sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CARTAS DE COTOVELO 07
(versão 2015)
Carlos Roberto de Miranda Gomes
          Mais um janeiro triste, tanto quanto o foi aquele de 2012, com o falecimento do amigo Enélio Lima Petrovich. Agora encantou-se a estimada amiga e confreira ANA MARIA CASCUDO BARRETO, deixando de luto toda a sociedade potiguar e, particularmente, os seus companheiros de Academia e Institutos Culturais, dentre os quais o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Instituto Norte-Riograndense de Genealogia, União Brasileira de Escritores do RN, Academia Feminina de Letras, Academia de Letras Feminina de Letras e Artes de Mossoró  e o  Instituto Ludovicus, que tão zelosamente cuidava, dentre outros.
          Anna Maria era uma pessoa plural, exercendo as mais variadas atividades no campo jurídico, cultural e social durante toda a sua existência.
          Dificilmente faltava a uma reunião das entidades das quais participava, sempre mantendo íntegra a memória do seu extraordinário pai LUÍS DA CÂMARA CASCUDO e da sua mãe Dona DHÁLIA FREIRE CASCUDO, de origem macaibense.
          O velho casarão da antiga Av. Junqueira Aires, onde nasceu, que hoje tem o nome do seu pai, será sempre uma referência que lembrará a imortal escritora, jornalista, conferencista, folclorista, pesquisadora e Procuradora de Justiça.
                
 
 

          A pranteada amiga, ao longo de suas brilhantes atividades foi agraciada com incontáveis comendas de instituições de todo o País. Teve participação na fundação da Academia Feminina de Letras, da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte e ocupava a cadeira 13 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em que é Patrono Luís Fernandes e primeiro ocupante o seu pai e depois Oriano de Almeida.
          Certamente deixará uma lacuna no mundo intelectual, mercê do seu dinamismo e da presença permanente nas sessões, saraus e vida social desta terra de Poty.
          DEUS a receba na mansão Celestial, onde encontrará os seus ancestrais e amigos.
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário