANTE LEVIANO
 

Lamentável a chamada de primeira página do Jornal de Hoje, coluna de Daniela Freire: um influente pesquisador local questiona como estão sendo aplicados os recursos destinados ao IHGRN, que em 2013 teria obtido uma receita superior a R$ 1 milhão. A VERDADE: existem colocações no orçamento da União e do Estado de dotações em torno dessa cifra. Até agora só foi liberada a quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais) do Estado, precisamente no dia 02 de janeiro de 2014.
É bom que venha o Ministério Público fiscalizar, inclusive para chamar à responsabilidade os mentirosos de plantão.
Estou indignado com a notícia “plantada”. Alguém, à sorrelfa, quer se vingar de alguém e atinge uma Diretoria que trabalha dando expediente diário SEM NENHUMA REMUNERAÇÃO.


O QUE É EXEMPLO E O QUE É ENROLAMENTO
Por Flávio Rezende*
            Os seres que cultivam os valores humanos tais como fraternidade, tolerância, amizade, pureza, generosidade, paz, serviço voluntário e os demais que já sabemos, ficam encantados com lindas fotos, vídeos enobrecedores, frases edificantes e buscam ajudar ou fazer parte de ações humanitárias, pois, sentem prazer e júbilo no envolvimento com as coisas do bem.
         Esses seres, que existem espalhados pelo planeta, gostam dos arquitetos que trabalham unindo conhecimento técnico com projeção de suas obras impregnadas de respeito à natureza e formas que elevem o pensar e a boa mobilidade de todos. Esses seres curtem quando todos os profissionais liberais executam seus ofícios levando em conta todas as nuances positivas e ofertam serviços diversos com o tempero do amor e o açúcar do humanismo.
         Os seres de bons hábitos e pensamentos altruístas vibram quando pessoas decidem direcionar suas existências para o universo político, pois acreditam que a difícil decisão, precisa necessariamente agregar valores missionários, uma vez que esse rumo constrói ou destrói vários outros caminhos, daí ser fundamental que a política seja o espaço de almas boas e verdadeiramente servidoras do bem-estar coletivo.
         Quando esses seres observam os movimentos de um semelhante chamado Mujica, que habita ao sul do continente, entram em êxtase com sua simplicidade, com a dispensa de aparatos exagerados de segurança, de transporte e de moradia, que apesar de ocupar o mais alto cargo de seu País, o Uruguai, vive da mesma maneira que antes, não perdendo nenhuma oportunidade de estar com as pessoas, ouvindo, abraçando, sorrindo, como um cidadão qualquer, vestindo as mesmas roupas de sempre e buscando a todo custo melhorar a vida do coletivo.
         Seres da seara política como Mujica, Gandhi, Luther King, Mandela, Lincoln e tantos outros, elevam a alegria planetária dos seres de bem, que nutrem nestes exemplos suas vidas, buscando amparo em suas posições, falas e posturas, tornando o planeta mais lúcido e a história mais bela.
         Aqui no Brasil, os seres do bem ficaram todos animados quando tempos atrás surgiu uma estrela no céu da política nacional, anunciando uma constelação de novas maneiras de agir e um modus operandi ético e cheio de esperanças para um novo cenário.
         O tempo passou, importantes e salutares políticas públicas foram implementadas, o céu estava em constante êxtase até que as nuvens negras começaram a surgir encobrindo o límpido e apreciado azul celeste.
         No começo os seres acreditavam que aquele extraordinário líder não sabia de nada, ouviam suas desculpas e promessas de afastamento das nuvens negras, mas, infelizmente, a tempestade foi aumentando, novos temporais surgindo de todos os lados, enchentes, todo tipo de precipitação apareceu e, o líder, encharcado, começou a vacilar, uma conversa aqui, outra diferente ali, até que a nação, vítima do dilúvio, entendeu que o meteorologista sabia sim de tudo, mas não podia informar e nem medidas tomar para estancar as águas, pelo simples fato de estar todo molhado, impossível fazer algo, era parte do temporal e só lhe restava bazofiar.
         Hoje os seres de bem lamentam a perda de um Mujica verde e amarelo. O que se apresentou como um possível líder do bem, não anda mais como antes, perdeu a humildade no caminho, prefere a companhia dos companheiros filósofos do esquerdismo ineficiente, buscando inspiração em mumificados sistemas falidos e em decomposição, do que a companhia do povo, do qual se aproxima apenas para pedir, justo o povo que tanto lhe deu.
         Hoje o que poderia ser o nosso Mujica distribui frases desconexas e compartilha alegorias vazias para parte de uma plateia eletrizada e anestesiada, virou um ilusionista, ainda prometendo requentados paraísos, que teve oportunidade de criar, mas cedeu a tentação de dominar a tudo e a todos e governar sob o signo da subordinação e da coação.
         Mujica é um homem do povo e dá sem querer nada em troca, nem para si e nem para os seus, pois não os tem. Não se apossa dos seres, serve-os com dignidade e humildade crescentes.  O nosso arremedo de líder perdeu todas as características de suas origens, no vestuário, na aparência, nos hábitos, sendo hoje um traidor da esposa e da pátria, a mãe maior, posto que cheio de conversa fiada, não faz um “mea culpa” corajoso e assume que junto com seu stablishment, equivocadamente projetou tomar posse do Brasil, no lugar de governá-lo com os valores que alguns acreditam que já teve um dia.
         Agora é tarde. A esposa ainda aguenta a farsa da fidelidade, mas a pátria, acordada, brada aos quatro cantos: queremos o prometido e não concordamos que práticas condenáveis ontem e sempre, sejam ainda utilizadas sob o manto da mentira, deixando os seres de bem decepcionados e os demais sem o mínimo que um bom gestor deve ofertar: segurança, saúde e transporte de boa qualidade.
         Dinheiro tem e muito, mas o líder se faz de doido e o povo já atento pode sentenciar que doido também apanha (nas urnas).
·         É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)