segunda-feira, 25 de janeiro de 2016


   
Fred Rossiter Pinheiro

Reproduzo texto do meu colega engenheiro e curtidor de Rock Leonardo Leonardo Medeiros Cavalcanti.

CARTA PARA MOUSINHO

Proibido para Maiores

Portugal mandou 3 jesuítas na época do descobrimento do Brasil. A missão era catequizar os índios. Vieram José de Anchieta, Manoel da Nóbrega e Aspilcueta Navarro. 
O segundo ano científico do Atheneu era no 1º andar onde ficaram boas recordações. Minha turma foi a melhor que eu tive no Atheneu. 
Azul eram as lentes dos óculos de Jô e era cromada a armação. Jô Soares foi o apelido que eu pus em Luiz Carlos Trindade e feito um bom filho de macaibense, pus apelido nos outros colegas. Alguns vingaram, outros foram esquecidos, é o caso de Aspilcueta Damasceno, que vingou em Jurandir e Aspilcueta Eustáquio que não vingou em Marcelo e há o caso de Topo Gigio que alguém pôs em Dedé. 
Mais tarde, Jurandir ficou conhecido por Aspil, para os íntimos. 
Descobri que o nome de John Lennon era John Winston e Paul McCartney era James Paul, automaticamente batizei Marconi Ginnani que era louro, de Winston e eu mesmo que era moreno, de James. 
Era o ano de 1970 dC, um ano visto com lente azulada. As músicas que marcaram o Atheneu também escreveram a trilha sonora da minha vida. 
Uma manhã no 1º semestre, ao chegar na sala, a aula já havia começado, quando Álvaro Borges me entregou um bilhete e disse: 
- Léo, já ouviu essa canção? 
Quando li o título era Everybody's Talkin'. Quando ouvi nunca mais esqueci! 
No fim do ano Marconi chega lá em casa pra estudar com um compacto de The Marmalades com o sucesso Reflections Of My Life, que quando ouço parece a primeira vez. 
Marcante mesmo foi Je T'aime ... moi non plus, canção francesa proibida no Brasil. Não sei como conseguiu, mas Jô tinha a gravação numa fita cassete e eu e Marconi combinamos de estudar na casa de Jô pra ouvir a música. 
Nessa época eu já dirigia o Jeep Willys 62 de papai, ou tarde da noite ou de madrugada, por que estava prestes a tirar a carteira de motorista e era a única maneira de não ser visto pelo Jeep do Detran. 
Na noite marcada fomos para o 1º andar e Jô ligou o gravador Philips com volume quase zero, obrigando a gente a deitar no chão pra ouvir, quem não podia ouvir era a mãe de Jô. A canção era erótica e tinha uns sussurros femininos, verdadeiro escândalo! Por isso foi proibida sua execução pública. 
A proibição gera tentação e é difícil para os humanos resitirem, podendo até cometerem pecado. Quando Deus disse a Adão & Eva que eles poderiam comer todas as frutas do paraíso menos a maçã, foi pra dizer que nem tudo era permitido. Nós sabemos que maçã não faz mal a ninguém! 
Nossa gloria foi chegar no outro dia no Atheneu e esnobar, contando que a gente, tinha escutado Je T'aime ... , A canção censurada no Brasil. O que poderia fascinar mais a 3 menores do que desvendar o proibido até para maiores? 

Isso é Macumbuela!

Natal 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário