sexta-feira, 13 de novembro de 2015

14-nov.2015



SERESTA DE ELITE
Sábado, 14 de novembro às 21:00
AABB Natal. em Natal (Rio Grande do Norte)
SERESTA DE ELITE - A última de 2015 em clima de confraternização! Com ARTENISA e a BANDA MISTURA FINA MESA R$ 100,00 RESERVAS: 9.8715-3172 / 9.9134-1852 waths

EDITORA AZIMUTH -dia 14

Imagem inline 1

ANIVERSÁRIO






Celebrando os 79 anos da Academia Norte -Rio-Grandense de Letras e início das festividades dos 80 anos, com hasteamento da Bandeira, execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar/RN, que igualmente executou os Hinos da Infantaria, Royal Cinema (Tonheca Dantas) e Praieira (Serenata do Pescador), de 
Othoniel  Menezes em parceria com Eduardo Medeiros.
Fizeram-se presentes: o Presidente Diogenes da Cunha Lima, Acadêmicos Leline Pinto, João Batista Machado, Carlos Gomes, Iaperi Araújo, Paulo Macedo, Manoel Onofre Júnior, Paulo Frassinete  Bezerra (Paulo Balá), Leide Câmara, Sônia Faustino, Diva Cunha, e Eulália Barros e dos intelectuais, Thiago Gonzaga e Lívio Oliveira e da Senhora Evane Longo.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015



QUEM SOMOS ?
A ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS - ANRL é uma associação civil, sem fins econômicos, com foro e sede na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, à Rua Mipibu nº 443 – CEP 59020-250, bairro de Petrópolis, fundada em 14 de novembro de 1936, em dependência do edifício do Instituto de Música do Rio Grande do Norte, à Rua Vigário Bartolomeu, 630, nesta Capital, ato publicado no jornal A Ordem em 20 de novembro de 1936, com personalidade jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.343.279/0001-18, tendo como lema a expressão latina AD LUCEM VERSUS (em direção à luz), a denominação “Casa de Manoel Rodrigues”, tendo vestes, insígnias, brasão e bandeira adotados por Resoluções específicas.

Para fins históricos, consideram-se sócios fundadores da ANRL os seguintes Acadêmicos: Henrique Castriciano, Sebastião Fernandes, Antônio Soares, Juvenal Lamartine, Câmara Cascudo, Ivo Filho, Edgar Barbosa, Floriano Cavalcanti, Otto Guerra, Matias Maciel, Waldemar de Almeida, Clementino Câmara, Bezerra Júnior, Aderbal França, Palmira Wanderley e Antônio Gomes da Rocha Fagundes, sob o comando do escritor Luís da Câmara Cascudo, cumprindo compromisso assumido com o Presidente da Academia Carioca de Letras.

A associação tem duração por tempo indeterminado, com vida jurídica a partir do registro originário de seu Estatuto Social no 1º Ofício do Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Natal sob o nº de ordem 47, em 17 de maio de 1937 – Livro 3 ANT, e alterações posteriores no novo Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, hoje 2º Ofício de Notas da Comarca de Natal/RN.

Portanto, neste dia 14 de novembro de 2015 estará completando 79 anos e desde logo começando a preparar as festividades dos 80 anos da Casa das Letras do Rio Grande do Norte.

Em razão dessa efeméride já foi editado um site http://www.anrl.com.br/ onde o leitor poderá tomar conhecimento da história e atividades da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e pelas 9h. do dia 12 será feita uma solenidade, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Norte e da Academia.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

OS NOVOS DIRIGENTES DO IHGRN




Durante o período das 9h às 16h de ontem, ininterruptamente, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE, em sua velha sede da Rua da
Conceição, 622, Cidade Alta recebeu os seus associados para a escolha dos novos dirigentes para o triênio 2016-2019 em eleição direta e secreta, em mais um momento histórico para a Casa da Memória, em ambiente de total cordialidade.
Com resultado da vitória da "Chapa Consolidação" liderada pelo sócio ORMUZ BARBALHO SIMONETTI, que se comprometeu a dar continuidade à excelente gestão do escritor VALÉRIO ALFREDO MESQUITA, que declinou em se candidatar à reeleição, temos a certeza de que os objetivos do atual Presidente serão alcançados.

O Presidente VALÉRIO depositando o seu voto
Flagrante da votação
Presença do Presidente Vitalício Jurandyr Navarro, Presidente
da Comissão Eleitoral juntamente com Carlos Gomes e Jansen Leiros
O novo Presidente Ormuz, no momento da votação


DIRETORIA
1.Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
2.Vice-Presidente: ROBERTO LIMA DE SOUZA
3.Secretário-Geral: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS
4.Secretário-Adjunto: FRANCISCO JADIR FARIAS PEREIRA
5.Diretor Financeiro: AUGUSTO COÊLHO LEAL
6.Diretor Financeiro Adjunto: JOSÉ EDUARDO VILAR CUNHA
7.Orador: ARMANDO ROBERTO HOLANDA LEITE
8.Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: CLAUDIONOR BARROSO
BARBALHO
CONSELHO FISCAL
1.EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular
2.TOMISLAV RODRIGUES FEMENICK, Membro titular
3.EDGAR RAMALHO DANTAS, Membro titular
4.EDUARDO ANTÔNIO GOSSON, Membro suplente.
Venha votar presencialmente ou envie a sua manifestação por
correspondência em envelope lacrado para o endereço acima descrito e
valorize o seu Instituto.

A POSSE OCORRERÁ NO DIA 29 DE MARÇO DE 2016, NO MOMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 114 ANOS DA CASA DA MEMÓRIA.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ELEIÇÕES HOJE NO IHGRN

COMPAREÇAM HOJE, DAS 8 ÀS 16 HORAS NO PRÉDIO DA RUA DA CONCEIÇÃO 622






IHGRN




U B E - RN

segunda-feira, 9 de novembro de 2015


REVISTA DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS
Já circulando o número 44 da a Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, do bimestre Julho-Setembro de 2015.
Nela, o escritor, pesquisador e especialista em literatura e cultura potiguar, THIAGO GONZAGA, às fls. 38 apresenta as "QUATORZE LIVROS ESSENCIAIS DO CONTO POTIGUAR NO SÉCULO XX", entre os quais localizamos livros de de 2 Patronos desta Academia:
"LUGAR DE ESTÓRIAS" de Bartolomeu Correia de Melo e
"O HOMEM QUE ASSASSINAVA ÁRVORES", de Pedro Simões Neto
Associando esse fato ao de que o patronato da Biblioteca do IFRN-Campus Ceará-Mirim é de Maria Dolores Bezerra Cavalcanti, A Acla Pedro Simões Neto se rejubila, por estar vendo um reconhecimento público do valor dos seus patronos.
Parabéns, ACLA, vamos comemorar os poucos 5 anos de existência com muito para mostrar.
Amanhã iniciaremos a publicar a programação cultural da festa do 5o aniversário da Academia Ceará-Mirinense de Letras e Artes "Pedro Simões Neto", que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 próximos.


domingo, 8 de novembro de 2015

 SAUDAÇÕES AO PRESIDENTE SÉRGIO EDUARDO DA COSTA FREIRE

Estamos em momento eleitoral na ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE.

É natural a corrida de advogados pela busca de um lugar nas duas chapas em disputa, nº 10, liderada por PAULO COUTINHO e a chapa nº 20 comandada por MAGNA LETÍCIA. Em verdade, duas pessoas dignas.

Todavia, o que me deixa triste nesta fase da história da nossa Corporação é a proliferação de traições e comentários desairosos contra a atual administração, sem qualquer cerimônia nem critérios, pretendendo, com isso, contabilizar votos para a chapa de oposição.

O artigo publicado hoje na TN, da autoria de um ex-presidente, em meu sentir, é tendencioso e injusto, pois o Presidente Sérgio Freire, sem qualquer dúvida, faz uma administração exemplar, seja na presença permanente, nas discussões da vida política e administrativa dos Poderes do Estado e apoio em questões nacionais, como na defesa das prerrogativas do advogado, batendo recorde em desagravos públicos, com uma presença marcante em todos os rincões do Estado do Rio Grande do Norte, criando novas Subsecionais,  dotando salas para os advogados, tornando realidade a sonhada nova sede da OAB-RN, do que fez pouca propaganda e evitou inauguração para não ter influência no resultado eleitoral, (bem diferente da administração do articulista, onde se fez propaganda enganosa de obras nunca construídas). A atual gestão realizou muitos cursos com o apoio da ESA e CAARN. Enfim, vem tendo um comportamento igualitário para os grupos em disputa.

Seria oportuno que os eleitores dessem uma lida no meu livro "Traços e Perfis da OAB-RN", ainda existente no "Sebo Vermelho-Edições", onde conto a nascente da Corporação dos Advogados no RN, e toda a trajetória dos diversos presidentes, inclusive das campanhas desenvolvidas no correr do tempo, apontando deslealdade e episódios nada agradáveis. Ali é possível encontrar a verdade real.

Que os contendores façam as promoções que quiserem, apresentem as plataformas que pensarem, mas não cometam a injustiça em querer criticar uma das melhores gestões da nossa Seccional, em todos os sentidos, dando conhecimento através de divulgação em todos os meios possíveis.

Meu querido Sérgio, este meu depoimento tem fundamento no fato de que, mesmo sendo desobrigado de frequência nas sessões do Conselho, tenho sido sempre presente às promoções e decisões do Colegiado, como é fácil verificar da lista de frequência. Não falo por ouvir dizer, mas pela constatação presencial.