quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ORDEM DOS ADVOGADOS DO RN ESTÁ EM NOVA CASA


Nesta segunda-feira 28 de dezembro, quando o dia se entregava aos braços da noite, foi inaugurada uma nova casa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio Grande do Norte.



O evento foi muito concorrido, contando com a presença do Presidente do Conselho Federal, Advogado Marcos Vinícius, do Senador Garibaldi Alves Filho e representantes de todos os segmentos da área jurídica,Poder Judiciário, Ministério Público e principalmente da Classe dos Advogados, inclusive de outros Estados brasileiros..



Gostaria de registrar um fato que muito me marcou, quando já iniciada a solenidade do ex-Presidente Paulo Eduardo Teixeira, eleito para o Conselho Federal e que compunha a Mesa dos Trabalhos, solicitou ao Cerimonial que me convidasse para a Mesa em seu lugar, oportunidade em que recebi uma calorosa recepção do auditório e das autoridades. O gesto foi a um só tempo de humildade daquele valoroso colega e de grandeza em ceder a honra de ser membro da Mesa para este velho Membro Honorário Vitalício. 



O comando seguro do Presidente Sérgio da Costa Freire garantiu o brilho da solenidade


Presente, também, o Presidente eleito Paulo Coutinho, atual Presidente da CAARN



Creio que a festa da nossa Seccional não poderia ser mais bela ao mesmo tempo em que parcimoniosa. Durante o desenrolar da sessão pude recordar as velhas sedes que abrigaram a nossa OAB/RN, na seguinte ordem: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 


Em determinado momento de crise política (1935 a 1937) funcionou na Associação Comercial, ainda existente, também no bairro da Ribeira - Av. Duque de Caxias, vizinho ao Grande Hotel..

No início dos anos 40 funcionou no majestoso Teatro Carlos Gomes, no tradicional bairro da Ribeira, hoje Alberto Maranhão



Em 1945. na gestão do Presidente Silvino Bezerra Neto foi feito o pleito ao Interventor Miguel Seabra Fagundes para a cessão de um prédio para servir de sede da OAB/RN, tendo sido atendido no mês de dezembro daquele ano, na Rua da Conceição nº577, no Corredor Histórico de Natal



Considerando o interesse da Assembleia Legislativa do Estado em construir a sua sede própria, foi realizada uma permuta em 1974, gestão do Presidente Eider Furtado de Mendonça e Menezes, com o prédio do Tribunal de Justiça, construção concebida pelo arquiteto Herculano Ramos em 1906 para abrigar o Congresso Legislativo Estadual. A mudança somente ocorreu em 1978, na gestão de Valdir Freire. Eu assisti toda a transação, na condição de Conselheiro.

Agora o colosso da nova sede, inaugurada em 28 de dezembro de 2015, num esforço que teve início na gestão de Paulo Eduardo Teixeira, com a doação do terreno pela Governadora Vilma de Faria, gesto que mereceu justa homenagem na sessão solene, através de sua filha Deputada Márcia Maia.

Momento do descerramento da Placa alusiva à inauguração, com a presenta de ex-Presidentes, entre os quais o administrador deste Blog.







Nenhum comentário:

Postar um comentário