terça-feira, 2 de junho de 2015


Roberto Guedes da Fonseca

segunda-feira, 1 de junho de 2015


Cosern corta luz da Casa do Estudante

Estudantes reivindicam ajuda em frente à
sua casa, que dizem estar aos pedaços, e...
Foi no escuro total que a tradicional Casa do Estudante do Rio Grande do Norte chegou à noite desta segunda-feira, 1°, hoje, porque a Companhia Energética (Cosern) cortou-lhe o fornecimento de energia em função do grande atraso que se impôs nos últimos meses ao pagamento da conta pela instituição.
Ao transmitirem a informação ao Blog de Roberto Guedes, moradores da casa, situada na encosta entre a praça André de Albuquerque e o rio Potengí, culparam o governo do Estado, que é o responsável pelo custeio da instituição. Por que ele não vem pagando as contas, a Cosern, situada ali perto, decidiu pelo corte.
Procurando acender
...estar sendo prejudicada pela secretaria de Julianne (Centro).
No início da noite, alguns ex-moradores da casa, notadamente situados entre políticos na ativa em Natal, entraram em campo com o propósito de reacender as lâmpadas e religar equipamentos da Casa do Estudante.
Um dos mais empenhados parecia ser o deputado estadual Getúlio Rego (Dem), que procurou acionar no governo e fora dele esquemas capazes de restaurar o fornecimento da força à Casa do Estudante.
Segundo alguns estudantes, o empenho do parlamentar transcende a esta questão: há alguns meses, dizem, só conseguem preparar comida na casa porque Getúlio, pessoalmente, vem pagando o gás liquefeito de petróleo que queimam em seus fogões.
Instado pelo blog, Pelo celular, Getúlio confirmou a escuridão, pois havia ido à Casa do Estudante por volta das 18 horas, ao ser informado pelos moradores, mas não mais falou, argumentando, que naquela ocasião estava com outro interlocutor em outra linha procurando justamente, um jeito de devolver a energia ao estabelecimento, pelo qual, como disse, nutre grande carinho.    
Culpa do Estado
Há poucas semanas, líderes da Casa do Estudante denunciaram o governador Robinson Faria porque desde o início de 2015 o Estado não fornece alimentos à instituição. A fome estava forçando alguns dos noventa moradores da casa a voltar para seus lares familiares, no interior do Rio Grande do Norte.
Na visão deles, o problema está na secretaria estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, comandada pela esposa de Robinson, a advogada Julianne Faria. Eles garantem que tentaram resolver a situação com a Secretária, mas esta nunca lhes deu respostas, nem sobre a mitigação da fome nem sobre a recuperação que pedem para o prédio, que a seu ver está caindo aos pedaços. 
Getúlio é quem fornece gás aos fogões da Casa do Estudante.
Cansando-se de levar chá de cadeira, recorreram ao Ministério Público. Após a interveniência do “parquet”, dizem, o governo chegou a fixar um prazo para retomar da entrega dos alimentos. A recomendação, porém, garantem, foi descumprida.
A citação da secretaria, a propósito, mostrou uma situação que sugere que o Ministério Público não está se levando a sério quando se trata de enfrentar o poder executivo.
Em nota motivada pela denúncia quanto à falta do que matar a fome dos estudantes, a Secretaria de Assistência Social explicou que o fornecimento dos alimentos obedecia a um “Termo de Ajustamento de Conduta”, ou TAC, que ela e o “parquet” assinaram em 2009. Como a direção da Casa do Estudante não atendeu a determinadas recomendações, o TAC foi encerrado, segundo o governo. E tudo ficou por isso mesmo, em detrimento do estômago dos educandos. 

Deputado cobra solução para casas dos estudantes

alvaro_hospitais
Álvaro destacou a tradição das casas dos estudantes.

O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) cobrou nesta terça-feira,  2, hoje, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, soluções para a crise financeira enfrentada pelas Casas do Estudante do Rio Grande do Norte. O parlamentar informou que irá protocolar requerimento na Casa legislativa solicitando ao Governo providências para solucionar os problemas.
Como o Blog de Roberto Guedes informou na noite passada, nesta segunda-feira a Companhia Energética (Cosern) cortou o fornecimento de luz à Casa do Estudante do Rio Grande do Norte, o principal desses estabelecimentos, situada nas encostas entre a praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, e o rio Potengí, deixando seus mais de noventa moradores no escuro. Além disso, os estudantes só vinham providenciando o cozimento de seus alimentos porque o deputado estadual Getúlio Rego (Dem), diante da omissão do governo do Estado, passou a patrocinar o fornecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) aos fogões da Casa.
Foi em aparte a um pronunciamento em que Getúlio Rego mostrou a decrepitude a que o executivo potiguar tem condenado o estabelecimento que Álvaro Dias se pronunciou.
“As Casas do Estudante do RN apresentam sérias dificuldades estruturais e financeiras. Os alunos estão sendo penalizados com essa situação. A instituição carece de recursos e reparos imediatos para que possam voltar a prestar os excelentes serviços que sempre prestaram ao Estado”, disse Álvaro.

De acordo com deputado, a instituição acumula uma grande dívida em contas atrasadas de água e luz. O parlamentar lamentou a crise e enalteceu o papel da instituição ao longo dos últimos anos. “É importante ressaltar a importância e a tradição que a Casa do Estudante sempre teve nos movimentos populares e sociais do país e em nosso Estado. Por ela passaram inúmeras personalidades ilustres do Rio Grande do Norte”, declarou.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário