quarta-feira, 29 de julho de 2015


MARINHO CHAGAS DÁ NOME À ARENA DAS DUNAS

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, sancionou nesta segunda-feira uma lei que rebatiza a Arena das Dunas, palco da Copa do Mundo em Natal, para Arena das Dunas “Marinho Chagas”. O estádio foi inaugurado em janeiro de 2014, com uma rodada dupla entre América-RN e Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Potiguar. Em junho, recebeu quatro partidas pela Copa do Mundo: México x Camarões, Gana x Estados Unidos, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.
Em nota, o governador Robinson Faria lembrou que a homenagem “faz justiça ao maior jogador que o Rio Grande do Norte já conheceu. Marinho Chagas defendeu não só os clubes, mas fez questão de representar em alto nível o nome do nosso estado pelo mundo”.
Francisco das Chagas Marinho morreu em João Pessoa, no dia 1º de junho de 2014, aos 62 anos. O ex-jogador começou a carreira no Riachuelo. Depois, foi contratado pelo ABC e conquistou o título estadual em 1970. A partir dali, fez carreira por vários clubes brasileiros, como Náutico, Botafogo e Fluminense. Em 1974, vestiu a camisa da seleção brasileira e foi eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo. Fora do país, jogou na equipe americana do New York Cosmos, ao lado de outros craques como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto.
Após encerrar a carreira, em 1988, enfrentou problemas com o álcool e acabou internado algumas vezes, por complicações médicas. Empolgado com a realização da Copa do Mundo em Natal, buscou reabilitação para acompanhar de perto aos jogos na capital potiguar. Morreu poucos dias antes do início do Mundial no Brasil.
GloboEsporte/RN – http://globoesporte.globo.com/rn/noticia/2015/07/governo-do-rn-rebatiza-palco-da-copa-com-nome-de-marinho-chagas.html

Arena das Dunas, passa a chamar-se Arena Marinho Chagas

  • O governador Robinson Faria sancionou hoje (27) uma lei que denomina a Arena das Dunas “Marinho Chagas”. "A nova denominação da Arena das Dunas faz justiça ao maior jogador que o futebol do Rio Grande do Norte já conheceu. Marinho Chagas defendeu não só os clubes, mas fez questão de representar em alto nível o nome do nosso estado pelo mundo", disse o governador.

    O projeto foi proposto pelo deputado estadual Kelps Lima (SDD). Segundo a justificativa, o deputado disse que “Marinho Chagas foi o atleta potiguar de maior destaque no âmbito mundial no futebol. Deve ser lembrado como um cidadão natalense, do bairro do Alecrim, que conseguiu ser uma referência mundial na profissão que escolheu para trabalhar. Jogou em diversos times de grande expressão no Brasil e no mundo, sempre levando consigo a imagem do jogador potiguar”.

    No entendimento do deputado - que o Governo assumiu - embora seja administrado por uma empresa privada, o Estádio Arena das Dunas é um equipamento público, com prazo de validade dessa administração privada. De acordo com Kelps Lima a situação é semelhante à do aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que é administrado pela iniciativa privada mas recebeu a denominação de Governador Aluízio Alves.

    “É importante que essa homenagem a Marinho Chagas seja concretizada antes do início da Copa 2014 para que durante os jogos que aqui serão realizados ela seja divulgada para todo o mundo”, justificou. O estádio foi inaugurado em janeiro de 2014 e recebeu os jogos México contra Camarões, Gana contra Estados Unidos, Japão contra Grécia e Itália vs Uruguai, todos válidos pela Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

    Dentro de campo, a “Bruxa”, como era conhecido Marinho, foi escolhido como o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, e defendeu entre outros clubes as camisas do Botafogo (RJ), Fluminense (RJ), São Paulo (SP), ABC e América, ambos do RN. Marinho Chagas faleceu em junho do ano passado. (Com informações dao Governo do Estado/Assembleia).

    Fonte/NovoJornal - JUSTINO NETO


Nenhum comentário:

Postar um comentário