terça-feira, 8 de dezembro de 2015


Dia da Justiça - 8 de dezembro

Data significativa para os que fazem e os que carecem de Justiça, assim proclamada pela Lei 1.408, de 1951, que criou o feriado em todo o território nacional. A data é comemorada desde 1940, em coincidindo com o Culto à Imaculada Conceição, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros.
Em face disso, fica enaltecido o Poder Judiciário que é um dos três poderes da República, junto ao Executivo e ao Legislativo, tendo como missão julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pelo cumprimento delas, com a finalidade de assegurar justiça a todos e a realização dos direitos e deveres.

Símbolo - Como resultado da influência romana sobre o Direito brasileiro, um dos símbolos mais comuns da Justiça no país é a deusa Iustitia, os olhos vendados indicam que é preferível ouvir a ver e representam imparcialidade em relação às aparências e aos bens materiais.

Os Cursos e Faculdades de Direito têm escolhido a data para realizar as suas colações de grau. Aproveito para homenagear a TURMA DE 1968, a minha turma querida, inesquecível, que atravessou os momentos mais difíceis da história política do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário