terça-feira, 26 de maio de 2015

DOCUMENTAÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS


O Jogo da Imitação 

Sinopse e detalhes 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

O filme é baseado em história real e o segredo foi guardado por cerca de 50 anos.

Ao assistir este filme vieram à minha mente fatos passados que resultaram desconhecidos da maioria das pessoas e que agora, com a designação da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram revelados e vão compor um Relatório de mais de 400 páginas para a consulta dos pesquisadores e estudantes.
A documentação localizada sobre a vida escolar de estudantes dos Cursos de Sociologia e Política e da Faculdade de Jornalismo foram entregues ao Arquivo Geral da UFRN, colocado em uma estante deslizante (Nº 51), com cerca de 20 caixas contendo históricos escolares, portarias, ofícios, decisões, processos e outros documentos, que ficarão à disposição dos pesquisadores e estudantes. A documentação específica da Comissão da Verdade ficará em sítio virtual da Biblioteca Zila Mamede e os documentos físicos serão arquivados no Curso de História.
Esperamos que tais documentos fiquem arquivados com todas as cautelas e permaneçam permanentemente à disposição dos interessados e preservados permanentemente para o efetivo conhecimento da história, num espaço e tempo em que a liberdade foi ameaçada.





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