sábado, 28 de março de 2015

A CULTURA É UMA ATIVIDADE MENDICANTE

A expressão não representa exagero nem pessimismo, mas espelha o sentimento que tenho em relação ao esforço de alguns em prol da cultura, pela falta de apoio financeiro, mas, igualmente, sem a cooperação dos sócios e das autoridades representativas do Poder Público.
Nas solenidades realizadas em comemoração aos 113 anos do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE no final de semana, dia 26 no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales e dia 27 na Assembleia Legislativa do Estado, sentiu-se a falta de alguns agentes do Poder Público, em sua maioria, das Universidades e, pior que tudo, dos sócios e do povo, que perderam a oportunidade de assistir momentos de rara beleza e grandeza republicana, com falas, discursos e palestras que ficarão gravadas na memória dos que compareceram.
Destaco o carinho com que tudo foi programado pelo Presidente Valério Mesquita e sua Diretoria e pela Assembleia Legislativa, sob a iniciativa do Deputado Ricardo Motta e apoio incondicional do Presidente Ezequiel Ferreira.
A saudação do jornalista Vicente Serejo, na festa do IHGRN, do jornalista Ticiano Duarte, na festa da Assembleia; os discursos de Valério Mesquita e Ricardo Motta e, com especial registro, as conferências magistrais do Eminente Parlamentar da República, Doutor ALMINO MONTEIRO ÁLVARES AFFONSO, que encantou a todos, marcaram de forma definitiva a História da Casa da Memória e da Casa do Povo. Nessas oportunidades ele recebeu honrarias: Sócio Honorário do IHGRN; medalha do Mérito Alberto Maranhão pelo Conselho de Cultura, entregue pelo escritor Iaperi Araújo e a Medalha do Mérito Legislativo, entregue pelo Deputado Motta.
Para coroar a efeméride sequer faltou o lançamento do nº 90 da Revista do IHGRN, mercê da pronta colaboração do Diretor do Departamento de Imprensa do Estado, jornalista Paulo Araújo, contando com os trabalhos de revisão e organização dos nossos sócios Manoel Onofre de Souza Júnior e Thiago Gonzaga.
Também elogio o esforço de Scilla Gabel que preparou projeções de vídeo e slides para mostrar a importância do Instituto e o trabalho desenvolvido pela gestão Valério Mesquita. Ao jornalista Públio José, nosso sócio, que representou o Prefeito em ambas as solenidades e do Coronel Ângelo Dantas, também nosso associado, que pôs à disposição a banda de música da gloriosa Polícia Militar do Estado e garantiu a segurança do quarteirão. Merecem registro as presenças honrosas da Senhora Miriam Petrovich, viúva do saudoso Presidente Enélio e do Presidente Honorário Vitalício acadêmico Jurandyr Navarro da Costa e do velho político potiguar e professor emérito Doutor Aldo Tinôco..
Foi tudo realmente um sucesso. Agora resta a conta a pagar, que certamente e mais uma vez sairá dos bolsos da Diretoria, que para tudo isso, não recebe qualquer remuneração.  Espero que os sócios recolham as suas anuidades 2015 para minimizar as dificuldades.
Desculpem o meu desabafo. Vejam alguns flagrantes das festas.







]





Nenhum comentário:

Postar um comentário