quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O REAL SENTIDO DA INDEPENDÊNCIA

... bom dia para refletir: qual é a verdadeira Independência do Brasil

Como de costume, ontem foram realizadas inúmeras solenidades, em todo o Brasil, para culminar com a festa cívica do 7 de Setembro, data maior da nossa Pátria, quando consideramos o marco da independência das amarras com Portugal.

O evento tem significações diferenciadas, a depender da conjuntura pela qual estejamos passando a cada ano.

Nos dias presente, renova-se o ideal de independência, em sua maior extensão Significado: s.f. Ausência de dependência; liberdade. / Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis: Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil. / Lógica Caráter de um sistema axiomático em que cada axioma não é suscetível de ser deduzido dos outros. (É uma noção de metalógica.) 

Sabemos todos da apreensão de todos os cidadãos quanto ao momento de dificuldades econômicas e financeiras que atravessa o Brasil. Deixemos, no momento, a procura dos culpados, e eles existem. Mas procuremos a união para salvar o Estado brasileiro, evitando que a Nação se desintegre.

Chegou o momento de sacrifício de todos os Poderes e categorias, enxugando a máquina administrativa, praticando parcimônia, priorizando despesas e, sobretudo, investindo naquelas atividades que possam fazer crescer a economia, ponto inicial de toda independência.

Confesso a minha preocupação com o futuro, haja vista a alienação de alguns e acomodação de muitos. Até parece que nada está acontecendo.
Nossa dívida externa é preocupante e a dívida interna pode ser considerada como profundamente abalada.
É hora de surgimento dos economistas, que em outras jornadas de dificuldades souberam criar mecanismos de superação.

A manutenção da Lei de Responsabilidade Fiscal é fundamental para minimizar o descalabro da administração pública, atabalhoada, sem definir prioridades, gastando em coisas secundárias como aconteceu no ano que passou ao sediar uma Copa do Mundo e no próximo ano os Jogos Olímpicos.

Continuamos a agir como um mendigo que não dispensa o fraque e a cartola.

Vamos fazer deste 7 de Setembro o início da redenção, em todos os sentidos, inclusive político, traçando, definitivamente, o horizonte de uma ideologia voltada para Democracia e protegida por Deus. Basta de corrupção e aproveitadores da credulidade de um povo bom e feliz, apesar de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário