sábado, 17 de janeiro de 2015

CARTAS DE COTOVELO 08
(versão 2015)
Carlos Roberto de Miranda Gomes

            Nas necessárias idas à Capital para honrar compromissos e reabastecer mantimentos no veraneio, infelizmente, somos atingidos pelos percalços e mazelas do cotidiano, através da atualização dos noticiários dos jornais.

            No retorno, podemos avaliar com mais calma alguns acontecimentos registrados por esses veículos de comunicação de massa e firmarmos uma idéia do que está se passando no País, no Estado e nas cidades.

            Verificamos que o início de 2015 se nos apresenta sombrio e tumultuado com indicativos de baixo grau de competência, a merecer cuidados, a teor da medição pelas entrevistas e declarações dos novos dirigentes que, à falta de uma política sólida de projetos e programas recuperadores da economia e da administração, encontram o caminho mais curto - a atemorização dos servidores, atitude pouco democrática já bastante conhecida.

            Tais pronunciamentos apressados provocam revolta e movimentos de rebeldia em contrário, contaminando também alguns Prefeitos que, igualmente, não se prepararam para as adversidades através de planejamento adequado. Tudo é feito de supetão, com demissões sumárias, gerando uma crise no poder aquisitivo com reflexos no consumo e, consequentemente na produção, fragilizando uma economia que já está rastejando o PIB em relação aos Países vizinhos e de além mar.

            Por outro ângulo, o Estado brasileiro penaliza a classe trabalhadora com a redução de algumas de suas conquistas históricas, sobretudo nos instantes em que a fatalidade atinge pessoas e as retiram da essência vivencial, deixando restrições na sobrevivência dos familiares.

            Anunciam-se o aumento da tarifa de energia elétrica, anuidades escolares, tudo em descompasso com a inflação e as perdas do poder aquisitivo, provocando incontornável estágio de inadimplência e caos, somando-se à escassez de água que vem afligindo todos os estados brasileiros.

            No Rio Grande do Norte parece que os marginais estão a desafiar o estado de direito, com aumento da violência, motivado pelo sucateamento da máquina de repressão e prevenção, que se ressente do recebimento de ganhos pactuados no governo anterior do que fica impedida de um reordenamento na política de segurança.

            Enfim, atente-se para a desfeita dos malfeitores em violar prédios públicos (Museu Café Filho e Palácio da Cultura), exatamente situados entre os organismos maiores da Administração estatal e do Município, no centro da cidade, os quais perderam objetos do seu patrimônio histórico, consoante reportagens recentemente publicadas.

            A população aguarda ansiosamente por atitudes eficientes, em todas as esferas, capazes de lhe restituir a confiança no futuro.


            Na verdade, 2015 não está tendo um bom começo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário