sexta-feira, 10 de abril de 2015


COMUNICAÇÃO DA ACLA À POPULAÇÃO CEARÁ-MIRINENSE

Como é do conhecimento de todos, esta Academia Cearamirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto”- ACLA encaminhou o Ofício 001/2015 (no dia 05 de março do corrente ano) às autoridades municipais competentes, quais sejam: Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Cultura, Secretário Municipal de Educação, Presidente da Câmara de Vereadores, Pres...idente da Fundação Nilo Pereira e Representante do Ministério Público em Ceará-Mirim, e outras autoridades no âmbito estadual e federal. Tal procedimento foi adotado pela ACLA na condição de guardiã da cultura do Ceará-Mirim, conforme disposição estatutária e por decisão unânime dos seus membros.
O oficio solicitava providências do poder público, no tocante à recuperação e conservação da Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, ao mesmo tempo em que propunha a realização, de uma audiência pública, no prazo máximo de 30 dias, a contar daquela data (05/03/2015), e uma audiência com o Prefeito Municipal, em caráter emergencial, para tratar do assunto em tela. Tudo isso poderá ser visto no texto integral do ofício, que se encontra na página https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1439831656308566&id=100008452352746&substory_index=0.
Todo o prazo ofertado no Ofício, foi expirado no dia 05/04, sem que nenhum dos órgãos a quem foi dirigido tenha manifestado qualquer tipo de resposta. Mas, oficiosamente a ACLA tomou conhecimento que a representação local do Ministério Público, através do Ofício no 0229/2015/2ªPmJCM perquiriu a Fundação Nilo Pereira (responsável pelo funcionamento da Biblioteca Pública), e obteve a seguinte resposta: “[...] Atualmente a Biblioteca encontra-se fechada, POIS ESTAMOS REPARANDO ALGUNS PROBLEMAS CAUSADOS PELA AÇÃO DO TEMPO, TAIS COMO: RETELHAMENTO E PINTURA. Os servidores da mesma estão cumprindo expediente na Biblioteca do CEUS das Artes no Conjunto Novos Tempos [...]” (destaque acrescido).
Entretanto a correspondência, firmada pelo sr. Waldeck Araújo de Moura, endereçada à representação local do Ministério Público, não assume compromissos e nem atende os anseios da população, porque não fala sobre o acervo, nem sobre a continuidade das obras de reforma, tampouco sobre o retorno das atividades regulares da Biblioteca.
A ACLA procurou uma solução conciliatória para o problema, mesmo assim, não foi atendida e nem obteve, dos vários agentes do poder público municipal, NENHUMA RESPOSTA À SUA REIVINDICAÇÃO, até a presente data. Mas apesar de tudo, continuará a sua luta em defesa da cultura e do patrimônio de Ceará-Mirim e, se necessário for, até mesmo utilizando-se da via judicial.
A ACLA se pauta pela consciência dos seus membros, intelectuais, professores, artistas e escritores, respeitados pela sociedade e por seus pares, e pelos desígnios do seu Estatuto, e merece todo o respeito devotado às instituições culturais.
Isso posto, convoca a população de Ceará-Mirim e demais instituições culturais interessadas e comprometidas com o patrimônio histórico e cultural do município, para caminhar juntos nesta empreitada.
CEARÁ-MIRIM TEM JEITO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário